Chaves de carros têm se modernizado bastante nos últimos anos, com cada vez mais opções de segurança e praticidade para os motoristas. Codificação, alteração do modelo, controle remoto de alarme e outros pontos já são praticamente a norma hoje em dia. Outro avanço realizado nos últimos anos é a chave canivete, um dos modelos mais eficientes hoje em dia.
Para quem atua como chaveiro, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre esse tipo de tecnologia. Afinal, nunca se sabe quando chegará um cliente pedindo ajustes relacionados a esse modelo. Como a tendência é que todos os novos modelos de carro se modernizem com o tempo, esse tipo de demanda deve crescer.
Para ajudar a se preparar, vamos explicar melhor o que é esse modelo de chave de carro, suas principais características e como você pode converter chaves antigas. Acompanhe!
O que é uma chave canivete?
O nome pode parecer um pouco estranho a princípio, mas ele faz todo o sentido depois que você observa a chave pela primeira vez. Trata-se de um modelo em que a parte metálica da chave — responsável pelas trancas das portas e pela ignição — pode ser retraída em direção à parte plástica, onde fica o controle central e o chip de codificação. Visualmente, ela lembra bastante um canivete.
Fora essa mudança estrutural, não há nenhuma diferença em particular em relação a outros modelos de chave automotiva. As conexões, codificações e funções do controle são as mesmas, com algumas vantagens adicionadas devido ao design mais eficiente.
Que vantagens ela oferece?
Esse novo modelo de chave, como você já deve imaginar, oferece alguns benefícios para o motorista. Os melhores exemplos estão listados a seguir.
Modelo mais prático
Todo motorista sabe como uma chave pode se tornar um incômodo, ocupando bastante espaço nos bolsos e no chaveiro. Muitos estão dispostos a investir um pouco mais para conseguir algo que não seja desconfortável de carregar, não chame tanta atenção e não fique furando o interior do bolso.
Uma chave canivete apresenta diversas vantagens nesse ponto. Como a parte metálica pode ser retraída, o volume total da peça é consideravelmente reduzido. Além disso, já que a ponta não fica exposta o tempo todo, dificilmente ela vai causar algum problema, como perfurar a bolsa ou o bolso.
Fácil troca de bateria
Um problema encontrado em vários controles e chaves codificadas é que, devido à estrutura mais fechada, pode ser um pouco difícil fazer a troca de baterias. Isso leva muitos motoristas a jogar a chave fora em vez de levá-la a um chaveiro para arrumá-la.
Normalmente é mais fácil identificar o problema na chave canivete e corrigi-lo, pois sua estrutura é mais aberta e exibe a bateria corretamente. Isso evita prejuízos para o motorista e torna qualquer manutenção mais prática e rápida.
Controle de algumas funções do carro a distância
Uma tecnologia bastante comum hoje em dia é o controle remoto do carro — não para dirigi-lo a distância, mas para ativar e desativar algumas de suas funções. Trancar as portas, bloquear o motor, ativar e desativar o alarme, entre outras funções úteis para o motorista são possíveis com esse tipo de chave.
Ter essas funções à sua disposição na palma da mão é bem mais conveniente. Embora essa não seja uma tecnologia exclusiva do modelo de canivete, você deve sempre esperar motoristas pedindo reparos nesse tipo de sistema.
Proteção adequada da chave
Por fim, mas não menos importante, uma das grandes vantagens dessa chave é que, com a retração da parte metálica, o risco de que ela seja danificada — seja por quebra, seja por arranhões — é bem pequeno. Isso é ótimo para aumentar a durabilidade da chave do veículo.
Todo motorista já passou por alguma situação difícil porque a chave foi danificada, tornando-a incompatível com a fechadura. Se for possível investir um pouco para evitar que isso aconteça, certamente vale a pena para o dono do carro.
Como adaptar uma chave canivete?
Com as vantagens dessa chave em mente, é fácil entender por que você deveria prestar alguns serviços voltados para o modelo. A adaptação de chaves mais antigas para um modelo em canivete, por exemplo, é um bom ponto de partida.
Para ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas. Acompanhe!
Verifique o modelo da chave
O primeiro passo para qualquer adaptação em um veículo, mesmo de acessórios e periféricos, é conferir o modelo tanto da chave quanto do veículo. Não é toda chave que pode ser facilmente adaptada para um modelo em canivete, então você deve se atentar a isso antes de aceitar o serviço.
Caso não seja possível fazer a adaptação ou se o serviço sair muito caro, você sempre pode oferecer alguma alternativa mais ao gosto do cliente. Se ele ainda estiver interessado, proponha uma chave nova.
Confira se é necessário alterar a estrutura interna
Chaves que já têm alguma forma de controle remoto precisam de mais cuidado ao serem convertidas em chave canivete. Afinal, não é uma questão de trocar apenas o pacote de plástico, mas também de reposicionar toda a parte eletrônica de acordo com o modelo.
Em alguns casos, isso pode exigir um pouco mais de trabalho, dependendo do tamanho da estrutura. Planeje bem essa parte, pois isso faz uma grande diferença na qualidade do serviço para o cliente.
Converse com o seu cliente
Já mencionamos isso acima, mas não custa nada reforçar: entender o que o seu cliente realmente busca é fundamental para deixá-lo satisfeito — e isso pode envolver ou não o modelo canivete. Se houver alguma restrição de orçamento ou de tempo, vale a pena oferecer alternativas, mesmo que temporárias.
Agora que você entende o que é a chave canivete, é hora de começar a oferecê-la no seu negócio. O quanto antes você se modernizar, mais preparado vai estar para acompanhar as novas demandas do mercado.
Quer aprender mais sobre esse e outros modelos de chaves? Então entre em contato com a Chiptronic e veja como podemos ajudar você a se capacitar para prestar o melhor serviço possível para os seus clientes!
[the_ad id=”16847″]
È sempre valido, trabalho como chaveiro a mais de 12 anos e sempre com chave codificada.
Oferecere uma chave canivete a um cliente hoje é uma otima forma de fidelizar ainda mais noso atendimento.
Considere o perfil do seu cliente. Chaves canivete são frequentemente associadas a veículos mais modernos e podem atrair consumidores que buscam funcionalidades avançadas e um design mais sofisticado.
A decisão de oferecer chaves canivete no seu serviço como chaveiro depende de diversos fatores, incluindo o perfil do seu público-alvo, a demanda do mercado local, e a sua própria capacidade de lidar com esse tipo de serviço.
Oferecer uma chave canivete como brinde ou benefício a um cliente que não possui um carro novo pode não ser a escolha mais eficaz. As chaves canivete geralmente são associadas a veículos mais modernos e podem não ser tão relevantes ou úteis para pessoas que não têm um carro novo.
A chave canivete é uma opção prática, segura e esteticamente agradável para o controle e acesso ao seu veículo. Com sua funcionalidade avançada e recursos adicionais, ela oferece uma experiência aprimorada para os proprietários de carros modernos.