Empreender é uma palavra que ainda gera muito receio — ainda mais no ramo automotivo de reparos. É preciso muita dedicação e tempo, além de organização, liderança e iniciativa. Se você se encaixa nesse perfil ou pretende se aprimorar para alcançar essas qualidades, vai aprender aqui como montar uma oficina mecânica.
O primeiro ponto indispensável é ter vontade e garra para não desistir depois de começar, visto que esse é um dos maiores problemas para quem embarca nessa jornada. Muita gente abandona o empreendimento quando começam a surgir as primeiras dificuldades.
Porém, todo novo negócio traz consigo obstáculos que podem ser vencidos com determinação e planejamento. Por isso, vamos ajudar na sua empreitada com dicas muito importantes para o sucesso da sua oficina. Confira!
Planeje o espaço e a estrutura da oficina
Esse é um ponto primordial e talvez o primeiro a ser pensado. Dependendo do que você quiser implementar, procure por um espaço de acordo com o seu projeto. Além disso, a localização é fundamental para a visibilidade da sua loja. Portanto, prefira lugares próximos ao centro, pois costumam ter bastante movimento, e capriche no design da fachada.
Há muita chance de você ter que adaptar o local para atender bem aos clientes. Contudo, se não entender de plantas arquitetônicas, chame alguém que seja especializado no assunto e esclareça o que você quer para ter uma noção da possibilidade de realizar a ideia.
Antes de modificar qualquer parte de uma construção, defina onde ficará cada setor de sua oficina: a área de atendimento ao cliente, o estoque de peças, onde ficarão os veículos para os reparos, as bancadas de trabalho de cada setor e a posição de cada equipamento nas divisões.
Invista em equipamentos de qualidade
Depois de ter o espaço que você imaginava, é hora de preenchê-lo com os equipamentos de trabalho. Se você tem ferramentas mais antigas, analise bem se ainda dão conta do recado ou se vão mais atrapalhar do que ajudar. Peças mais novas, com tecnologia de ponta, são ideais para contribuir com o aumento da produtividade e com um serviço de excelência.
Faça uma pesquisa aprofundada sobre os equipamentos que serão realmente úteis no dia a dia. Assim, você evita gastar dinheiro com ferramentas desnecessárias que só vão ocupar espaço.
Existem alguns itens básicos para quem pretende montar sua primeira oficina mecânica. Entre eles, estão os scanners, o duplicador de vagas, os elevadores, a máquina repuxadora, equipamentos de proteção individual, chaves de fenda, chaves inglesas, chaves de boca e o macaco hidráulico.
Faça um estoque considerável de óleo, já que a troca do lubrificante é um dos serviços mais requisitados. Adquira uma boa quantidade de produtos de limpeza específicos, como removedores de graxa, que serão utilizados com muita frequência para deixar sua oficina limpa e organizada.
Busque uma linha de financiamento
Um novo empreendimento requer um investimento muitas vezes acima do capital que você tem. São despesas altas com a construção do espaço, aquisição de maquinário e mão de obra especializada.
Para conseguir o auxílio financeiro necessário, uma boa opção é ir atrás dos bancos de desenvolvimento regionais, estaduais ou federais. Eles têm linhas de financiamento que serão recompensadoras para o seu negócio futuramente.
A vantagem dos bancos de desenvolvimento é que eles têm taxas e juros mais atrativos do que os bancos convencionais e ainda contam com colaboradores que podem dar boas orientações.
Reúna toda a documentação necessária
A lei exige que o seu empreendimento siga diversas normas, inclusive na parte burocrática, que requer uma extensa documentação. Confira alguns dos documentos que você precisa para não ter problemas administrativos futuros e veja onde fazê-los:
- o Contrato Social deve ser pedido em uma Junta Comercial. Ele contém todos os dados sobre o novo negócio, como endereço, a atividade da empresa e quem são os donos;
- na Receita Federal, você consegue o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) fornece a Inscrição Estadual;
- na prefeitura de sua cidade, você tira o alvará, a Inscrição Municipal e habilita o seu CNPJ para emissão de notas fiscais;
- o Corpo de Bombeiros fornece o alvará para o funcionamento da oficina. Você deve solicitar uma inspeção no local e eles vão analisar se está tudo de acordo com as normas de segurança. O processo pode ser demorado até a obtenção definitiva do alvará.
Existem regiões que demandam outros tipos de documentos para a empresa funcionar, como aqueles fornecidos por sindicatos, INSS e vigilância sanitária. Portanto, verifique se esse é o seu caso.
Você acha que é muita coisa para fazer? Não se desespere: uma boa saída é pedir o auxílio de um contador. É interessante também procurar o Procon para saber quais os seus direitos e os seus deveres ao montar uma nova empresa, com respaldo do Código de Defesa do Consumidor.
Forme uma equipe de qualidade
Você não trabalhará sozinho na oficina. Isso é praticamente impossível! Atender aos clientes, controlar o estoque, administrar o caixa, executar os serviços etc. Para dar conta disso tudo, você precisa da ajuda de outras pessoas, como eletricistas, mecânicos, administradores.
Corra atrás daqueles profissionais mais experientes, mas que não estejam congelados no tempo. O ramo automotivo exige atualização constante. Os que estão dispostos a aprender coisas novas são os melhores colaboradores para ter ao seu lado.
Os consumidores estão muito mais exigentes e a concorrência é enorme. Formar uma equipe de confiança, com trabalhadores comprometidos com o serviço, eficientes e que sejam gentis e simpáticos, é um diferencial que vai atrair muito mais clientes para a sua oficina.
Os funcionários serão a alma da sua empresa. Por isso, trate-os com respeito e reconhecimento. Se houver algum problema, converse para tentar achar uma solução pacífica. Assim, você mantém um bom ambiente de trabalho.
Ofereça o melhor serviço que puder
Para que você seja referência no mercado de reparos de motos, é preciso decidir se vai prestar vários tipos de serviços ou se vai focar em um ramo de atuação. Troca de óleo, injeção eletrônica, alinhamento de rodas ou tudo junto? O importante é pesquisar o mercado para ver quais áreas são menos atendidas em sua região e quais os clientes entendem que ainda não têm um serviço de qualidade.
Por exemplo, ao analisar a frota atual de motos no Brasil, podemos constatar que os sistemas de injeção eletrônica ainda estão em processo de evolução. Nesse caso, a oficina deve estar preparada para atender tanto os sistemas mais obsoletos quanto as tecnologias mais modernas.
Estar conectado aos novos tempos, equipado com as melhores tecnologias e virar referência em atendimento são metas que requerem tempo, persistência, organização e investimento.
Faça uma linha de financiamento, organize bem o local de sua oficina, tenha ao seu lado os melhores colaboradores, invista em tecnologia, tenha clientes satisfeitos e você terá alcançado o sucesso. Esses são os passos primordiais de como montar uma oficina mecânica.
Gostou destas dicas e quer saber mais sobre o assunto? Confira este outro post sobre os erros mais comuns na gestão de uma oficina e o que você pode fazer para evitá-los.
Vou montar uma oficina de funilaria quero algumas para nao errar
Olá Wantuyr, tudo bem? Iremos enviar em seu e-mail algumas dicas amigo. Um grande abraço de toda a equipe Chiptronic!