A crise econômica atual abalou o Brasil de maneira significativa. Muitos estabelecimentos comerciais estão sendo abalados por essa turbulência e muitas vagas de emprego estão sendo extintas. E com menos dinheiro circulando no mercado, é comum que empresas como as oficinas sintam no bolso os efeitos da recessão econômica.
Para sobreviver a esses tempos de crise de mercado atribulado, é preciso administrar a empresa com rigorosidade, talento e sabedoria. Confira agora 5 dicas de gestão para os tempos de crise:
Encare as dificuldades
O primeiro passo é fundamental para compreender o cenário econômico. A crise traz o desaquecimento do mercado interno, diminui o poder aquisitivo da população e é responsável pelo consequente desemprego acima da média. Tudo isso significa que sua oficina não deve esperar um ano maravilhoso, mas não há motivo para se desesperar. Crises econômicas surgem e se vão, mas depende dos empreendedores alinharem táticas para não comprometerem seus negócios.
Resumindo: antes de estabelecer medidas radicais é bom entender o que acontece com o mercado e sentir quais estão sendo os efeitos sobre a oficina.
Controle as finanças
Parece óbvio, mas muitos gestores descuidam do caixa mesmo em anos de dificuldade econômica. Má administração financeira é um problema bem maior do que a crise, afinal, ela é um hábito e não um cenário passageiro.
É preciso rigor e muito profissionalismo para administrar o caixa da oficina — e lembre-se que misturar as finanças pessoais com o caixa da empresa é fatal para o controle financeiro. Prefira separar os dois tipos de gasto e nunca complemente sua renda com dinheiro da empresa sem realizar o registro dessa movimentação.
Comunique-se
É preciso criar estratégias para atração de clientes e fortalecer sua marca, e isso não significa gastos intensos com publicidade ou marketing. Invista um tempo para criar perfis nas redes sociais e alimente-os com fotos e fatos do dia a dia, sempre convidando o público e sendo agradável nas interações.
Ter presença online é uma das maneiras mais eficazes de fortalecer sua marca.
Inove
Seguir tendências, acompanhar as evoluções do mercado, o comportamento de consumo dos clientes e os produtos que estão “na moda” são algumas das maneiras de inovar com conteúdo — ou seja, nada de inovar por inovar sem ter embasamento nenhum.
Para criar inovações certeiras é preciso acompanhar tudo o que rodeia a oficina e captar informações que sejam úteis e aplicáveis. A crise também é uma oportunidade, mas é preciso aproveitá-la bem para criar ações certeiras.
Crie projetos e metas
É fundamental que o gestor da oficina estipule metas e as siga para que isso sirva de guia para a empresa. Essas metas precisam ser criadas com cuidado e análise de mercado. Elas vão servir para manter uma constância de trabalho na oficina e auxiliar no controle de gastos e na tabulação dos serviços.
Essas são algumas dicas para auxiliar na gestão em tempos de crise. Um pequeno guia para a oficina durante o atribulado período de instabilidade econômica, que atualmente vive o Brasil. Lembre-se de que é preciso resistir e nunca jogar a toalha, afinal, existe sim maneira de “sobreviver” a essa tempestade.
Quer mais dicas para melhorar os negócios? Veja nosso post que ensina como ser um bom líder na sua oficina!