Precificar um produto ou serviço não costuma ser uma tarefa muito fácil. Colocar preços muitos baixos leva ao prejuízo, enquanto preços altos costumam afastar clientes. E encontrar o meio termo pode ser bem complicado.
Isso também ocorre nos serviços de chaveiro, como em qualquer outro setor. E a quantidade de fatores envolvidos não diminui mesmo que se trate de um negócio pequeno.
Aprender a precificar o seu trabalho é o primeiro passo para fazer com que a sua empresa prospere. Parte do processo envolve tentativa e erro, mas ainda é possível usar algum conhecimento prévio para evitar boa parte destes erros de percurso.
Confira aqui 5 dicas para precificar seus serviços de chaveiro e melhorar sua lucratividade:
Custo material
A base de todo preço de serviço ou venda é o custo do material necessário. No seu caso, isso envolve a aquisição de chaves novas para serem moldadas, manutenção dos seus equipamentos, energia elétrica e similares.
Tente medir o quanto destes componentes são utilizados durante o dia ou a cada serviço concluído. Isso dará a você uma noção clara do quanto cada peça te custa e do mínimo que você precisa cobrar para que o trabalho compense.
Tempo de trabalho exigido
Em seguida, você precisa ver quanto tempo cada um dos serviços de chaveiro consome. Digamos que tirar uma cópia de chave leve, em média, 10 minutos do seu tempo de trabalho. Dependendo da sua pretensão salarial (veremos abaixo), o valor da sua hora pode variar.
A margem extra cobrada deve ser proporcional ao tempo exigido de trabalho. Um atendimento em domicílio para consertar uma fechadura de carro, por exemplo, consome mais tempo e deve ter uma cobrança mais alta.
Taxas e impostos
Sobre os materiais utilizados, é provável que haja alguns tributos e impostos a serem cobrados, ou ao menos algo relacionado a documentos e à legalidade do seu negócio. Você deve aplicar a taxa sobre os seus serviços de chaveiro antes de continuar a calcular o preço final.
Sem isso, você sempre perderá uma parte considerável da sua margem de lucro para os impostos, ou corre o risco de ficar em dívida com a receita.
Margem de lucro e expectativa de renda
Por fim, com todos os custos empresariais contemplados, você deve definir qual será sua margem de lucro sobre cada serviço, considerando o tempo que ele exige e qual é sua expectativa de renda ao final do mês.
Digamos que você queira obter um total de R$3.000,00 com seus serviços de chaveiro, já sendo suficiente para a sua manutenção de forma confortável. Em um regime de 160 horas mensais, cada hora de trabalho precisaria render um pouco menos de R$20,00. O pagamento de qualquer funcionário também deve entrar nessa margem.
Ajustes de acordo com o contexto
Claro que cada lugar possui suas particularidades. Se o movimento for muito baixo, você pode precisar de uma margem de lucro um pouco maior, ou de mais algumas horas de trabalho.
Se a população ao redor não tem muita renda, você pode precisar cortar alguns custos para baratear o seu preço. Ajustar o valor deve ser um processo ativo e constante, já que a cada momento as condições dos seus clientes e a sua própria vão mudar.
Agora você sabe um pouco melhor como precificar seus serviços de chaveiro. Que tal continuar acompanhando nossas novidades? Siga a Chiptronic no Facebook e no Twitter e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão!