Reflexo dos constantes avanços da tecnologia e da mudança de hábitos dos consumidores, a tendência dos dispositivos inteligentes chegou também à indústria automobilística. Hoje, por exemplo, muitas montadoras já oferecem soluções desse tipo embarcadas em seus veículos, como é o caso da smart key — uma alternativa mais tecnológica e que substitui as chaves convencionais dos veículos.
Nesse contexto, enquanto chaveiro automotivo, é fundamental se manter atualizado quanto ao conceito e funcionamento da smart key, principalmente para atender demandas relacionadas a ela de maneira eficiente. Afinal, essa tecnologia, que era restrita aos carros de luxo, já está se popularizando em veículos de diferentes categorias.
Por isso, pensando em ajudar você, preparamos este post com as principais informações de que precisa para trabalhar com a smart key. Continue a leitura e aprenda mais sobre essa tecnologia!
Afinal, o que é smart key?
Seguindo a tendência dos aparelhos inteligentes, a smart key é mais um integrante desse grupo que não para de crescer. De maneira simples, estamos nos referindo a um novo padrão de chaves automotivas, as quais não dependem mais do contato físico com o veículo para abrir as portas ou dar a partida no motor.
Todo o funcionamento se dá de forma remota, sem que o motorista precise ao menos retirar a chave do bolso para que o automóvel reconheça que o condutor está próximo e destrave as portas. Em geral, basta estar a 1,5m do carro para que ele já identifique a chave. Do mesmo modo, é suficiente se afastar para que o travamento das portas aconteça de maneira automática.
Essa tecnologia, em regra, funciona a partir de radiofrequência. Assim, tanto a chave quanto o veículo são equipados com sensores e emissores de ondas de rádio, que funcionam como um código único, capaz de identificar e validar a chave, permitindo ao motorista abrir e ligar o carro sem nenhum tipo de interação física com as chaves.
Quais as vantagens do sistema?
Por se tratar de um recurso ainda mais tecnológico do que as tradicionais chaves mecânicas e controles remotos, a smart key traz uma série de vantagens se comparada a esses modelos mais tradicionais. Veja!
Comodidade
Esse é, provavelmente, o grande benefício da tecnologia em questão. Como tudo acontece de maneira autônoma, isto é, sem que o motorista precise dar qualquer comando por meio da chave, a ação de abrir e fechar, ou mesmo de ligar o veículo, se torna algo muito mais prático e rápido.
Por exemplo, em situações em que o condutor está com as chaves dentro de uma mochila, é mais simples abrir as portas, já que não será preciso procurar pelas chaves para dar o comando de abertura.
Sistema start-stop
Vale lembrar ainda que as chaves inteligentes são a base para o sistema start-stop dos veículos. Dessa forma, assim que o carro reconhece o sinal correto emitido pela chave ele libera a ignição para ser acionada pelo botão, sem uso das chaves.
Em alguns modelos de automóveis é possível até acionar o motor a distância, já colocando o carro em funcionamento antes do motorista entrar nele. Por outro lado, há modelos em que é preciso inserir a chave no painel para sair com o veículo, mesmo com essa tecnologia.
A smart key — ou keyless, como também é conhecida — durante muito tempo esteve restrita apenas aos veículos de luxo. Porém, hoje já é bem mais fácil encontrá-la em automóveis comuns e de alto volume de vendas no mercado. Por isso, o chaveiro automotivo precisa estar atento a esse recurso, pois há grandes chances de ser procurado para prestar serviços relacionados a esse tipo de chave em breve.
Quais são os riscos?
Embora a smart key tenha suas vantagens, é preciso lembrar que nem tudo é perfeito. Como qualquer recurso tecnológico, esse sistema tem seus pontos negativos e fragilidades. Por isso, enquanto profissional do ramo, é muito importante conhecê-los. Confira!
Segurança
Apesar de ser um recurso de alta tecnologia e dotado de metodologias altamente seguras de comunicação entre a chave e o veículo, há sempre um risco de interferências externas realizadas por criminosos especializados.
O fato é que como todo o funcionamento do sistema se dá de maneira remota, por meio de softwares e sensores, hackers podem manipulá-lo com o uso de equipamentos específicos e softwares, tendo acesso ao mecanismo de segurança para abrir o carro de maneira criminosa e rápida, sem acionar qualquer alarme.
No entanto, conforme o sistema keyless é aprimorado, mais seguro e robusto ele se torna. Assim, os riscos de ações criminosas são reduzidos.
Custo elevado
Outro ponto que merece ser destacado é o valor da smart key. A depender do veículo, uma chave desse tipo pode chegar a R$7 mil. Tal fato é um ponto que merece atenção tanto do proprietário do veículo quanto do chaveiro.
No caso do proprietário, há o risco de perder a chave ou danificá-la. Em situações como essa, a substituição pode ser bastante caro. Por outro lado, o chaveiro automotivo que trabalha com esse tipo de equipamento precisa ter um extremo cuidado ao manuseá-lo, a fim de evitar danos ou a necessidade de arcar com prejuízos.
Por isso, é extremamente importante conhecer essa tecnologia e os conceitos que existem por trás do seu funcionamento. Assim, será possível trabalhar de forma segura, sem colocar em risco o funcionamento do sistema na hora de realizar qualquer serviço que o envolva.
Por fim, a chave inteligente é, sem dúvidas, um recurso muito interessante para os motoristas. Como vimos, a agilidade de uso, a comodidade e as possibilidades que o sistema oferece são bastante atrativas. Não é à toa que as chaves inteligentes vêm se popularizando no mercado.
Por isso, mais uma vez reforçamos a importância de se aprofundar no assunto, entendendo melhor o funcionamento da smart key, além de trabalhar com o apoio dos equipamentos adequados na hora de atender o cliente. Assim, você certamente poderá prestar serviços ainda mais qualificados.
E então, o que achou deste post? Deseja se manter informado sobre as tecnologias e novidades relacionadas ao dia a dia de um chaveiro automotivo? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!
COMPANHEIRO, nosso mal é esse, escrevese e falase muito e não se explica nada, quem esta lendo isso é porque precisa de alguma orientacão para um acidente, como perda da chave, o defeito da chave que é o meu caso, e preciso eliminar o equipamento, que no meu caso é um luxo desnecessário e incomodo, que se um bandido tivesse levado a moto, estava até mais barato e compensador. a honda não quer nem ver, eles não desenvolveram atendimento para isso e recomendam oficinas estranhas.
Gostei das explicações parabéns
Olá Josias, ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso conteúdo. Continue nos acompanhando por aqui! 😀
Fiquei imensamente Interessado em aprender.
Olá Manoel, tudo bem? Ficamos felizes em proporcionar a você mais conhecimento e informações, agradecemos por seu feedback. Qualquer dúvida estamos a disposição, grande abraço de toda nossa equipe!