Aprender a dirigir é uma tarefa mais difícil do que parece, mas, após algum tempo de prática, é algo que se faz com bastante facilidade. Por isso, é muito estranho encontrar dificuldades para manobrar e virar o veículo depois que se acostuma com a atividade. Geralmente, quando isso acontece, a situação não tem a ver com a capacidade de dirigir do motorista. Na verdade, a causa pode estar ligada a possíveis problemas na caixa de direção.
Como o próprio nome já dá a entender, a caixa de direção é o ponto central em que se determina o direcionamento das rodas e, consequentemente, do veículo como um todo. Em sua oficina mecânica, você já deve ter ouvido alguns motoristas reclamando de contratempos para guiar o veículo, ressaltando que ele está muito pesado ou algo assim. Nesses casos, é bem provável que o problema seja a caixa de direção.
Mas, para ter certeza, o ideal é entender como esse sistema funciona, quais falhas pode apresentar e como solucioná-las. E para ajudá-lo nessa tarefa, separamos aqui algumas informações que você vai precisar. Acompanhe!
O que compõe a caixa de direção?
Volante
Do ponto de vista do motorista, toda a direção do carro começa com o volante. E, de certa forma, isso é verdade, pois o sistema inteiro só muda sua direção quando essa peça gira. No entanto, para que o movimento do carro aconteça, ela precisa trabalhar em conjunto com outros elementos.
O volante não está diretamente ligado à caixa de direção. Esses dois componentes estão conectados por meio de uma coluna. Assim, quando o volante gira, a coluna faz o mesmo, passando esse movimento adiante.
Pinhão e cremalheira
Esses dois componentes são usados na direção mecânica — um modelo mais antigo. Ele é mais simples e direto, mas também coloca um peso maior nas mãos do motorista.
A coluna (mencionada no tópico anterior) é ligada à caixa por meio do pinhão. Seus dentes se ligam aos outros componentes da caixa, mudando a direção da força aplicada no giro do volante, para que ela possa ser transmitida às rodas de forma adequada.
A cremalheira, por sua vez, é uma peça muito simples, que lembra um trilho. Ela é a parte que vai transferir a força de giro do pinhão para as rodas das duas laterais. Quando seus dentes são empurrados, ela puxa os eixos das duas rodas, o que leva o carro a seguir para a esquerda ou para a direita.
Direção assistida
Esse componente não é encontrado em todos os tipos de caixa de direção, mas está cada vez mais comum em carros modernos. A direção assistida é um sistema que compensa a força exercida pelo motorista no volante, fazendo com que seja mais fácil girá-lo. Isso torna a direção bem mais confortável, prática e leve.
Essa assistência pode ocorrer por meio de um sistema elétrico, hidráulico ou por uma combinação dos dois. Basta olhar o manual do veículo para identificar qual das opções é utilizada ou perguntar ao cliente se ele fez alguma alteração mecânica no veículo.
Principais problemas na caixa de direção e como lidar com eles
Ruídos ao manobrar o veículo
Barulhos estranhos no motor ao dar partida ou frear o carro são sempre reconhecidos como um mau sinal para o funcionamento do veículo. Basta ouvir um estalo que o motorista preocupado já leva o automóvel para a oficina.
O grande problema é que esse é um sintoma genérico. Ele pode significar diversas coisas, desde um problema sério, até um simples ruído, que não indica necessariamente que há uma falha no veículo.
No entanto, se o barulho ocorre em alguma manobra, ao girar o volante ou levá-lo até o limite, então esse é um sinal mais claro de que a falha pode estar na caixa de direção.
Se for esse o caso, o ideal é abrir o veículo e verificar sua estrutura. É bem provável que seja apenas um problema de lubrificação entre as peças. Porém, também é possível encontrar algum defeito de encaixe na mangueira de pressão, por exemplo.
Trepidações no volante
É normal que o volante apresente alguma vibração, mas se ele treme mesmo quando o veículo está em baixa velocidade e com pouca potência, isso pode ser um forte sinal de problemas na caixa de direção. Nesse caso, o dano pode estar relacionado a um desgaste das próprias peças ou a uma manutenção malfeita.
Para resolvê-lo, comece fazendo o alinhamento dos eixos, além do balanceamento e calibração dos pneus. Em seguida, teste os resultados. Se a trepidação parar, é provável que a falha estivesse no alinhamento das rodas, e não na caixa de direção.
