O bom funcionamento de uma moto depende de várias peças, desde as rodas até a carroceria. Mas há uma peça que deve receber mais atenção do que todas: o motor. Quando ele apresenta algum problema grave, que não pode ser resolvido com uma simples manutenção, talvez seja hora de recomendar a troca de motor de moto ao seu cliente.
A questão é que, como essa substituição é de custo mais elevado, muitos motoristas esperam o máximo possível para realizar essa troca. Porém, ao identificar os sinais de que não é mais seguro pilotar a moto desse jeito, o melhor a fazer é trocar a peça quanto antes.
Para ajudar você a prestar o melhor serviço em sua oficina mecânica, veja aqui os principais sinais de que é hora de fazer a troca de motor e oriente seus clientes para encontrá-los.
1. Sobreaquecimento frequente
Por ser um equipamento que funciona à base de combustão, é normal que o motor aqueça durante seu uso. Porém, há um limite para quanto calor o sistema pode suportar sem comprometer seu desempenho. Por isso o equipamento é desenvolvido para limitar a temperatura alcançada.
Dessa forma, a temperatura tende a ser um bom indicador de que há algum defeito. Se o motor está sobreaquecendo com muita frequência e sem causa aparente, então pode ser que ele já tenha passado de sua vida útil.
2. Motor fundindo
Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.
De forma simples, a fusão do motor ocorre quando algumas peças centrais derretem, causando vazamentos, perda de potência e aumentando severamente o risco de acidentes. Quando você detectar o problema, o melhor a fazer é recomendar a troca do motor de moto ou dar perda total.
3. Motor batido
Quando alguém bate a moto, não é necessariamente o fim do mundo. Parte do trabalho em sua oficina mecânica é justamente fazer esses ajustes na moto, deixando-a novinha, mas a maioria dos casos não é tão promissor. Especialmente se houver algum dano direto ao motor.
Nesses casos, mais uma vez, pode ser necessário fazer a troca completa. Mesmo que fosse possível substituir as peças, o custo de manutenção seria alto demais para o cliente, valendo mais a pena trocar tudo.
4. Defeito de injeção eletrônica
Problemas de injeção podem ser causados por diversos defeitos dentro da moto, mas também são um ponto de atenção caso estejam associados ao motor. Injeção incorreta de combustível dentro do sistema pode gerar vários problemas, como a combustão incorreta, perda de potência e até risco de acidentes para quem pilota. Para não deixar seu cliente vulnerável nesses momentos, o melhor a fazer é substituir a peça.
Agora que você conhece alguns dos sinais de que é melhor fazer a troca de motor de moto, pode ficar mais atento durante suas manutenções de rotina e orientar melhor seus clientes. Lembre-se: essa substituição precisa ser realizada com bastante cuidado para evitar problemas futuros.
Quer aprender mais sobre o tema? Então continue em nosso blog e veja nossos outros artigos sobre manutenção de motos.
[the_ad id=”17047″]
Quero um curso de reparação de moto
Olá Ronaldo, tudo bem? Ficamos muito felizes pelo seu interesse! vou deixar aqui o nosso contato especializado para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre o curso, basta clicar no link a seguir ➡️ https://wa.link/liidl1
quais peças são trocadas na hora que faz o motor da moto