Os caminhões têm ganhado novas tecnologias para facilitar o dia a dia de quem depende dele. Um exemplo disso é o bloqueio de eixo de caminhão usado para melhorar sua estabilidade e desempenho. No entanto, muitos motoristas e mecânicos não sabem exatamente como ele funciona ou como deve ser utilizado. Naturalmente, isso leva a vários defeitos prematuros em seu funcionamento.
O bloqueio de eixo de caminhões precisa ser conhecido e entendido a fundo para não pegar ninguém de surpresa na oficina. Por isso trouxemos aqui mais algumas informações explicando o que ele é, como funciona e quais cuidados devem ser tomados para aumentar sua durabilidade. Aprenda mais sobre o assunto!
O que o bloqueio de eixo de caminhões faz?
Esse tipo de tecnologia, também conhecida como bloqueio do eixo diferencial, está presente em alguns modelos de caminhões pesados ou extrapesados, como o Axor, da Mercedes Benz.
De forma simples, o sistema ajuda o caminhão em situações de baixa aderência em um dos conjuntos de rodas ou um dos eixos, dependendo do sistema de bloqueio de eixos. Caminhões que precisam trafegar em estradas de terra ou situações de pista escorregadia utilizam muito esses sistemas para assegurar mais estabilidade e evitar acidentes.
Geralmente o motorista pode ativar o sistema por meio de um botão no painel, já que a maioria dos caminhões conta com um sistema eletrônico para isso. Alguns modelos mais antigos utilizavam alavancas e até o bloqueio externo, feito na própria roda do veículo — é pouco provável que você encontre algum desses hoje em dia.
Como funciona o bloqueio do diferencial?
Existem dois métodos principais de bloqueio do eixo de caminhões que estão presentes na maioria dos modelos atuais: o bloqueio transversal e o bloqueio longitudinal. Saiba mais sobre cada um deles.
Bloqueio transversal
Esse bloqueio de eixo de caminhões atua na caixa satélite do eixo traseiro. Quando um dos conjuntos de rodas desse eixo (direito ou esquerdo) começa a patinar, o diferencial faz o bloqueio transversal, ou seja, ele trava o eixo na mesma posição para que as rodas girem no mesmo ritmo, evitando a perda do torque quando a roda gira em falso.
Esse sistema é o mais comum e está presente em quase todos os caminhões, mesmo os que contam com apenas um eixo traseiro. Considerando o peso e o tamanho desses veículos, é fácil entender por que eles precisam de algo assim para manter tudo alinhado.
Bloqueio longitudinal
Já o sistema de bloqueio longitudinal do eixo de caminhões funciona de uma maneira um pouco diferente, por isso não está presente em todos os veículos. Esse sistema pode ser encontrado em caminhões 6×4, pois a dinâmica de funcionamento do sistema requer mais de um eixo traseiro.
Nesse caso, o bloqueio atua no inter diferencial autoblocante (também conhecido como caixa estabilizadora) e possibilita que conjuntos de rodas (direito e esquerdo) sejam bloqueados de maneira independente, evitando que duas ou mais rodas de eixos distintos patinem e façam o veículo perder tração.
Quais são os cuidados com o bloqueio de eixo de caminhões usados na oficina?
O sistema de bloqueio do diferencial só deve ser usado em situações adversas, onde há baixa aderência. Quando estão com o bloqueio acionado, alguns modelos precisam trafegar em baixíssimas velocidades (6 km/h), mas também há modelos que permitem trafegar a 25 km/h e até 40 km/h.
Ainda assim, é preciso ter em mente os seguintes pontos ao utilizar o bloqueio.
Não faça curvas com o sistema travado
Como já mencionamos, esse sistema serve para travar as rodas em uma posição, evitando que o caminhão comece a pender para os lados em áreas com pouca aderência. Se você tentar fazer uma curva enquanto esse sistema está ativo, é provável que acabe causando algum dano ao diferencial.
Não dirija com o sistema em pisos com boa aderência
Como também dissemos, esse equipamento foi feito para dar mais suporte ao caminhão quando não há uma superfície adequada para aderência. Sendo assim, não há razão para usá-lo em áreas bem asfaltadas. Pelo contrário: isso pode prejudicar o bloqueio de eixo.
Quando você utiliza esse sistema sem necessidade, não só está aumentando o desgaste das peças como pode estar forçando outros componentes. Em outras palavras, isso tende a causar mais danos ao resto do caminhão.
