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4 vantagens de usar o Sistema de Pós-tratamento Diesel

11 de agosto de 2021
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A implementação da norma EURO 5 no Brasil, em 2012, resultou em uma série de mudanças no desenvolvimento de tecnologias que reduzem a emissão de poluentes por parte dos automóveis. Desde então, o Sistema de Pós-tratamento Diesel se tornou um componente obrigatório nos veículos pesados produzidos e comercializados por aqui.

Hoje em dia, já se tornou comum encontrar veículos com motores diesel dotados desse tipo de tecnologia. Mas você sabe quais são as reais vantagens desses sistemas? Continue lendo este post para entender melhor sobre o assunto!

Entenda como funciona o Sistema de Pós-tratamento Diesel

A regulamentação sobre emissão de poluentes em vigor permite o uso de dois sistemas diferentes: a Redução catalítica Seletiva (SCR) ou a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).

O sistema SCR, mais adotado em veículos de grande capacidade de carga, é baseado na conversão química dos gases poluentes, resultando em vapor de água e nitrogênio.

Para que isso aconteça, o sistema injeta no fluxo de gases de escape uma solução de água de ureia, chamado ARLA 32. Em conjunto com um catalisador, esse reagente neutraliza os gases poluentes, tornando-os inofensivos à atmosfera.

O sistema EGR, por sua vez, visa diminuir a emissão de gases reduzindo a temperatura interna da câmara de combustão. Isso acontece devido à recirculação de parte desses gases, que reduz o calor e faz com que a formação de poluentes atinja níveis aceitáveis.

Conheça as 4 principais vantagens

1. Diminuição da emissão de poluentes

Você já percebeu que a redução na emissão de gases poluentes é a grande característica do sistema de pós-tratamento diesel, não é mesmo? Em tempos nos quais a discussão em torno da sustentabilidade ganham cada vez mais espaço, contar com medidas ecológicas como essa é fundamental para quem lida com veículos pesados.

2. Monitoramento automático de emissões

Para facilitar a vida do motorista, o sistema SCR dispõe de um monitor de emissões e do nível do composto ARLA 32. Caso a qualidade dos gases emitidos esteja fora do padrão, o painel do veículo emite um aviso, indicando que o sistema deve ser verificado.

3. Redução de custos com manutenção

Utilizado da maneira correta, o sistema de pós-tratamento diesel pode até mesmo reduzir as visitas de um veículo à oficina mecânica. Isso acontece porque o diesel S-10, combustível que deve ser utilizado para atender às normas ambientais, tem quantidade reduzida de enxofre.

Por essa razão, a troca de filtros e de óleo lubrificante podem ser prorrogadas em até 50%. Mas não se esqueça de que, nos sistemas SCR, também será preciso verificar a necessidade de troca do filtro do reagente ARLA.

4. Menos problemas na estrada

A emissão de poluentes em excesso pode ser um grande problema para o motorista. Além de ser considerada uma infração de trânsito, essa situação pode comprometer a segurança de todos no trânsito. Imagine como uma nuvem de poluentes pode reduzir a visão de um veículo menor, provocando um cenário passível de graves acidentes.

Ainda que esse tipo de situação não ocorra, a falta de um sistema de pós-tratamento diesel pode acarretar em desgastes excessivos em diversos componentes do veículo.

Se alguma tiver o seu funcionamento interrompido, o motorista poderá ter um grande problema em plena estrada, onde, muitas vezes, não haverá uma oficina de qualidade, como a sua, para solucioná-lo. O ideal, portanto, é manter os seus clientes em alerta!

Agora que você conhece as principais vantagens do Sistema de Pós-tratamento Diesel, não deixe de orientar os seus clientes sobre a importância de possuí-lo em seus veículos. Então, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e passar essa informação para todos os seus amigos?

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Tags: ChiptroniccursocustosDicasDieselInjeção Eletrônicainjeção eletrônica Dieselmanutençãomecânico dieselSistema de Pós-tratamento Dieselvantagens
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