Todo amante de motos sabe que, para que ela se mantenha em perfeita condição para rodar pelas ruas e estradas, é preciso tomar certos cuidados. Com o avanço da tecnologia, as motos de hoje estão cada vez mais resistentes e cheias de recursos.
Entretanto, como todo veículo, eventualmente uma peça precisará ser substituída, seja por um problema inesperado ou pelo desgaste natural da moto.
Porém, algumas partes costumam quebrar mais vezes, pois são mais exigidas pelo sistema mecânico. Portanto, o ideal é que a sua equipe de mecânicos esteja sempre preparada para lidar com esses problemas e orientar da melhor forma os motociclistas.
Neste post, mostraremos 6 peças de moto que quebram com frequência. Confira:
1. Cabo da embreagem
Uma das peças de moto que mais se desgasta com o passar do tempo é o cabo da embreagem. O rompimento é quase que inevitável, pois ele é muito utilizado e tende a perder a lubrificação, deteriorando-se cada vez mais com o passar do tempo. Apesar de ter melhorado muito com a evolução das motos, ainda é um item que merece a devida atenção.
Para prolongar a vida útil do cabo da embreagem, é preciso manter a lubrificação em ordem. O ideal é orientar o motociclista a observar quando a alavanca da embreagem passar a ficar mais dura, pois é um sinal de que é bom dar uma olhada e, provavelmente, lubrificar.
Além disso, é indicado evitar deixar o manete torto, pois ele pode danificar ainda aos poucos o cabo, até seu rompimento.
2. Embreagem
A embreagem é um sistema muito exigido pelo funcionamento da moto, assim como o cabo. Seu funcionamento, na verdade, é mais simples do que a maioria das pessoas imagina. Trata-se de um conjunto de discos de fricção que transmitem a força de rotação do motor para as rodas.
Com o tempo, esse conjunto vai se desgastando e acaba quebrando, devido à deterioração do platô, cubo, disco ou mesmo de todo o conjunto.
3. Velas de ignição
Se há uma peça que apresentou grandes avanços com o passar do tempo é a vela de ignição. Em motos com sistema de injeção eletrônica, ela costuma ter a vida útil significativamente mais longa do que em motos carburadas.
Porém, essa peça é fundamental para garantir o funcionamento correto da motocicleta, incluindo o sistema de partida. Com algum defeito, ou então sua quebra, pode ser que o motociclista não consiga nem ligar a moto. Por isso, é bom ficar de olho quando fizer a revisão!
4. Pistão e corrente
O pistão é que garante a transmissão de energia da combustão do motor para movimentar a moto. Por isso, quando um problema ocorre, é ele que recebe o maior impacto.
A melhor forma de preservá-lo é investir em manutenção preventiva e fazer as revisões em dia. A melhor orientação é trocá-lo quando necessário, pois uma quebra pode torcer a corrente e danificar todo o sistema ao seu redor, incluindo o motor.
5. Freios
Com o desgaste natural causado pela utilização constante, é normal que os freios precisem de substituição depois de algum tempo. O importante é fazer a troca de certas peças antes que elas quebrem e o sistema deixe de funcionar.
Este é um item de segurança, podendo colocar a vida do motorista em risco em caso de falha.
6. Pneus
Não podemos deixar de citar os pneus, é claro. O atrito constante e a variação no terreno causam grande desgaste, independentemente da qualidade do pneu.
O importante é ficar sempre de olho na calibragem e evitar deixá-lo muito sujo, pois o excesso de resíduos pode danificar o sistema todo.
Sua equipe de mecânicos precisa orientar da melhor forma os clientes. Peças de moto exigem certos cuidados, porém podem durar muito tempo se a manutenção preventiva estiver em dia!
Quer mais dicas sobre os cuidados necessários com peças de motos? Então, veja aqui como limpar e lubrificar a corrente da moto!
Vale a pena manter uma CG 125 2008? Consertei ela várias vezes, mas ainda apresenta problemas.
Porque que é difícil de encontrar pessas da virago em pelotas???????
Boa noite!
Gostaria de saber qual o preço das 3 principais peças da moto bros 160?
Tô começando fazer um curso de mecânico agora. Não sei nada de moto.
Muito interessante esse site meu parabéns a toda equipe.
Andrade
Salvaterra – PA / MARAJÓ
Olá Andrade! Felizmente os preços das peças da Bros 160 são em conta, a partir de 70$ a 150$ no máximo.
Ficamos felizes por você estar começando a fazer um curso mecânico, é uma profissão bem abrangente! Abaixo vou deixar o link do nosso Instagram voltado ao público de mecânicos de motos, garanto que lá você vai ver muitas coisas importantes. 😉 ✅
Tamo junto, amigo!
➡ https://www.instagram.com/chiptronic.moto/
Gostaria q tivesse uma media por tempo ou por km do tempo de vida útil das peças .
Olá Edson, tudo bem amigo? Que sugestão bacana,muito obrigado por seu feedback! Um grande abraço de toda equipe Chiptronic! 😀
Bom dia! Gostei muito do site, explica direitinho passo-a-passo como evitar um problema e o desgaste das peças. me ajudou muito. Obrigado!
Olá Ailton!
Muito obrigado pelo comentário.