A personalização de carros é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos nas últimas décadas. Esse aumento de interesse se dá graças à possibilidade de os donos deixarem seus veículos de acordo com seus gostos e necessidades.
Assim, formou-se um mercado em torno da customização, originando excelentes oportunidades de negócios para oficinas interessadas em aumentar seus ganhos e número de clientes.
Confira a seguir como deve ser a estrutura de uma oficina que busca personalizar carros e quais modificações são permitidas por lei. Com as dicas abaixo, você poderá ter sucesso nesse ramo, oferecendo um serviço diferenciado e de qualidade.
O que é a personalização de carros?
A personalização de carros, ou car tuning, é um processo que consiste em realizar modificações nos veículos para que eles tenham mais potência, ofereçam economia de combustível ou uma condução mais confortável, entre outras coisas. Mas, em alguns casos, esse tipo de serviço é solicitado apenas por questões estéticas.
A maioria dos automóveis saem de fábrica com especificações que visam atender às condições de um certo país e de um determinado público. O tuning é uma maneira de personalizar os veículos, inserindo características de acordo com os gostos e preferências do motorista.
Essa personalização é feita pelo prazer em ter um carro diferenciado, e as alterações podem ser realizadas em quase todas as partes do veículo. Os exemplos mais comuns de modificações externas são aquelas que restauram as características aerodinâmicas do automóvel por meio da adição de saias laterais — os famosos spoilers —, para-choques traseiro e dianteiro e rodas leves.
Como as oficinas mecânicas devem se preparar para oferecer esse serviço?
As oficinas que quiserem oferecer serviços de personalização de carros e, assim, aumentar o faturamento, precisarão investir em cursos e capacitação de funcionários. Isso porque esse é um mercado que necessita de conhecimento técnico, uma vez que não conta com muita mão de obra especializada.
Assim, ter serviços de qualidade é fundamental para sobreviver e prosperar nesse ramo — além de sempre se manter informado sobre as novidades e tendências do mercado.
A boa notícia é que essa é uma área ampla, o que permite que o dono de oficina escolha se especializar em algum dos segmentos existentes, tais como:
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rodas e pneus;
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suspensão;
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vidros automotivos;
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faróis;
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pintura;
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modificação;
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som e acessórios;
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eletrônicos.
Um outro segmento que vem crescendo é o de envelopamento e adesivagem. Ele ganhou força devido ao grande número de empresas que querem personalizar seus veículos corporativos. Além disso, esse serviço chama a atenção de motoristas que querem personalizar seus automóveis, mas têm receio de modificações permanentes.
A escolha de um ramo de atuação também pode ser baseada no tipo de veículo. Ou seja, o proprietário da oficina pode optar por fornecer serviços de personalização para modelos esportivos, luxuosos, populares etc.
Além desses aspectos, para que o negócio tenha um bom desempenho, é importante oferecer treinamentos adequados para os funcionários em relação a como recepcionar os clientes, de modo que possam realizar um atendimento de excelência, tirando dúvidas e orientando corretamente a clientela.
Também é muito importante que os colaboradores conheçam as exigências estabelecidas pelo DETRAN quanto ao serviço de personalização de carros. Eles devem saber quais modificações são autorizadas, quais documentos são necessários para regularizar o veículo, entre outros pontos burocráticos.
Essa prática pode servir como diferencial, pois ajudará os clientes a se ajustarem às regras do Código de Trânsito Brasileiro ao optar pela personalização dos veículos. E atenção: é essencial avisá-los sobre a importância de verificar se seus seguros incluem as modificações a serem realizadas ou não, para que possam tomar as devidas providências.
Ter ideias inovadoras e criativas não é o bastante para ter sucesso nesse mercado. Além de contar com uma mão de obra qualificada, o empresário do ramo de customização precisa conhecer muito bem as atividades fundamentais do setor, tornando-se um especialista no produto que deseja oferecer.
Como começar uma oficina de customização?
