É comum os clientes chegarem à oficina reclamando que, ao pilotar, a moto ela está “dura”. Além de causar muito desconforto, isso pode ser sinal de que os amortecedores não estão atuando corretamente. Em sua grande maioria, os motociclistas não sabem explicar o que está acontecendo com a moto. Não vão saber determinar se ela está trepidando ou se a direção ficou ruim após passar em uma lombada, por exemplo.
Mas, além dos pares de amortecedores pertencentes ao sistema de suspensão de veículos e motocicletas, você sabia que existe o amortecedor de direção para motos? Esse item é desconhecido para muitos, principalmente para aqueles que estão comprando a sua primeira moto. Confira, agora, como saber quando indicar o uso de amortecedor de direção! Vamos lá?
Afinal, o que é o amortecedor de direção?
Mais conhecido pelo seu uso em veículos de 4 rodas, quando se trata do sistema de suspensão, os amortecedores são uma ferramenta muito importante para a desenvoltura e performance de qualquer automotor. Esse item é instalado na parte dianteira e traseira do veículo, sendo responsável por garantir conforto e estabilidade ao dirigir. É essa peça que deixa a direção macia, leve e fácil.
Quando trafegamos por uma pista irregular, os pneus transmitem uma força para o volante, no caso de carros, por exemplo, e isso é sentido pelo motorista. Geralmente, quando um amortecer está danificado, até os passageiros costumam sentir o impacto entre o veículo e o chão.
Há muitas pessoas que não sabem, mas existem modelos de amortecedores que são fabricados, especialmente, para as motocicletas. Eles têm a mesma função daqueles para automóveis de passeio: dar estabilidade para a moto, proporcionando, assim, mais segurança para o motociclista. Esses itens são conhecidos como amortecedores de direção e têm atuação direta no guidão da motocicleta.
Os motociclistas experientes costumam dizer que esse acessório é importante para que a moto não tenha um “shimmy”. Esse termo faz referência ao forte trepidar da motocicleta quando se está em altas velocidades. Muitas vezes, a ausência do amortecedor de direção em motos é a responsável por graves acidentes nas estradas.
Quando devemos usar esse item na moto?
O uso de amortecedor de direção é indicado para motos que têm média ou alta cilindrada: aquelas que, em alta velocidade, tendem a ficar com a frente mais leve, acarretando o forte trepidar do guiador. Isso faz com que o piloto perca o controle e, consequentemente, venha a cair com a motocicleta.
Esse acessório costuma vir de fábrica em motos mais esportivas, mas há modelos, como a Yamaha MT-03, que mesmo muito completa, não vem o amortecedor de direção instalado. Todas as motocicletas semelhantes a essa precisam ter esse item colocado para reforçar a segurança do motociclista ao prevenir quedas em altas velocidades.
Conheça os tipos de amortecedores
No mercado, existem dois tipos de amortecedores de direção para motos: o mecânico e o eletrônico. A diferença é que o amortecedor mecânico é acionado independentemente da velocidade, enquanto o outro modelo tem a sua atuação calibrada conforme a velocidade desempenhada na motocicleta.
No entanto, o amortecedor de direção eletrônico é muito indicado para motocicletas que alcançam altas velocidades, porque ele consegue evitar oscilações mais fortes no guidão. Outro benefício desse item é que ele não atrapalha o movimento da direção em velocidades mais baixas.
Com o uso do modelo mecânico, a direção em baixa rotação pode ficar prejudicada. Como o seu ajuste não está relacionado automaticamente com a velocidade da moto e depende da ação manual do piloto, isso pode resultar em um ajuste incorreto e causar problemas nas manobras com velocidade reduzida.
Compensa investir nesse equipamento?