Não acione o sistema em descidas íngremes
Pode ser tentador utilizar o sistema de travamento para facilitar a locomoção ao descer uma ladeira mais íngreme, mas isso é uma péssima forma de ganhar estabilidade e ainda pode causar sérios defeitos no seu sistema de alinhamento.
A consequência mais comum é o desbalanceamento entre a carreta e o cavalo, o que leva à formação de um “L” entre as peças. Isso pode tornar a direção ainda mais difícil.
Acione apenas com o veículo parado
O acionamento do bloqueio de eixo de caminhões não é que nem o freio padrão do veículo. Ele deve ser ativado espaçadamente, apenas quando o veículo estiver parado. Fazer isso no meio do movimento causa problemas no encaixe do sistema, o que pode levar a acidentes ou, no mínimo, a algum defeito no veículo.
Cuidado especial com eixo de caminhões usado
Peças usadas não são a primeira opção de nenhum motorista, mas podem ser utilizadas em emergências e quando não há recursos suficientes. Dito isso, elas exigem muito mais cuidado do que o normal para serem bem utilizadas.
Como essas peças já sofreram algum desgaste anteriormente, elas precisam ser tratadas com mais atenção se o motorista quiser que elas ainda durem o suficiente para compensar o preço.
Como escolher o melhor bloqueio de eixo de caminhões?
Entendendo melhor como esse sistema funciona e qual é o seu propósito, o próximo passo é saber como fazer a melhor escolha na hora de adquirir um — para substituição ou para instalação nova. Veja aqui 4 dicas que vão ajudar você a fazer a melhor escolha.
Confira o modelo do sistema e do caminhão
Quando você busca uma peça para um veículo, independentemente de qual seja, o primeiro passo é conferir o tipo de peça, o modelo e a marca que devem ser usados. Nem todas elas são compatíveis entre si ou com todos os tipos de caminhões, pois cada fabricante tem suas variações.
Isso é extremamente importante para quem dirige o caminhão, pois informa os mecânicos sobre qual tipo de equipamento deve ser solicitado em um processo de manutenção ou para fazer a implementação do sistema em um veículo antigo.
Em alguns casos, também vale a pena verificar se o caminhão em si dá suporte a esse tipo de sistema. Caso ele seja muito antigo, pode não haver um sistema compatível.
Compare os fornecedores
O próximo passo é pesquisar os potenciais fornecedores de sistemas de bloqueio para eixo de caminhão. Isso é especialmente útil para oficinas mecânicas que lidam muito com esse tipo de serviço e precisam ter alguns desses itens à disposição com mais frequência.
No entanto, você não pode simplesmente escolher o primeiro que encontrar e achar que vai ficar tudo bem. É necessário encontrar aquele com o produto de melhor qualidade, um bom sistema de entrega e, é claro, que apresente um bom preço em relação à sua qualidade.
Se você tirar o tempo necessário para encontrar o melhor fornecedor, a rentabilidade da sua oficina e a satisfação dos seus clientes devem aumentar bastante ao longo do tempo.
Avalie a dificuldade de manutenção
Um fator extra na escolha de um eixo de caminhão — mas que nunca deve ser deixado de lado — é a dificuldade e o custo envolvidos na manutenção desse sistema. Se você tiver que gastar mais para fazer trocas e/ou manutenções no seu sistema de bloqueio, nem adianta fazer o investimento.
No geral, você consegue achar esses dados ao entrar em contato com a fabricante ou fazendo sua própria pesquisa. É importante ter essas informações a mão sempre, especialmente quando o cliente perguntar sobre a qualidade que ele pode esperar e sobre gastos no longo prazo.
Busque a melhor relação custo-benefício
Por fim, mas não menos importante, o tópico central para a compra de qualquer produto em sua oficina é a relação custo-benefício. Quando você estiver fazendo sua escolha, não basta pensar no custo direto do produto, mas na proporção entre o que você paga e o que recebe em troca.
Há uma série de fatores envolvidos, desde a durabilidade da peça até o custo de transporte, a manutenção e a qualidade do próprio fornecedor. Quando você tiver todos esses fatores em mente, vai saber qual é o que proporciona mais benefícios para você e para o seu cliente em relação ao preço.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema de bloqueio de eixo de caminhão usado em muitos contextos, pode tomar mais cuidado ao acioná-lo, orientar melhor sua equipe e prestar um melhor serviço de manutenção. Enquanto você continuar se atualizando, poderá sempre atender melhor às demandas dos seus clientes.
Se você quiser aprender ainda mais sobre esse sistema, como ele funciona e como incluir serviços de manutenção especialmente para ele, entre em contato com a Chiptronic e veja como se especializar ainda mais no seu trabalho!