Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Segmentos Autos

6 mudanças que a injeção eletrônica trouxe para oficinas

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
7 de novembro de 2023
in Autos, Dicas, Diesel, Motos
18.1k
3
6 mudanças que a injeção eletrônica trouxe para oficinas
21.4k
SHARES
56.4k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

A injeção eletrônica chegou ao Brasil somente no final dos anos 1980. Aos poucos, o novo sistema foi aposentando os carburadores na década seguinte até essa peça virar história em carros mais antigos e alguns modelos de motocicletas. Com essa mudança, as oficinas precisaram se adaptar à análise de sensores e sistemas eletrônicos e digitais dos módulos de injeção em vez do ajuste fino dos elementos mecânicos do carburador.

Veja o que mais a chegada da injeção eletrônica trouxe de novo e como isso mudou o serviço das oficinas:

[the_ad id=”16819″]

Carburador

Por mais de um século, esse sistema foi o responsável por coordenar a entrada ideal da mistura ar e combustível no cabeçote do motor. Os motores a explosão funcionam com a conjugação da mistura líquida e gasosa e uma centelha, que queima essa mistura e move os pistões no cabeçote. Porém, os carburadores não garantiam uma mistura homogênea, influenciando no consumo de combustível e emitindo grandes quantidades de poluentes.

Transformação

Inicialmente, os dispositivos eletrônicos de injeção de combustível faziam a mistura em apenas um dos cilindros. Até então inovadora, a injeção monoponto já contribuiu para diminuir as emissões de gases para a atmosfera, mas não influenciou de forma significativa no consumo do automóvel. A entrada de elementos eletrônicos nos motores já sinalizava uma mudança que influenciaria no trabalho dos mecânicos em todo mundo.

Aprimoramento

As preocupações com as emissões de poluentes chegariam às oficinas, já que os sistemas de injetores passaram por ainda mais transformações. Em 1997, os sistemas de injeção multiponto, com um injetor para cada cilindro, conseguiram atender às expectativas de poluição ambiental e os carburadores foram definitivamente aposentados nos processos de fabricação de automóveis.

Novas tendências

Em poucos anos, as transformações nos sistemas injetores já atingiram novos patamares. Das injeções monoponto às multiponto, atualmente alguns modelos já começam a utilizar sistemas de injeção direta da mistura no motor. Essas novidades podem diminuir a perda de combustível nas válvulas, beneficiando o consumo, melhorando o desempenho e diminuindo as emissões.

Técnicas

Em vez de usar os sentidos para dar o melhor ajuste para o carburador, diversos sensores instalados no motor e em outras partes dos veículos passam a fornecer informações para o módulo. A leitura eletrônica dessas informações alterou o modo de trabalhar dos mecânicos, que tiveram de se especializar ainda mais. Apesar das partes físicas da injeção eletrônica terem evoluído pouco ao longo dos tempos, os softwares de mapeamento e de rastreamento do motor deram mais inteligência aos motores, mudando também o perfil do profissional automotivo.

Diferenças

Ao contrário dos carburadores, que necessitavam de limpezas periódicas e de regulações constantes para funcionar sem impurezas, os sistemas de injeção raramente precisam de uma manutenção mais severa. Ocasionalmente, os bicos injetores precisam ser observados, mas numa intensidade bem menor que os carburadores.

O controle analógico dos carburadores deu lugar ao controle inteiramente digital dos módulos de injeção eletrônica, que fez as oficinas ficarem ainda mais tecnológicas.

Especialização

Com as constantes transformações e evoluções nos sistemas injetores — ainda mais após a invenção dos carros com tecnologia flex —, a necessidade de estar sempre atualizado é importante para garantir o melhor atendimento possível para os donos de veículos, já que os próprios módulos e softwares de injeção eletrônica são constantemente aprimorados.

[the_ad id=”16819″]

Curtiu essas dicas? Aprenda também sobre a regulagem dos freios de veículos diesel pesados e deixe sua oficina mais preparada!

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Tags: atendimento ao clienteAutomotivoBlogcapacitaçãoChiptronicclientesDicasDúvidasfidelização de clientesgestãoInjeção Eletrônicamecânicosoficina mecânicaoficinas automotivasserviçosTecnologiaTreinamentovendas
Previous Post

Equipamento para codificação de chaves aumenta seus lucros?

Next Post

12 formas de aumentar seus lucros com reparação de módulos

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
12 formas de aumentar seus lucros com reparação de módulos

12 formas de aumentar seus lucros com reparação de módulos

Comments 3

  1. Igor says:
    5 anos ago

    Boa noite.

    Meu nome é Igor Baptista.
    Tenho uma toyota hilux 2014 vvti 2.7 de caixa automática.Queimou recentemente a placa electrónica e substitui por outra.Mas até ao momento o carro ficou mais lento. O desempenho e forçá que tinha na posição 3D passou para a 2e L.Já tentei reiniciar tirando o cabo da bateria porv10 minutos e o problema continuar.Já mudei a bomba de gasolina por duas vezes e mesmo assim nada.Preciso de ajuda.

    Responder
  2. Pingback: Motores Yamara - Chiquinho Náutica
  3. José Maria da Cruz says:
    5 anos ago

    Muito boa noite. Estava lendo sobre a injeção eletrônica e gostei muito das explicações. Gostaria de me aprofundar , pois pretendo montar uma oficina de reparos!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×