Um dos objetivos de vários pequenos empreendedores é começar a expandir seus negócios, tornando-se médios e eventualmente grandes empresários. O caminho mais comum adotado por estes profissionais é abrir mais uma filial para seus negócios, como uma segunda loja ou mais um ponto para oferecer serviços de chaveiro, por exemplo. Mas é importante notar que nem todos sabem como abrir uma filial de sucesso.
A expansão de qualquer empresa pode ser problemática, especialmente para os menos experientes. Uma pequena série de erros de investimento e decisões precipitadas podem colocar um negócio próspero e estável em risco.
Para evitar esse tipo de situação, separamos 4 dicas para quem deseja aumentar seu pequeno empreendimento. Acompanhe:
1- Garantir que o atual negócio esteja funcionando
Mais importante do que saber como abrir uma filial, o empreendedor precisa saber como manter seu estabelecimento principal aberto. Adquirir mais um ponto e ter que administrar novos colaboradores enquanto a primeira unidade não está funcionando adequadamente não é uma boa ideia.
Sem falar que, se o novo local não render o esperado, será necessário ter uma base sólida para reerguer seu negócio novamente.
Outro motivo para isso é avaliar a qualidade da administração da empresa. Se o seu negócio atual não está dando lucro o suficiente, não é possível esperar mais do segundo. Em vez de apressar uma expansão, pare para avaliar o que pode ser melhorado.
Uma vez que tudo começar a dar certo, aí sim você pode pensar em como abrir um segundo braço para aumentar a receita.
2- Reúna recursos financeiros e humanos
Abrir uma loja ou um segundo ponto para atender mais clientes é um investimento pesado. Criar um estoque, montar um sistema de controle, contratar novas pessoas, divulgar: tudo pode ser muito trabalhoso e caro. Iniciar um novo negócio exige uma série de recursos já destinados a isso.
Não basta começar o investimento e esperar que o rendimento mensal do seu negócio vá cobrindo as despesas aos poucos. Pode ser que um mês ruim se aproxime e tudo desmorone. Vale mais começar a poupar o dinheiro para depois fazer o investimento completo.
O mesmo vale para os recursos humanos. Contratar toda uma nova equipe para o dia da inauguração não é uma boa estratégia. Esses novos colaboradores, por melhor qualificados que possam ser, não terão a mesma experiência nem a confiança daqueles que estão no negócio há mais tempo.
Quando pensar em como abrir uma filial, não se esqueça de apontar os mais experientes e dedicados do seu time para cargos de gerência e afins.
3- Estude o novo local e a sua clientela
Cada filial do seu negócio precisa estar no lugar certo para receber seus clientes. Isso significa: baixo índice de concorrência, ponto com boa circulação e fácil acesso, bairro com poder aquisitivo consistente com seu produto, entre outros. Avalie cada uma dessas características antes de escolher o seu novo ponto.
4- Esteja prevenido para qualquer fatalidade
Como já foi mencionado, ao pensar em como abrir uma filial, você também deve considerar no pior cenário possível. Isso inclui perda total de mercadoria, falta de clientes, queda súbita do mercado, etc.
Para essas situações, é importante ter um plano B, com um fundo reserva já preparado ou um meio de minimizar o prejuízo, liquidando toda a mercadoria e o imóvel. Pode parecer uma visão pessimista, mas esse tipo de filosofia pode determinar o sucesso final dos seus negócios.
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