Seu cliente chega em sua oficina relatando a seguinte situação: estava andando tranquilamente com a moto, e de repente, em um determinado momento, ela começa a falhar, parecendo que está afogada. O que fazer nesse caso?
Uma das causas possíveis para este problema é algum defeito na bomba de combustível. Este componente é o responsável por liberar a quantidade necessária de combustível para os bicos injetores da motocicleta (item responsável por dosar a mistura ar/combustível durante a combustão). Quando a bomba não é capaz de atingir a pressão necessária para expelir o combustível, a moto consequentemente não irá conseguir manter-se em funcionamento, e isso acarretará possíveis falhas.
Além disso, se os próprios bicos injetores não estiverem funcionando corretamente, haverá problemas na dosagem do combustível. Devido à grande quantidade de impurezas presente no líquido que abastece a motocicleta, o componente necessita de manutenção com o passar do tempo, sendo necessário fazer a limpeza ou mesmo a troca dos bicos esporadicamente. Outro possível problema pode estar na pista resistiva do Sensor TPS, responsável por identificar a posição de abertura da borboleta de aceleração da motocicleta, que pode possuir uma falha em determinada posição na sua trilha resistiva. Assim que a borboleta se abre, a pista resistiva vai se alterando, e nesse momento a moto pode vir a falhar por falta do sinal da central (ECU). Em casos como esse é necessário fazer a substituição do sensor.
Este foi o último post da série especial que fizemos com dicas sobre a manutenção de motocicletas, e esperamos que estes artigos tenham sido úteis em seu dia a dia na oficina. Se souber de mais algum motivo que cause falhas em determinada rotação, escreva nos comentários abaixo. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do seu segmento.
Tenho uma zx-6 r carburada, após os 100/km h ela começa a ratiar e não passa desta velocidade. O que pode ser?
Tenho uma cg 125i montada com kit 150 e está apresentando falhas ao acelerar continuamente, ela morre ou parece que morreu mesmo com o punho acelerado até que depois de uns segundos sem mover o punho da mesmo posição que estava acelerada ela volta mas várias vzs enquanto andando acontece isso, ela falha e volta. Bomba e filtro de combustível novos oressao tá ok, limpeza total de corpo de injeção foi feita. Troca do kit de cilindro e pistão, válvulas e retentor trocados anteriormente mas agora a moto está broxa
Eai, descobriu o que era ?? Kkkk
A minha tá assim
Boa noite tenho uma Kawasaki ninja zx6R e quando estou andando com ela chega a um determinado momento q ela falha e desliga, aí depois de 5minutos ela pega anda normal aí depois falha de novo
boa noite brother.dragstar pipocando e cortando quando quente.esfria e funciona ´.fiz de tudo.
Bom dia!
Tenho uma Versys 1000 que está com uma pequena falha quando mantenho 2500 giros, alguma dica do que pode ser?
amigo estou com uma honet que quando chega aos 185km começa a falhar,será que uma limpeza nos bicos resolveria o poblema.
Bom dia Alessandro!
Pode ser o bico, mas não é conforme a velocidade e sim a rotação.
Pode ser sujeira nos bicos ou pressão da bomba. Você poderia verificar essa parte de alimentação de combustível.