Direção com muita resistência
Esse é um dos problemas na caixa de direção que é bem mais evidente, já que o motorista vai sentir o volante mais pesado enquanto dirige. Uma direção muito dura dificulta bastante o trabalho de guiar o veículo, o que pode ser um grande problema para algumas pessoas. No mínimo, será um incômodo passar horas empurrando o volante de um lado para o outro.
Existem inúmeras causas para isso: desde o vazamento de óleo, até defeitos na bomba hidráulica de direção assistida. O ideal é começar verificando as possibilidades mais simples, como o nível do óleo, e seguir para problemas menos prováveis, enquanto a causa da falha não for encontrada.
Desajuste nas engrenagens
De todos os problemas na caixa de direção que o veículo do seu cliente pode apresentar, esse é certamente o mais comum. No entanto, pode ser que ele passe despercebido pelo motorista por algum tempo, o que dificultará a manutenção.
Identificar o tamanho e a natureza do desgaste pode ser bem complicado, pois todas as peças estão dentro da caixa. Assim, se não quiser desmontar tudo apenas para fazer uma verificação, o ideal é usar um scanner automotivo para realizar o diagnóstico. Dessa forma, você terá sinais mais consistentes antes de remover as peças do carro.
Com essas informações, você já deve estar se sentindo mais preparado para lidar com problemas na caixa de direção, certo? Se quiser continuar nos acompanhando e receber novidades em primeira mão, siga nossos perfis no Facebook, Twitter, YouTube e Google+.
meu vectra 98/99, quando viro a direçao para o lado direito, começo a desfazer a direçao, ele força para tomar a direçao para o lado contrario E VISE VERSA … anguem sabe mi einformar como resolver esta situacao – grato – se puderm me enviar uma mensagem no meu EMAIL agradeço
Foi muito bom.
tenho um fox ano 2017/2018 o meu volante ta fazendo um toc.toc mesmo com o mesmo parado o que fazer ja fiz o enbuxamento no setor e nao parou boa noite
estou com esse mesmo problema, vou para meu carro na segunda feira dia 18 de julho, me falaram que era um reparo na coluna de direção.
Meu Onix tá igual o prisma alguém conseguiu resolver?
Me ajudem
boa noite,tenho um problema na minha carrinha citroen berlingo 1.9 do ano 2002 que é virando o volante para ambos os lados faze um chiadeira e começa a ficar dura agradeço que me diga o que será obrigado
Também tenho o mesmo problema do Cobalt e do prisma em um Onix. Hj girei completamente o volante para um lado e para o outro 5 vezes com o carro ligado. Parece que deu uma melhorada. Ainda não sei se foi somente um paliativo.
Os amigos do prisma e cobalt resolveram o problema? Meu onix tá do mesmo jeito.
Tenho um Toyota fortunem 2012, ultimamente a direção do meu carro puxa para a direita e é um autêntico martírio fazer manobra. Tenho o veículo parado.
Tenho um Prisma 2017/2018 LTZ Automático, direção elétrica. percebi que a direção está com um problema. Pego no volante e começo a conduzir o veículo e sinto a direção dá saltos. Como se fossem folgas. Se faço pressão para direita ou esquerda lentamente a direção gira com saltos vázios. Sem o giro suave imperceptível que deveria ter (e que antes tinha). Até com o carro parado…motor ligado. Se coloco a mão no volante e tensiono para um lado ou outro. A direção (com o veículo parado e motor ligado) obedece o curso dando voltas curtas e espaçadas. Como se saltassem de uma posição para outra. O que achas que é?
Você resolveu seu problema? Parece que tenho o mesmo.
o meu cobalt ltz 2018 está apresentando o mesmo diagnostico do prisma do amigo denilson ai. como se fosse leves tremidas ao colocar pouca força. se eu manusear o volante normalmente ele nao apresenta isso, mas basta eu tencionar bem de leve que da para perceber isso.
Estou com o mesmo problema
Resolveu o problema amigo? Meu onix tá do mesmo jeito
estou com esse mesmo problema, vou para meu carro na segunda feira dia 18 de julho, me falaram que era um reparo na coluna de direção.
Pode passar óleo da direção hidráulica para o motor vw 9140 1997