Quem trabalha com a manutenção de veículos pesados sabe muito bem a importância de mantê-los sempre bem reparados. A manutenção de caminhões pode ser um pouco mais complicada do que em outros veículos, mas também é muito mais importante para seu funcionamento e claro, para a segurança do cliente enquanto ele dirige.
Um caminhão com defeito no meio de uma viagem pode gerar vários acidentes. Uma suspensão desajustada pode levar ao desgaste rápido dos pneus ou mesmo ao tombamento da carga. Por isso, é importante que você oriente bem seus clientes e faça todos os processos de manutenção necessários para mantê-lo em segurança.
Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe.
[the_ad id=”16819″]
Quais são os tipos de manutenção de caminhões?
Ao contrário do que alguns acreditam, “manutenção” não é uma coisa só. Existem três tipos de manutenção que podem ser realizados. Veja aqui:
Corretiva
É o tipo mais comum que você vai ver em sua oficina mecânica. A manutenção corretiva é aquela feita depois do incidente, quando o problema já aconteceu. O trabalho aqui costuma ser mais pesado, já que você terá que corrigir muito mais defeitos no veículo e talvez substituir algumas peças. É isso ou o dono do caminhão terá que comprar um novo.
Preventiva
Como o nome já diz, é a manutenção que você faz para evitar que um problema aconteça. Em vez de esperar que o caminhão tenha algum defeito e precise de um guincho, você faz um ajuste na suspensão, troca os pneus e garante que não terá nenhuma grande emergência sem aviso. Mesmo que seja apenas um pequeno ajuste, isso pode salvar vidas.
Preditiva
É bem similar à manutenção preventiva, porém, com uma diferença-chave. Na manutenção preventiva, a principal referência é o tempo de uso do veículo. Na preditiva, a manutenção é feita com base em uma avaliação mais aprofundada do veículo, geralmente usando um scanner automotivo. Dessa forma, é mais fácil definir quais partes podem ficar com defeito logo e fazer os ajustes necessários com antecedência.
Quais as principais manutenções e quando realizá-las?
Em primeiro lugar, seja preditiva, preventiva ou corretiva, a manutenção de caminhões deve sempre ser realizada com bastante atenção. Isso melhora a qualidade do serviço para o cliente e também evita vários acidentes.
Para que você tenha uma referência, trouxemos aqui as principais manutenções que você deve realizar em sua oficina mecânica e em quais momentos cada uma deve ser realizada. Confira:
Troca de óleo
O óleo do motor é um componente vital para o funcionamento de qualquer caminhão, pois lubrifica as peças, evita o desgaste e mantém a vida útil do veículo. Sendo assim, é muito importante que você fique atento ao óleo em cada manutenção de rotina.
Felizmente, trocar o óleo do caminhão é uma tarefa bem fácil. Você pode verificar se está tudo em ordem junto com qualquer outro serviço sem dificuldades e sem perder muito tempo, portanto a recomendação é realizar a troca a cada 15 mil quilômetros rodados, pelo menos.
Freios
Outro componente vital na manutenção de caminhões, principalmente por questões de segurança. Em veículos pesados, os freios tendem a sofrer bem mais desgaste que o normal, o que aumenta a necessidade de verificação e correção. Como você já deve saber, um motorista que dirige um veículo com freios ruins tem muito mais chances de se envolver em acidentes.
Em condições ideais, toda manutenção dos freios deve ser preditiva ou preventiva, pois suas falhas são as que mais apresentam riscos para o motorista e para outras pessoas no trânsito. A menos que o tempo seja muito curto, vale a pena fazer pelo menos uma verificação. Assim como o óleo, o ideal é fazer a checagem a cada 15 mil quilômetros.
Suspensão
A suspensão de um caminhão ou de outros veículos de grande porte segue regras específicas, já que as peças são feitas especificamente para suportar o peso da carga. Além disso, se o sistema for de boa qualidade, ele ainda proporciona uma viagem mais confortável para o motorista.
Alguns procedimentos, como lubrificação dos pinos, devem ser realizados regularmente, seguindo as especificações do fabricante. Se o motorista disser que teve algum problema ao dirigir, então é melhor fazer uma verificação mais aprofundada e confirmar se é hora de substituir a peça.
Bateria
Durante uma verificação de rotina, você sempre deve conferir o nível de energia da bateria. Ficar sem energia no meio de uma viagem é especialmente ruim para qualquer motorista de caminhão, ainda mais para aqueles que viajam entre cidades com bastante frequência e podem ficar sem auxílio.
O tempo de vida da bateria também pode variar de acordo com o fabricante, com a frequência de uso e com o veículo. Porém, é esperado que qualquer bateria dure pelo menos um ano, a menos que o motorista faça algo errado.
Pneus
A troca de pneus é fundamental na manutenção de caminhão, pois são eles que determinam boa parte da estabilidade ao dirigir e frear. Se eles estiverem muito gastos, as chances de derrapagem aumentam consideravelmente, o que pode provocar acidentes graves.
Como regra geral, o motorista deve trocar os pneus a cada 60 mil quilômetros rodados, em média. Também é importante trocar todos os pneus de uma vez, não apenas um par. O desgaste desigual pode dificultar futuras manutenções.
Filtros
Os filtros de óleo e de ar são o que garante a maior durabilidade para o motor. Se o caminhão acumula muita sujeira em seu interior, suas peças se desgastam mais rápido e ele pode superaquecer com mais facilidade. Da mesma forma, o óleo contaminado não lubrifica o motor tão bem.
Limpeza e troca de filtros não são procedimentos difíceis, ainda mais que não há uma frequência predeterminada para esse trabalho, pois isso depende muito mais do trajeto do caminhão e de como ele é cuidado. Por isso, você deve verificá-los sempre que possível.
Com essas dicas, você já sabe no que focar ao fazer a manutenção de caminhões. Basta ter esses procedimentos em mente e você não deve ter dificuldades para prestar um bom serviço.3 ml
Se quiser um pouco mais de orientação, veja aqui um checklist para manutenção de caminhão com um pouco mais de detalhes.
[the_ad id=”17056″]
boa tarde bom falarmos da parte de arrefecimento também muito importante pois garante a vida útil do seu motor.
Gostaríamos de agradecer e parabenizar pelo detalhado e informativo artigo sobre manutenção de caminhões. Na Água Doce Caminhão Pipa, consideramos as informações compartilhadas extremamente valiosas para aprimorar a eficiência e segurança de nossa frota. Este artigo reforça a importância da manutenção preventiva, um valor que compartilhamos profundamente. Para mais informações sobre nossos serviços e práticas sustentáveis, convido a visitar nosso site em http://www.aguadocerio.com.br.
Olá William, tudo bem? Ficamos extremamente felizes que nossos conteúdos tenham te ajudado, estamos sempre a disposição para lhe ajudar! Um abraço de toda a equipe.
Boa tarde, Lucia EMPRESA TEL ( reparos para valvulas e cilindros de freios linha pesada