Desde a antiguidade, fechaduras são consideradas sinônimos de segurança e, com o passar do tempo, elas foram modernizadas e ganharam aplicações em diversos objetos além de portas, como em cofres, baús e até os automóveis. Para abri-las, é necessária uma chave que, como a maioria dos objetos do nosso dia a dia, pode acabar perdida. Ou seja, é muito importante realizar cópias de chaves que, assim como as fechaduras, evoluíram e ficaram mais seguras e complexas de serem copiadas.
Nesse cenário, o chaveiro se mostra uma peça fundamental para recuperar o acesso a seu veículo ou casa, devendo passar muita confiança ao cliente, afinal, ele está te entregando a maior proteção que seu carro ou casa possui.
O que mudou nas chaves
Antes, as chaves eram apenas um pedaço de metal preso em um pedaço de plástico, mas elas evoluíram e agora têm técnicas de verificação por meio de transponders que rastreiam o código da chave e o comparam com o código registrado na central no veículo, evitando cópias não autorizadas. Ao realizar a cópia desse tipo de chave, é necessário que o cliente disponibilize esse código para a configuração da nova cópia.
Depois, vieram as chaves com o famoso sensor de presença que, ao proprietário se aproximar do veículo, destrava a porta de maneira automática, liga os faróis e, em alguns modelos, é possível até mesmo ligar o carro com estando a até 80 cm de distância. Esse tipo de chave tem uma alta tecnologia incorporada e, por muitas vezes, somente é possível adquirir uma cópia em uma concessionária autorizado, com preços elevados e um tempo médio de dez dias para a entrega.
A cópia de chaves com segurança
Ao realizar a cópia de uma chave comum, apesar de ser uma tarefa simples, é necessário que o chaveiro preste muita atenção aos detalhes, a fim de evitar problemas para o seu cliente. Quando se trabalha com cópia de chaves mais modernas, como as chaves de automóveis, que têm codificações, sensores de presença e comandos embutidos, é necessário que o chaveiro tenha um curso de capacitação para que consiga realizar o serviço.
Caso o profissional faça uma cópia com defeito, poderá comprometer, além da satisfação de seu cliente, sua segurança, pois estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram que essas chaves modernas podem ser rackeadas.
Uma nova oportunidade de negócios
[the_ad id=”17074″]
Atualmente, a cópia de chaves de alta tecnologia tem se mostrado um campo de alta rentabilidade, pois não se faz cópia de uma chave com transponder por menos de duzentos reais — valor esse que, se comparado ao valor de cópia de uma chave comum, é bem mais alto.
Mas como afirmamos anteriormente, é necessário que o chaveiro faça cursos de capacitação para conseguir realizar esse tipo de serviço com qualidade e segurança, além de aprender noções de informática e eletrônica, que são a base de funcionamento dessas chaves.
Gostou da nossa dica sobre cópia de chaves e quer saber mais? Navegue pelo nosso blog e encontre informações úteis e interessantes como o overdelivering para chaveiros, que consiste em entregar mais do que o cliente solicito, encantando-os e fidelizando-os.