Não é de hoje que a tecnologia vem trazendo novas funcionalidades para os automóveis. A forma como damos partida ou abrimos as portas, por exemplo, já não é a mesma faz alguns anos. Isso se deve à criação da chave codificada, novidade responsável por tornar os carros de hoje mais seguros.
Ao mesmo tempo, surgiu uma demanda por manutenção e reparo que não existia antes. Isso porque era muito mais simples lidar com as chaves comuns, uma vez que elas não contêm códigos associados à ignição do veículo para iniciar o funcionamento do motor.
Tendo em vista esse cenário, os chaveiros automotivos de hoje em dia devem se esforçar para se adaptar a essa importante mudança. Profissionais que já trabalham com cópia de chave automotiva codificada praticamente não têm encontrado concorrência no mercado devido à falta de mão de obra capacitada para atuar nesse segmento.
No post de hoje, reunimos algumas dicas que você precisa saber sobre cópia de chave automotiva codificada. Confira:
Saiba como funciona uma chave automotiva codificada
Dentro da chave codificada existe um dispositivo chamado transponder. Nele, está inserido um código responsável por liberar a ignição do carro no momento da partida. Sem ele, ou se utilizar uma chave com outro código, o carro não vai ligar.
No painel de alguns modelos de veículos é possível identificar uma luz que indica a realização da leitura do código. Depois da partida a luz se apaga, o que significa que o procedimento foi realizado da maneira correta.
Na ocasião de realizar uma cópia da chave o motorista deve ter em mãos o código inserido no transponder. Geralmente, o número do código está inscrito em um cartão entregue ao proprietário assim que o carro sai da concessionária.
[the_ad id=”17074″]
Caso a pessoa tenha perdido este cartão, é possível solicitar o número junto à concessionária (deve ser paga uma taxa para isso).
Entenda como acontece a oferta do serviço
Muitas montadoras limitam a realização do serviço de cópia da chave codificada às oficinas mecânicas credenciadas pela marca. De certa maneira, isso representa um impedimento para quem pensa em atuar nesse segmento do mercado.
No entanto, o que percebemos é que essa restrição tem diminuído consideravelmente. Isso tem a ver com o processo, muitas vezes, demorado de acionar uma oficina autorizada somente para obter a cópia da chave. Os motoristas não querem e não podem esperar tanto!
Tendo em vista esse cenário, mecânicos e chaveiros vêm se especializando para dar conta de uma demanda crescente por cópias de chaves codificadas fora das concessionárias.
Além disso, por se tratar de um tipo de serviço muito mais específico do que as chaves tradicionais, o retorno financeiro é maior. Isso tem demonstrado na prática o quanto vale a pena atuar nesse segmento.
Conheça as vantagens de trabalhar com a chave codificada
Para o chaveiro que pensa em se destacar nesse segmento de chaves codificadas, especializar-se é o caminho. Quanto maior for a sua capacitação, maiores as chances de você conquistar e fidelizar um grande número de clientes.
Isso porque, como já foi mencionado, este é um segmento ainda em formação e o número de profissionais fora das concessionárias e oficinas autorizadas habilitados para trabalhar com chaves codificadas é pequeno.
Como pudemos acompanhar no post de hoje, é importante estar em constante atualização para acompanhar as novidades dos novos automóveis. Nesse sentido, a cópia de chave automotiva codificada é um segmento que merece ser melhor observado pelos chaveiros.
Estamos falando de uma demanda de trabalho que não para de crescer e que tem remunerado bem em função da alta especialização exigida para o trabalho. Não deixe para amanhã a sua capacitação!
Siga-nos em nossas redes sociais e fique pro dentro das dicas de capacitação para atuar nesse segmento!
[the_ad id=”17074″]
Boa tarde perde meu cartao com os códigos e perde a chave tbem o que fazer
Saudacoes,
Estou interessado numa formacao
Olá Jamal, tudo bem? Em breve entraremos em contato com você, para esclarecer suas duvidas. Grande abraço!