Quando falamos em segurança, nenhum valor é alto demais. Como dito anteriormente, o amortecedor de direção em motos é um item indispensável para otimizar a segurança do piloto. Para aqueles que têm motocicletas mais potentes e gostam de pegar a estrada, esse item deve ser instalado.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cerca de 1,35 milhão de pessoas anualmente são vítimas fatais de acidentes nas rodovias. Desse total, mais da metade são pedestres, ciclistas e motociclistas. E, segundo a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, acidentes envolvendo motocicletas são os responsáveis por 80% das internações provenientes de ocorrências no trânsito.
Esses dados são alarmantes e reforçam como é necessário adotar medidas que reforcem a segurança no trânsito. Por isso, bons mecânicos alertam seus clientes em relação aos cuidados que eles precisam ter e, quando necessário, indicam qual o melhor produto para o perfil do cliente.
Opte sempre por uma peça original
Um ponto muito importante ao adquirir qualquer peça e acessório para automóveis de passageiros ou motocicletas é não adquiri-las de segunda mão. Esses itens são os famosos recondicionados e, apesar de serem mais baratos, não garantem a segurança e a durabilidade de um equipamento novo.
Outra coisa que se deve ter cuidado é para não comprar acessórios paralelos ou falsificados. É dever do mecânico garantir procedência e qualidade para os itens que serão usados nas motos dos clientes. É sempre necessário lembrar que estamos cuidando de vidas, do caminho de outras pessoas.
Mesmo que um comprador procure a sua oficina querendo itens paralelos, converse com ele e explique a importância de equipamentos novos para a segurança, principalmente, na estrada. Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores para que seja possível repassar aos seus compradores fiéis melhores condições para pagamento das peças e dos serviços prestados.
Como muitos motociclistas desconhecem para que serve o amortecedor de direção e quais as condições em que ele deve ser usado, apresente para seus clientes esse acessório. Você precisa mostrar quais são os ganhos para eles. Não deixe de informar quais são os preços médios encontrados no mercado e que a sua oficina garante o melhor custo-benefício, além do serviço de referência.
Gostar de velocidade é uma característica comum à maioria dos motociclistas. Agora que você conhece como garantir mais segurança a uma moto, que tal descobrir quais são os 5 principais tipos de moto de trilha do mercado? Confira!
Após instalar o amortecedor de guidao qual o procedimento nas regulagens e quais os efeitos sentidos no guidão.
Aguardo retorno
Obrigado
Olá Odenir, como vai? O primeiro procedimento é verificar o manual de instruções e regulações do fabricante, mas existem outros procedimentos que vão garantir uma maior qualidade na instalação dos amortecedores, como testar a moto em terrenos e velocidades diferentes para ver como isso afeta o comportamento do guidão, ajustar a pré-carga e verificar a altura do guidão. Quanto aos efeitos sentidos, pode ser observado uma melhora na absorção de impacto, estabilidade aprimorada e um maior conforto. Ficamos a disposição, um grande abraço da equipe Chiptronic!
Boa noite apaixonados por motos!
Estou precisando de uma opinião: tenho uma Honda NC 750x DCT 2021 e estou pensando em colocar um amortecedor de direção eletrônico para melhorar o conforto durante as manobras no neutro, pois altas velocidades não curto, gosto de andar tranquilo até porque a maioria das vezes estou acompanhado da minha esposa ou filhos. O que vocês acham? E qual marca de amortecedor de boa qualidade eu encontrarei no mercado?
Obrigado…
Abraços…
Amortecedor em MT 03 só pode ser piada. Tenho uma MT 07 que nunca precisei enfeitar com amortecedor de direção. Agora na MT 09 é altamente recomendado e indispensável para segurança, apesar de ter rodado nesse modelo um bom tempo sem.
Boa noite,
Tenho uma SHADOW 750 ano 2012.
Preciso de um AMORTECEDOR DE DIREÇÃO para ela. Meu whatsapp (21) 998770531. Sergio.
Grt.
Quem anda apenas em baixa velocidade acaba negligenciando a troca, infelizmente.