Uma moto expelindo fumaça preta não é bom sinal. O excesso de gás liberado pelo escapamento indica um problema no motor, e deve ser investigado e corrigido o quanto antes, para evitar maiores danos.
O excesso de fumaça liberada pelo escapamento pode apresentar diferentes colorações. Cada coloração indica um tipo de problema, e esses problemas, caso não sejam resolvidos rapidamente, podem causar danos sérios ao motor.
Neste artigo vamos falar da fumaça preta, as causas que levam a esse problema, os danos que ele pode causar ao motor e como solucionar essa falha. Você verá que o excesso de gás saindo do escapamento é coisa séria e que se não for rapidamente solucionado pode causar prejuízos maiores ao motor da motocicleta.
As causas da fumaça preta
A fumaça preta é causada, predominantemente, pela admissão de uma mistura ar e combustível. Existe uma razão entre ar e combustível ideal para que a queima do combustível ocorra da forma correta. Quando há excesso de combustível na mistura, dizemos que a mistura está muito rica.
Em uma mistura rica nem todo o combustível é queimado de forma completa, o que ocasiona a formação de fuligem (resíduos de carbono) e faz com que o motor libere a fumaça preta. A coloração da fumaça é ocasionada pelos resíduos de carbono provenientes da queima incompleta.
Carburador desregulado
A maioria das motos produzidas atualmente já conta com sistema de injeção eletrônica. Contudo, caso a moto ainda possua um carburador, ele é o responsável por fazer a dosagem do combustível que será admitido pelo motor. Caso esteja desregulado, o carburador pode elaborar uma mistura rica e dar origem à fumaça preta.
Problemas na Unidade de Controle Eletrônico (ECU)
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Nos motores com injeção eletrônica, a ECU é responsável por determinar a quantidade de combustível injetada na câmara de combustão.
Para realizar os cálculos da quantidade de combustível a ser injetada, a ECU coleta informações de sensores, como de pressão ou fluxo de ar da admissão, temperatura e rotação do motor, além da concentração de oxigênio nos gases do escape.
Baseada nas informações coletadas, a ECU determina a quantidade ideal de combustível a ser injetada. Caso haja falha em algum dos sensores ou da ECU na interpretação dos dados, pode haver a geração de mistura rica e consequentemente formação de fumaça preta.
Sensores de pressão ou fluxo de ar
Os sensores de pressão ou fluxo de ar determinam a quantidade de ar no coletor de admissão. Se esse sensor indicar uma pressão ou fluxo de ar no coletor de admissão, maior do que o valor real, a ECU pode determinar a injeção de uma quantidade de combustível maior que o ideal e gerar uma mistura rica.
Sonda Lambda
A sonda lambda é o sensor responsável por medir a concentração de oxigênio nos gases provenientes da combustão.
A concentração de oxigênio nos gases do escape determina se a mistura utilizada na combustão estava rica ou pobre. Utilizando esta informação, a ECU pode ajustar o tempo de injeção de combustível e consequentemente a proporção ar/combustível.
A sonda lambda suja ou com mau funcionamento pode informar a concentração de oxigênio incorreta à ECU e causar a formação de uma mistura rica.
Os principais causadores de defeitos na sonda lambda são: combustível contaminado, principalmente por excesso de chumbo, e carbonização da sonda, causada pela queima de mistura rica.
Sensor de temperatura do motor
O sensor de temperatura informa à ECU qual a temperatura do motor. Quando o motor está abaixo da temperatura ideal de trabalho, a ECU determina a injeção de uma quantidade de combustível maior que o normal, para que o motor se aqueça e atinja a temperatura ideal.
Caso haja uma falha nesse sensor, a ECU pode interpretar que o motor está sempre frio e determinará a injeção de combustível em excesso mesmo após o motor ter atingido a temperatura ideal de trabalho.
Bico injetor
O bico injetor com defeito também pode gerar fumaça preta. Isso porque eles são submetidos a grandes pressões de trabalho durante o funcionamento do motor e com o tempo as vedações dos bicos podem se degradar e ocasionar vazamentos para dentro da câmara de combustão.
