Muitos empreendedores estão iniciando suas atividades em diversos setores, e um fator comum a quase todos eles é: como precificar corretamente o produto e os serviços?
Diante dos cálculos de custos e variáveis é possível definir um valor mínimo para tudo que se vende, seja um serviço, seja um produto.
O importante é dar o valor correto a tudo que se pretende negociar para que não fique tão exorbitante e, ao mesmo tempo, para que não traga prejuízos ao empreendedor.
Se você está iniciando um negócio próprio, separamos um material com dicas importantes para te ajudar na estipulação de preços dos seus produtos e serviços de forma correta. Confira o material!
Defina o preço da mão de obra
O primeiro passo de como precificar os seus produtos e serviços é definir o quanto ele custa para ser produzido. Isso vai variar de acordo com o setor em que você atua.
Por exemplo, se você é mecânico de motos, além do custo e dos impostos para aquisição de peças, você vai precisar definir o valor da sua mão de obra, quanto custa o conhecimento necessário para o seu trabalho.
Defina quais os processos são mecanizados e os que são manuais, além de analisar os seus concorrentes para entender os preços praticados no mercado.
Conheça os custos e despesas da sua empresa
Você precisa conhecer os custos e despesas para o funcionamento da sua oficina mecânica. É preciso ter esses dados em mãos na hora de precificar o seu produto ou serviço, uma vez que se eles não forem levados em consideração, mesmo que você tenha boas vendas, poderá cair no prejuízo.
Se o faturamento não cobre os custos e as despesas, a sua empresa vai acumular dívidas mesmo tendo uma excelente carteira de clientes.
Quando colocar no papel, entenda os custos de tudo aquilo que você gasta para manter a sua atividade, por exemplo, o pagamento de fornecedores. Despesas são os gastos previstos para o funcionamento da sua empresa, como os salários dos colaboradores, água, luz, entre outros.
Precifique de forma correta os produtos e serviços
Antes de iniciar as suas atividades, é preciso que você defina de forma clara quais são os preços dos seus produtos e serviços. Não fique limitado a uma estratégia para alcançar o maior número de clientes, mas sim no quanto vale o seu material.
Seja criterioso quando for precificar os seus produtos. Leve em consideração algumas dicas na composição do preço:
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Busque a satisfação do cliente tanto pela qualidade dos seus produtos e serviços quanto pelo preço cobrado. Se o consumidor considera o valor cobrado justo, ele voltará a comprar com você.
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O preço é um fator importante para definir o seu público-alvo. Se os valores cobrados são altos, somente clientes de alto padrão poderão ser os seus possíveis consumidores, por isso, busque um equilíbrio, sempre levando em consideração o produto que você está oferecendo.
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Crie políticas de preços que tornem a sua empresa competitiva. Não fique exposto às mudanças da concorrência, determine as suas margens e trabalhe sempre pautado na qualidade.
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Se você ajustar o seu preço de venda de forma precisa, isso trará lucros positivos e crescimento para sua empresa. Caso contrário, preços baixos que não cobrem os seus custos poderão causar prejuízos irreparáveis.
Calcule o valor do produto com margem de lucro
Na hora de calcular o preço, é necessário ter em mente o valor bruto e a margem de lucro sobre a venda. É preciso que o valor seja suficiente não só para custear as despesas, mas para que haja sobra para compor o ganho sobre a venda efetivada.
O lucro sobre a venda é a diferença entre o faturamento (preço cobrado) e o valor para custear as despesas. Ou seja, se, por exemplo, você vende uma caneta a R$ 5,00, e ela custou R$ 2,00 e você tem um custo fixo na empresa de R$ 1,50, seu lucro será de R$ 1,50 por caneta.
Não existe uma fórmula de margem de lucro ideal para as empresas; é preciso definir esse valor de acordo com o tipo de serviço ou produto vendido para entender qual o preço mínimo e máximo a ser praticado.
Confira a concorrência
Você não poderá ignorar o mercado para descobrir como precificar o seu produto ou serviço. Se todas as cadeiras fabricadas por marceneiros variam de R$ 50,00 a R$ 70,00, como você vai cobrar R$ 100,00, pelo menos no início?
É importante que você faça uma pesquisa de campo, visite os seus concorrentes diretos e crie uma tabela de preços que eles praticam. Lembre-se de levar em consideração o tipo de material e a qualidade de acabamento do produto que eles estão oferecendo, pois isso faz uma grande diferença no preço final!
Busque o equilíbrio
É preciso encontrar um ponto de equilíbrio para a definição da política de preços da sua empresa. Não queira ganhar todo o lucro possível de uma só vez, construa a sua estabilidade e a sua clientela de forma a oferecer bons produtos e serviços por um preço justo na sua oficina.
Promoções de serviço e produtos com desconto
Na hora de precificar o seu produto, crie a sua margem mínima de venda, isso possibilitará que você trabalhe com os preços dentro do esperado. Criar promoções ou descontos é uma forma de atrair e até fidelizar os seus clientes.
Não entre em uma guerra, mantenha uma média, mesmo que em campanhas promocionais você perca um pouco do lucro, pois isso poderá ser compensado no aumento de vendas.
Descontos precisam ser analisados, existem motivos para que eles aconteçam esporadicamente e não sejam uma forma rotineira de trabalho.
As promoções servem para atrair os clientes, mas se o preço for baixo sempre, você não conseguirá manter o seu caixa com lucro e isso pode não ser o ideal para a saúde financeira da sua empresa.
É importante entender que você precisa precificar os seus produtos e serviços da forma correta, justamente para não entrar em uma briga sem limites com os seus concorrentes. Se você definir as suas margens para cima e para baixo, você saberá o quanto está ganhando ou perdendo em cada venda, sem ficar no prejuízo no final do mês.
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