A paixão por carros transformou um hobby em um mercado lucrativo. Por isso, para começar a atuar na área da customização de carros também é importante saber sobre negócios.
Para se dar bem nesse ramo você deve contratar um seguro, a fim proteger você e sua oficina contra qualquer problema que possa surgir. Isso é ainda mais importante se você pretende trabalhar com carros luxuosos.
Ao pensar no investimento para uma loja de personalização, a maior parte dos custos será para a compra de ferramentas e equipamentos mecânicos, como elevadores e máquinas hidráulicas. Esses instrumentos ajudarão no manuseio de qualquer tipo de veículo, facilitando a customização.
Outros itens necessários são compressores de ar e máquina de diagnóstico. Quanto às ferramentas manuais, elas podem variar desde chaves até serras. Mas lembre-se: os equipamentos necessários vão depender do tipo de customização que você pretende oferecer.
Por exemplo, se há a intenção de realizar procedimentos de plotagem — isto é, a aplicação de adesivos em áreas específicas do automóvel — é essencial adquirir equipamentos tecnológicos, como computadores e impressoras.
Um software de imagem também é indispensável para dar vida as ideias que você e o seu cliente tem em mente. Isso facilitará todo o processo de criação do projeto, pois será mais fácil fazer alterações nos esboços e expor a imagem do resultado final. Depois de tudo pronto no desenho do projeto, o trabalho de personalização pode ser iniciado.
A pintura do veículo é uma das modificações mais solicitadas pelos clientes. No entanto, para exercer esse serviço, é preciso obter uma licença ambiental para a instalação da cabine de pintura e para a utilização da pistola de pressão.
A estimativa de investimento para adquirir os acessórios necessários, além das reformas para a adaptação da sua oficina aos novos serviços, fica em torno de R$95 mil, segundo o Sebrae.
Para diminuir os custos, o melhor a se fazer é procurar na internet produtos de qualidades e com valores mais acessíveis. E não se esqueça de fazer um levantamento de preço com fornecedores da sua região. Uma parceria com esses abastecedores é muito interessante para conseguir preços mais em conta, uma entrega rápida e os melhores prazos de pagamento.
Depois de todo o investimento para adaptar sua loja ao serviço de personalização de carros, o marketing será o meio para tornar seu estabelecimento conhecido. Por ser um mercado que não atinge uma grande massa de consumidores, propagandas em grandes mídias nem sempre é a melhor maneira de divulgação. Nesse caso, um carro customizado por você e sua equipe é a melhor maneira de expor o seu serviço e atrair clientes.
Porém, até que você consiga uma lista de projetos, terá que encontrar outros meios de divulgar o seu empreendimento. Tendo isso em mente, realizar um plano de marketing de acordo com as condições econômico-financeiras do negócio ajudará a destinar o valor de investimento certo para as mais diversas mídias.
A propaganda boca a boca ainda tem seu potencial nos dias de hoje! Assim, uma rede de contatos será muito útil para divulgar o seu serviço de customização de carros. Panfletos distribuídos em eventos também são ideais para mostrar suas promoções, trabalhos realizados, estrutura da oficina e equipe.
E como as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, as redes sociais são bons meios de contato e prospecção de clientes. Portanto, invista nas mídias online! Essa é uma ótima forma de captar seus próximos trabalhos.
Quais itens não podem ser modificados durante a personalização de veículos?
Personalizar carros vai muito além da estética. É preciso seguir algumas regras estabelecidas pelo CONTRAN (Código Nacional de Trânsito) sobre o que pode ou não ser modificado.
Andar por aí com um automóvel alterado e sem as devidas documentações de autorização gera multa no valor de R$127,69 e 5 pontos na carteira. Além disso, o motorista corre o risco de ter seu carro apreendido até que ele seja regularizado.
Alguns itens também precisam do visto do DETRAN para serem modificados. Assim, oriente seu cliente a solicitar com antecedência uma autorização para as customizações que deseja realizar em seu automóvel.
