Todo mundo gosta de aproveitar uma boa promoção, certo? Isso deve valer tanto para os consumidores quanto para as próprias empresas, já que uma ação bem planejada pode trazer grandes benefícios para as duas partes.
Por isso, para ter sucesso nesse tipo de iniciativa, não basta simplesmente diminuir o preço dos serviços ou oferecer algum tipo de vantagem. É preciso saber exatamente como isso impactará no seu caixa e ter objetivos bem definidos.
Continue lendo este post para aprender como fazer promoções no seu negócio sem descuidar da lucratividade!
Defina o direcionamento e o objetivo da promoção
Quando falamos sobre o objetivo de uma promoção, logo pensamos no aumento do número de clientes e, consequentemente, do faturamento. No entanto, ela também pode ser muito útil para aumentar a saída de itens em estoque, apresentar novos produtos e ganhar publicidade para o negócio.
Ao tomar essa decisão, defina também qual será o direcionamento da sua campanha promocional. Uma análise a respeito do perfil dos clientes pode ser de grande ajuda nessa tarefa, já que você será capaz de identificar quais estratégias realmente farão a diferença para eles.
Negocie com fornecedores
Tendo em mente quais produtos serão oferecidos a preços promocionais, o ideal é buscar uma negociação mais vantajosa com seus fornecedores. Com a expectativa de aumentar o número de vendas, é provável que você conseguirá um bom desconto na aquisição desses itens.
Vale levar em conta também a variação de preços de alguns insumos, que podem ser mais acessíveis em determinadas épocas, viabilizando a realização de promoções. Com o apoio dos seus fornecedores, será mais fácil manter a lucratividade mesmo enquanto oferece benefícios aos seus clientes.
Defina o melhor tipo de promoção
Muitas pessoas se lembram logo dos descontos ao pensar em como fazer uma promoção. Por isso, além de reduzir o preço de alguns produtos, você pode oferecer descontos progressivos, que aumentam de acordo com a quantidade de serviços ou produtos adquiridos pelo cliente, ou então uma garantia de desconto em uma próxima compra.
Aliás, para garantir que seus clientes retornem, o cartão fidelidade é uma excelente ferramenta. Com ele, você pode registrar todos os serviços prestados para cada cliente e definir uma maneira de recompensá-los após determinado número de visitas.
Para aliar suas promoções com aumento na divulgação, que tal oferecer vantagens aos clientes que avaliarem e fizerem check-in no seu estabelecimento nas redes sociais? Isso vai trazer mais visibilidade nos meios virtuais e ótimos resultados para suas promoções.
Avalie os resultados
Quando definimos objetivos claros antes de iniciar uma promoção, fica muito mais fácil avaliar os resultados. Se a intenção era aumentar as vendas de determinado produto, é só comparar a média de vendas ocorridas no período de promoção com os períodos anteriores.
Procure também descobrir como os seus clientes chegaram até você, especialmente os novos. Assim, será possível fazer uma análise sobre as formas de divulgação que trazem mais retorno e torná-las ainda mais efetivas em suas próximas promoções.
Analise também o resultado das vendas de produtos e serviços que não estavam na promoção. O aumento na procura pelo estabelecimento certamente fará com que até mesmo esses itens tenham mais saída nesses períodos.
Enfim, existem diversas maneiras de avaliar os resultados de uma promoção, tudo depende dos tipos de ação escolhidos e dos objetivos traçados. No entanto, se o planejamento tiver sido bem executado, os lucros serão praticamente garantidos.
Agora você já sabe como fazer promoção no seu negócio. Então, conheça outras dicas importantes sobre conserto de chave codificada e torne-se referência nesse tipo de serviço!