Assim como ocorre em um veículo a diesel, existirão problemas no caminhão elétrico, e quem estiver preparado para identificá-los e resolvê-los sairá na frente da concorrência. Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, isso está bem próximo de acontecer, até mesmo em território brasileiro.
Ao longo deste texto, mostraremos algumas das principais características desses veículos, 6 problemas no caminhão elétrico que podem vir a acontecer, como está o mercado e muito mais!
Como funciona e quais são as características do caminhão elétrico?
Provavelmente, este é o período em que caminhões e veículos de passeio estão mais semelhantes no que diz respeito a mecânica e manutenção. Muitas das tecnologias usadas nos carros elétricos estão presentes nos cavalos mecânicos e, em alguns casos, são idênticas, ou seja, sem nenhum tipo de modificação.
É o caso dos freios, que, por não serem tão usados nos caminhões elétricos, são bem menores, iguais aos dos carros de passeio, principalmente nos veículos de uso urbano (VUC). No que diz respeito ao funcionamento, o princípio se mantém: substituir um motor a combustão por um elétrico e usar baterias como fonte de energia.
Isso agrega características muito bem-vindas a esses veículos, principalmente quando falamos em transporte de cargas: alto torque em velocidades maiores, redução nos custos com combustível e manutenção mais barata, devido ao menor número de quebras e desgaste de peças. Contudo, isso não quer dizer que não ocorrerão algumas falhas.
Quais são as 6 principais falhas que podem ocorrer?
Muitos dos problemas no caminhão elétrico serão relativamente fáceis de ser diagnosticados, pois os próprios sistemas embarcados do veículo já trarão uma ideia de onde está a falha. Contudo, a resolução deles terá de ser feita por um especialista, dada a complexidade de alguns dos sistemas.
Por isso, é fundamental que o reparador automotivo se especialize o quanto antes para atender a essa demanda. Um exemplo bem simples é em relação à manutenção do motor elétrico do caminhão, que se assemelha bastante à dos veículos de passeio, mas requer o uso de ferramentas e conhecimentos mais específicos.
1. Motor
Aliás, o motor é um dos componentes que podem causar problemas no caminhão elétrico. É fato que esse tipo de falha pode ser bastante raro, dada a robustez e confiabilidade desses veículos. Porém, como tudo na vida, existe o desgaste, e, em determinado momento, algumas peças terão de ser trocadas.
Esses motores são semelhantes às versões elétricas que conhecemos e trazem componentes como escovas, estator e sistemas de ventilação. Ao se desgastarem, os primeiros sinais serão perda de potência e barulhos incomuns. Nesse momento, observar o painel de instrumentos pode ser uma boa ideia.
2. Sistema eletroeletrônico
Nos veículos convencionais, muitas das funções são controladas e integradas por um sistema eletroeletrônico. Nos caminhões elétricos, ocorre o mesmo, porém, em uma escala muito maior. Carga da bateria, desempenho do motor e até mesmo as condições do motorista são monitoradas. O computador de bordo deixa de ser um item opcional e passa a ser fundamental.
Mas esse sistema não é à prova de falhas — um sensor com defeito, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento do caminhão. Até mesmo um fio com mau contato pode levar a um alarme falso de que uma bateria está com problema, por exemplo. Antes de qualquer ação, é fundamental utilizar uma ferramenta de diagnóstico para determinar se o indicado é real.
3. Aceleração
Um dos maiores exemplos de como um sensor com defeito pode “enganar” o sistema eletroeletrônico do caminhão e gerar problemas é o acelerador. Em veículos mais antigos, tudo era feito por meio de cabos, que, conectados ao carburador ou à injeção, controlavam a rotação do motor.
Nos caminhões elétricos, sensores monitoram o posicionamento dos pedais — freio e acelerador — e enviam comandos a uma central responsável por frear, aumentar as rotações do motor ou diminuir. Nesse caso, uma leitura incorreta ocasionará o mau funcionamento do sistema, como pouca aceleração, oscilações e retardos.
4. Reaproveitamento de energia
Essa é uma das novas tecnologias que saíram das pistas de corrida, já se encontrando em praticamente todos os carros elétricos atuais, inclusive nos caminhões. Trata-se do sistema de reaproveitamento de energia, que visa a aumentar a autonomia desses veículos, um de seus maiores problemas.
Basicamente, esse sistema reaproveita a energia gerada nas frenagens para recarregar as baterias. Com o passar do tempo, o desgaste de alguns componentes reduz a sua eficiência e, por consequência, a autonomia do caminhão. Quando isso ocorre, o reparo é necessário, afinal, uma das principais características desses veículos é trafegar a um custo mais baixo.
5. Baterias
Mas o sistema de reaproveitamento de energia pode não ser o único responsável pela perda de autonomia e por problemas no caminhão elétrico. Um dos itens que mais geram discussão são as baterias, que, embora tenham evoluído bastante, ainda estão longe se ser perfeitas.
Assim como as que equipam aparelhos celulares e ferramentas, elas perdem eficiência com o tempo e precisam ser substituídas. Estima-se que elas durem, em média, 10 anos, mas, devido ao fato de veículos elétricos serem recentes, essa é uma afirmação que só poderemos confirmar em alguns anos.
6. Sistema autônomo de condução
Outro possível problema no caminhão elétrico é uma falha no sistema autônomo de condução, responsável por controlá-lo sem nenhum tipo de auxílio do motorista. Embora essa tecnologia não esteja disponível em boa parte dos veículos atuais, é bem provável que isso mude com o passar dos anos.
Já houve relatos de falhas em alguns modelos de passeio, algumas, inclusive, gerando acidentes — como no caso dos carros da Tesla. É fato que esse sistema requer manutenções preventivas constantes, uma vez que, caso haja algum problema, o risco à segurança é bem grande.
Caso o veículo apresente algum comportamento fora do comum — como frear de forma mais acentuada sem que nenhum obstáculo seja detectado —, é uma boa ideia revisar o sistema, pois pode existir defeito em algum sensor ou até mesmo um problema de projeto.
Como está o mercado para os caminhões elétricos?
Embora muito do que mencionamos ainda não seja uma realidade para a maioria — principalmente no Brasil —, o mercado de caminhões elétricos tem se mostrado bastante promissor. Grandes montadoras, como Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen, têm investido pesado nessa tecnologia, e alguns modelos já circulam no exterior — como os Volvo FL e FE.
A Volkswagen vem trabalhando no modelo e-Delivery, um projeto totalmente brasileiro e que deve chegar às ruas até 2020. Para que se tenha uma ideia do potencial do projeto, a AmBev, gigante do setor de bebidas, já encomendou 1,6 mil unidades, a serem entregues até 2023, sendo que alguns veículos já estão em testes na cidade de São Paulo.
Problemas no caminhão elétrico podem não acontecer com muita frequência, mas, como você viu, esse tipo de veículo exige uma mão de obra especializada para realizar os reparos. Não perca tempo, invista em sua capacitação e esteja pronto para atender a essa demanda, que tem tudo para crescer.
Aproveite e leia nosso post sobre os 5 testes essenciais para realizar no sistema elétrico do caminhão. É a oportunidade de ser um profissional ainda melhor!