Um vazamento no bico injetor comprometerá a razão ar/combustível gerando uma mistura rica. Outro problema comum nessa peça é o entupimento devido à carbonização ou formação de camada de verniz em seus orifícios.
Os problemas que acompanham a emissão de fumaça preta
A fumaça preta expelida pelo escapamento é um indício de que o motor está queimando uma mistura muito rica e isso causa uma variedade de problemas.
Em um primeiro momento há o consumo excessivo de combustível. Em longo prazo pode haver danos nas vedações do motor, aceleração do desgaste do motor por contaminação do óleo, danos às velas de ignição ou à sonda lambda e formação de borra nos pistões e cilindros.
O que era apenas um excesso de fumaça preta pode se tornar um pesadelo para a saúde do motor da motocicleta.
Superaquecimento
Um dos maiores problemas causados pela mistura rica é o superaquecimento do motor. Fazer o motor trabalhar superaquecido por longos períodos gera danos às vedações do cabeçote e compromete as propriedades do óleo lubrificante.
Após algum tempo, as vedações queimadas pelo excesso de calor não cumprem mais o seu papel, permitindo a passagem de líquido arrefecedor das galerias do motor para dentro dos cilindros. Isso pode causar ainda mais danos devido à oxidação e, em última instância, causar o calçamento do pistão, danificando-os, e prejudicando também as bielas.
Por sua vez, o óleo do motor submetido a temperaturas acima do especificado, torna-se menos viscoso e perde parte de sua capacidade de lubrificação. Sem ela, o atrito entre as partes móveis do motor é maior e, portanto, sua durabilidade é reduzida.
O superaquecimento ainda pode causar danos às velas de ignição, aos anéis de segmento e o engripamento da saia dos pistões.
Carbonização dos elementos do motor
A fumaça preta é rica em partículas de carbono que foram geradas pela queima incompleta do combustível. Essas partículas se aderem às partes internas do motor causando a carbonização das peças.
Com o passar do tempo, a carbonização degrada as velas de ignição, a sonda lambda e pode entupir os bicos injetores, ou seja, causa um enorme prejuízo.
A carbonização também atinge os pistões e anéis de segmento, comprometendo a vedação dos cilindros ou causando o engripamento do pistão na camisa.
Pode causar também deficiência no assento das válvulas de admissão e escape, ocasionado perda de potência e, em caso mais graves, o assentamento incorreto das válvulas pode causar o choque entre elas e o pistão, o que ocasionaria um problema muito maior.
Formação de borra e degradação do óleo
A fuligem presente na fumaça preta também degrada o óleo lubrificante. As partículas de carbono contaminam o óleo do motor reduzindo sua capacidade de lubrificação.
Em contato com ele, a fuligem também promove a formação de borras, que podem obstruir canais do óleo do motor, tornando a lubrificação deficiente e aumentando o atrito entre os componentes do motor. Além disso, os sedimentos também podem danificar a bomba do motor.
Um óleo de qualidade e com as propriedades lubrificantes preservadas é essencial para a durabilidade da motocicleta. Uma vez que ele é contaminado, o desgaste das peças do motor é acelerado.
Os problemas da fumaça preta e suas soluções
Como você pode observar, as principais causas do problema de emissão de fumaça preta estão relacionadas ao sistema de injeção de combustível.
A análise do funcionamento da ECU e dos sensores conectados a ela permite diagnosticar e chegar à solução deste problema. Para a realização de qualquer tipo de diagnóstico é imprescindível que seja utilizado de um scanner.
Ele permite que seja feito um rastreamento completo do sistema de injeção eletrônica e o monitoramento em tempo real da leitura feita pelos sensores do sistema de injeção. Dessa forma é possível diagnosticar a origem da falha e solucionar o problema.
Outro ponto importante é investir no treinamento dos funcionários. Assim, os mecânicos da sua oficina serão ágeis, assertivos e poderão conquistar a confiança do cliente, garantido que ele volte.
