Antes de dar início a qualquer tipo de negócio, é fundamental fazer um levantamento sobre os custos básicos envolvidos. Desde as exigências legais até o investimento em ferramentas e equipamentos, o empreendedor precisa estar preparado para lidar com essas despesas.
Ainda que o negócio de chaveiro não exija grandiosos investimentos, observar essa necessidade é de vital importância para se desenvolver um planejamento financeiro eficiente e aumentar as chances de sucesso.
Continue lendo este post e entenda quais são os custos básicos para se abrir um negócio de chaveiro.
[the_ad id=”16847″]
Especialização profissional
Para começar um novo negócio com o pé direito, é essencial se capacitar para prestar um bom serviço. Portanto, se você não tiver pleno domínio sobre o ofício de chaveiro, o primeiro passo é buscar um curso de especialização.
Existem no mercado diversas opções de curso presenciais e a distância, contudo, o ideal é procurar por instituições renomadas e de qualidade comprovada. Geralmente, os valores podem ser parcelados, o que facilita esse investimento tão importante para quem quer trabalhar como chaveiro.
Instalações físicas
Uma das grandes características do negócio de chaveiro é sua versatilidade, uma vez que sua estrutura pode ser instalada em pequenos espaços. Contudo, é preciso considerar os custos relacionados ao local de trabalho escolhido, seja ele um cômodo da sua casa, uma sala comercial, um quiosque ou uma banca.
Além dos gastos com aluguel e impostos, pode ser necessário algumas adaptações para adequar o espaço, que deve dispor de um balcão de atendimento, bancada de trabalho, armário para guardar equipamentos, banheiro e instalações elétrica e telefônica.
Lembre-se de considerar também os custos com as contas de luz, de telefone e de internet no seu negócio.
Alvará de funcionamento e exigências legais
Nenhum negócio pode funcionar sem contar com o alvará de funcionamento. Esse documento é emitido pelas prefeituras municipais e atesta que a empresa atende a todos os requisitos para operar regularmente. Portanto, verifique junto à administração da sua cidade as taxas relativas à emissão do alvará de funcionamento para o negócio de chaveiro.
Além do alvará, alguns estados exigem o cadastramento do profissional em seus órgãos de regulamentação, o que pode representar mais alguns custos na hora de abrir o negócio.
Equipamentos de trabalho
Os principais equipamentos que um chaveiro precisa são um esmeril, uma morsa, um mini torno, uma copiadora de chaves e um jogo de chaves virgens. Também é preciso ter um bom jogo de ferramentas, com chaves de fenda, alicates de pressão, de corte e de bico, chaves Allen, martelo de bola e lima para chaveiro.
[the_ad id=”17074″]
Não se esqueça de investir em um mobiliário básico de escritório, como escrivaninha, cadeira, prateleiras, telefone etc. Colocar todos esses custos na ponta do lápis é fundamental para o planejamento de quem pretende trabalhar como chaveiro.
Contratação de funcionários
Quando o negócio prospera, é natural que se pense em contratar funcionários para aumentar a produção e os ganhos da empresa. Contudo, esse passo precisa ser muito bem calculado para que ele não se torne mais uma despesa do que um investimento.
Considere o que será desembolsado para a contratação, entre salário e encargos legais, e analise as expectativas de retorno para decidir se é a hora certa de contar com mais um funcionário no negócio de chaveiro.
Apesar de demandar investimentos simples, o planejamento dos custos básicos precisa ser muito bem executado para que o negócio de chaveiro se desenvolva de maneira saudável financeiramente.
Está pensando em abrir o seu próprio negócio de chaveiro? Então leia o nosso post e veja se você já tem as características que são necessárias!
Gostaria de sabe quanto custa o curso de Chaveiro
Olá Valdinei! Abaixo deixarei um link para você se cadastrar e saber mais sobre nossos cursos.
Invista no seu trabalho com a Chiptronic. Abraços!
https://mkt.chiptronic.com.br/cursos-chiptronic
Olá, gostaria de receber mais detalhes sobre o curso de chaveiro.
Olá Claudinei, tudo bem? Iremos te enviar mais informações, através de seu e-mail.
Boa noite! Gostaria de saber sobre cursos para chaveiro.
Olá Vanderlei, tudo bem? Entraremos em contato com você, em seu e-mail. Para esclarecer todas as suas dúvidas, grande abraço!