Além disso, existem itens que não podem ser incluídos ou modificados nos veículos. Confira os principais, a seguir.
Películas automotivas
O famoso insulfilm frequentemente é motivo de multa por uso inconsciente de muitos motoristas. Portanto, fique atento sobre como aplicá-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos por lei.
O índice de transparência do vidro do para-brisas não pode ser inferior a 75%, quando incolor, e 70% no caso de ser colorido. Nas laterais, não pode ser inferior a 70%. Já os vidros traseiros e laterais devem apresentar um índice de transparência de no mínimo 28%. Ou seja, é preciso cuidado com películas muito escuras.
Faróis
Desde 2011, por meio de uma resolução do CONTRAN, o uso do xênon é proibido no país.
Já as lâmpadas de neon criavam uma confusão na cabeça dos apaixonados por personalizar carros, mas, desde maio de 2017, esses itens só são permitidos em veículos que já venham com eles de fábrica — isto é, eles não podem ser acrescentados em automóveis com lâmpadas convencionais.
Adesivos
Somente aqueles que bloqueiam a visibilidade dos motoristas, como em pontos estratégicos dos vidros traseiros, são proibidos ao personalizar carros.
Sistema de áudio
Os sistemas de áudio não podem ser muito potentes. Só são permitidos aparelhos que gerem som até 104 decibéis. Caso o motorista seja pego numa blitz e o volume do áudio estiver acima do permitido, é multa na certa.
Outras modificações
Uma modificação também muito comum na hora de personalizar carros está relacionada à diminuição da suspensão — mais conhecida como rebaixamento. Essa mudança na estrutura deve seguir algumas regras impostas pelo DENATRAN. Por exemplo: a altura mínima a partir do chão deve respeitar ao menos 10 centímetros.
Também é necessário ter alguns cuidados em relação à pintura do veículo. Se de acordo com o projeto a pintura ou adesivagem superar 50% da área do carro, o motorista deve obter uma autorização do Departamento de Trânsito do seu Estado. Caso contrário, uma multa pode ser aplicada, e o motorista pode perder alguns pontos na carteira, além de ter o carro apreendido até a regularização da documentação.
Além disso, vale a pena ficar de olho em outras restrições, como a proibição do aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu e roda e a utilização de pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do automóvel.
Como visto, existem algumas exigências para personalizar carros. Assim, é muito importante manter sua oficina organizada e ficar atento às leis que regularizam as modificações veiculares.
Lembre-se de investir em tecnologia para melhorar a oferta e a qualidade dos serviços, e busque constantemente por atualizações sobre as tendências do mercado para ter sucesso nesse ramo.
Agora que você já sabe como sua oficina pode se beneficiar na hora de personalizar carros, acompanhe nosso blog, e saiba em primeira mão, todas as informações sobre o mercado automotivo!
Onde consigo capacitação de personalicao automotiva
Olá
Estou pensando seriamente e comprar uma F1000 modelo SR e fazer uma modernização nela.
Moro no Rio Grande do Sul.
Onde encontro quem faça?
voa noite, sabem alguma coisa sobre modificações feitas nos carros, estilo hotrods? sabem se podemos fazer estes trabalhos? porque é uma coisa que eu gosto muito e tenho dúvidas, agradeceria a atenção!
Gostei dessas informações
Olá Paulo, tudo bem? Que bom amigo, seu feedback é muito importante para nós pois é através dele, que desenvolvemos nossos conteúdos para ajudá-lo em seu dia a dia. Continue nos acompanhando é um prazer para nós tê-lo aqui! Um abraço, equipe Chiptronic. 😀
Qual área profissional tem que seguir para trabalhar com customização de carros?
Muito legal, e uma ótima oportunidade de novo negócio! Gostei.
Olá Milton, tudo bem?
Obrigado pelo carinho, um abraço.
Atenciosamente, Equipe Chiptronic!