O scanner é essencial para solucionar problemas no sistema de injeção, além de dar agilidade e qualidade no serviço prestado. Levando em consideração que em breve toda a frota de motos do país funcionará com injeção eletrônica, o scanner é, com certeza, um equipamento que não pode faltar em sua oficina.
Como falamos no início do artigo, o excesso de fumaça é prejudicial, independentemente da cor. Se quiser saber mais sobre o assunto, veja esse conteúdo sobre a fumaça branca no escape da motocicleta!
Boa tarde tenho uma Hornet carburada 2005 e notei que ela tá expelindo uma fumaça preta quando acelelo ela forte parada mesmo mais só sai quando acelero forte mesmo oque pode ser
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, tenho um moto Triumph 675 2014, pela manhã dias muito frio, temperatura muito baixa ele solta uma fumaça branca, oqu pode ser? Já pela manhã com Dias com temperatura normal ou quente não fumaça,
Minha ybr está baixando muito óleo e saindo um pouco de fumaça branca oque pode ser?
Minha Bros 150 2014 quando eu acelero muito sai fumaça preta
Tenho uma cb 300r 2010… Só saio com ela nos finais de semana.. sábado e domingo.. e ta saindo essa fumaça preta principalmente no inverno. É normal isso acontecer?
Minha biz 125 está fumaçado e saido óleo pelo escapamento o que pode ser ?
Minha moto está fumacando quando está parada muito tempo quando ligo parece uma Maria fumaça parece aquelas motos Yamaha DT de antigamente , é uma fan 150 flex estava usando gasolina e álcool misturado e agora coloquei gasolina aditivada pra ver gostaria de saber? 83988773133 zap
Boa noite pessoal ….acabei de adquirir uma hornet 600f carburada 2005 ela está nova e aparentemente bem cuidada, porém ela ficou muito tempo parada na revenda e agora que comprei ela está apresentando fumaça preta o mecânico disse que é normal devido ao tempo que ficou parada…ainda não percebo baixa de óleo…ele disse que é só andar bastante que esse problema vai parar…gostaria de saber se isso é verdade ou devo me preocupar? Forte abraco
Oi bom dia tenho uma Bros 150 ela tá deixando cheiro forte na roupa vc sabe dizer o que é
Olá amigo!…tenho uma cbr 1000rr 2008 e gostaria da ajuda de vcs para tirar algumas dúvidas….minha moto estava soltando fumaça preta aos 5 á 6 mil giros e, com mais giro soltava fumaça preta e branca, fui ao mecânica e ele disse q o motor estava queimando óleo, disse também q deveria realizar a troca dos anéis e pistões e anéis e retentores de válvulas. O mecânico realizou a manutenção, peguei a moto á três dias mas a moto continua á soltar fumaça porém com pouca fumaça e somente preta, segundo o mecânico, a fumaça vem do escapamento q ainda está sujo mas com o decorrer do tempo á fumaça vai sumir. Isso está correto?…por favor ajude me pois gastei muito dinheiro p realizar essa manutenção e, com receio de estar sendo enganado.
pode ser que seja somente excesso de combustível ou ate mesmo filtro de ar sujo dificultando entrada de ar deixando a mistura mais rica, pode ser velas que nao estao queimando totalmente o combustivel. eu sugiro que veja vela, filtro de ar, sonda lambda. ps: tenho uma cbr1000 2008 tambem tem esse problema, fui ao mecanico e o mesmo disse ser somente mistura rica.
Boa tarde EAI parou de sair fumaça do scape
Minha biz tá soltando uma fumaça preta o que pode ser
A minha moto estava soltando fumaça preta o mecânico disse que a causa era a troca do carburador e não problema de motor fiz isso e a moto ficou boa. Ele disse que quando solta fumaça branca então o problema é o motor…
Olá Moacyr, tudo certo?
Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
Atenciosamente, Equipe Chiptronic!