No post de hoje, vamos explicar o funcionamento do osciloscópio automotivo e mostrar como esse equipamento é essencial para que a sua oficina atenda à demanda atual. Acompanhe!
Nos últimos anos, o avanço da tecnologia automotiva possibilitou o surgimento de diversas inovações no desenvolvimento de novos veículos. Para acompanhar esse progresso, o setor de reparação também passou a integrar novas ferramentas, conceitos e metodologias de trabalho.
Entre essas novas ferramentas, o osciloscópio automotivo é um dos principais equipamentos que o reparador precisa dominar. Com ele, fica muito mais fácil realizar diagnósticos precisos sobre qualquer falha nos sistemas embarcados dos veículos, que contam com cada vez mais sensores e circuitos integrados.
Saiba o que é o osciloscópio automotivo
Indispensável nas bancadas dos laboratórios de eletrônica, o osciloscópio já faz parte também do dia a dia dos profissionais reparadores automotivos. Sua função é medir os sinais elétricos e eletrônicos de um circuito, exibindo em uma tela gráficos que facilitam a interpretação das informações.
A partir do gráfico, é possível obter dados da tensão registrada ao longo de um período, sendo que o eixo x representa o tempo e o eixo y informa a quantidade de volts. Os diversos comandos existentes no osciloscópio permitem a regulagem do sinal, para que ele seja exibido da maneira mais conveniente na tela do equipamento.
Essas características permitem que o osciloscópio seja utilizado em uma infinidade de aplicações, como no reparo dos sistemas eletrônicos presentes nos veículos.
Essa ferramenta é tão versátil que um profissional plenamente habilitado é capaz de utilizá-la no lugar de diversos outros equipamentos de finalidade específica. Isso representa mais agilidade e, até mesmo, menos custos operacionais para uma oficina mecânica.
Entenda a diferença entre osciloscópio automotivo e multímetro
É provável que você esteja se perguntando quais as diferenças e, principalmente, vantagens do osciloscópio automotivo em comparação ao tradicional multímetro digital, não é mesmo?
Na prática, o multímetro atende bem situações em que é preciso verificar circuitos em situações estáticas, ou quando as alterações na leitura ocorrem de maneira gradual. Por isso, o multímetro é mais efetivo quando os testes são feitos com o motor desligado ou para detectar algum defeito pontual nos componentes.
Por sua vez, o osciloscópio automotivo é capaz de examinar o funcionamento do circuito em situações dinâmicas, em que as avarias acontecem de maneira intermitente. Ele pode ser utilizado tanto em testes de baixa tensão, como nos sistemas eletrônicos, quanto em tensões mais elevadas, da mesma maneira que ocorre no momento da ignição.
Com a exibição do registro ao longo do tempo, o profissional pode identificar o período exato em que um componente apresenta falhas e desenvolver o melhor plano de ação para resolver o problema.
O equipamento também permite que os dados sejam armazenados e transferidos para uma memória externa, de onde ele pode ser impresso ou descarregados em um computador. Isso facilita a análise das formas de onda de maneira pormenorizada, aumentando a precisão do diagnóstico.
Conheça 5 dicas para utilizar o osciloscópio automotivo
A essa altura, não restam mais dúvidas sobre a importância do osciloscópio automotivo nos reparos realizados em sistemas elétricos e eletrônicos dos veículos. No entanto, seu uso ainda provoca algumas dúvidas entre os profissionais.
Para te ajudar a explorar ao máximo os recursos oferecidos por essa ferramenta, separamos 5 dicas de utilização que vão fazer toda a diferença na hora de operar o osciloscópio.
Conecte os cabos corretamente
Em um osciloscópio, existem ao menos duas portas de entrada para o sinal elétrico. A ponteira preta deve ser conectada ao condutor terra do circuito, que será analisado, enquanto o terminal vermelho é colocado em um ponto intermediário.
Se a intenção é buscar pelas causas de um defeito, o reparador deve procurar pelo componente que está causando a interrupção do sinal. Muitas vezes, todo um sistema tem seu funcionamento comprometido por falhas em um único componente, e o osciloscópio ajuda a encontrá-lo rapidamente.
No caso de manutenções preditivas, cujo objetivo é se antecipar às ocorrências de falhas, o objetivo deve ser a busca por padrões diferentes do esperado para cada componente. Dessa forma, o profissional pode proceder análises mais aprofundadas a fim de evitar o qualquer defeito futuro.
Identifique as informações apresentadas
Como você já sabe, a principal informação que pode ser extraída do osciloscópio é a tensão, em volts, existente no sistema. Esse dado é obtido verificando a amplitude do sinal gerado em relação à escala vertical do visor.
Na linha horizontal, o equipamento mostra o comportamento da tensão em função do tempo. Essa escala pode ser ajustada em milissegundos (1 segundo/mil) ou em microssegundos (1 segundo/um milhão), dependendo do segmento de onda que se pretende observar.
Além desses parâmetros, o osciloscópio permite que o profissional identifique a frequência (Hz) do sinal, ou seja, quantas vezes a oscilação se repete dentro de um período de tempo.
Verifique mais de um sinal ao mesmo tempo
Alguns equipamentos mais modernos permitem a exibição de dois ou mais sinais de maneira simultânea em seu visor.
Esse recurso permite a comparação entre sinais de pontos diferentes de um mesmo circuito, seja pela exibição de cada um deles em uma seção do visor ou pela sobreposição dos dois sinais.
Veja os testes que podem ser realizados
À medida que os circuitos embarcados dos veículos são equipados com cada vez mais componentes eletrônicos, o osciloscópio automotivo passa a ser empregado em diversos testes. Entre os procedimentos mais tradicionais, podemos citar os testes de compressão, de bateria e de alternador.
O funcionamento dos diversos sensores e atuadores espalhados pelo veículo também pode ser colocado à prova com o auxílio do osciloscópio.
Utilize em conjunto com o scanner automotivo
Um dos principais responsáveis por agregar componentes eletrônicos aos veículos é o sistema de injeção eletrônica. É por isso que o scanner é um grande aliado do osciloscópio na hora da manutenção.
Como você já deve saber, o scanner é capaz de acessar a memória interna do módulo de injeção, exibindo os registros de falhas para orientar os ajustes necessário. Além disso, o aparelho ainda pode alterar e restaurar os parâmetros de funcionamento originais.
Com essas duas ferramentas em mãos, o profissional estará muito mais capacitado para lidar com qualquer problema envolvendo a parte elétrica e sistemas eletrônicos de um veículo.
É claro que o manejo desses equipamento requer conhecimentos teóricos e práticos por parte do reparador. Por isso, aproveite agora para descobrir a importância de se manter atualizado e capacitado no mercado de reparação!
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Qual a diferença entre um osciloscópio automotivo e um osciloscópio comum?
Olá Caio! Osciloscópio automotivo é necessário a ajuda de um notebook pois ele não possui visor. Já o osciloscópio comum possui.
Espero ter ajudado. Abraços.
Muito bem explicado deu pra entender tudo
Olá Nelson! Obrigado pelo feedback, ficamos muito felizes, amigo!
show, explicação boa.
Olá Maksuel, tudo bem? Agradecemos e ficamos muito felizes com seu feedback. Um grande abraço amigo! 😀
Joia bom. Demais
Olá Flávio, tudo bem?
Obrigado pelo elogio!!
Grande abraço.