A manutenção periódica da vela de ignição da moto não pode ser ignorada ou esquecida, já que ela é um componente essencial para o funcionamento e o bom desempenho do motor. Ainda mais porque, diferentemente dos carros, muitas motos funcionam somente com uma única vela.
Isso acontece porque os motores das motocicletas são mais compactos e todos os seus componentes são otimizados. Se pelo lado da economia de espaço é uma vantagem, por outro, acaba forçando todas as peças a trabalharem em condições mais severas.
Enquanto nos carros há três, quatro, ou até mais cilindros com suas velas respectivas, uma boa parte das motocicletas de baixa cilindrada trabalham somente com um cilindro e uma vela de ignição. Assim, qualquer problema nela será motivo para o mau funcionamento do motor e sua parada repentina.
Portanto, a manutenção periódica é importantíssima para que o motociclista não tenha problemas. Abaixo, falaremos mais sobre isso. Confira!
Quando fazer a revisão da vela de ignição
A manutenção periódica da vela de ignição de uma motocicleta começa com uma revisão frequente. No geral, recomenda-se a verificação a cada 3.000 km rodados ou seis meses de uso, o que vier primeiro, observando também as condições da vela, que podem dizer bastante sobre o funcionamento do motor.
É necessário verificar se não há corrosão nos terminais e eletrodos, se não estão fundidos e se não há trincas no isolador. Fuligem, óleo queimado ou outras impurezas na carcaça, no isolador ou nos eletrodos danificam a vela e podem indicar queima incorreta do combustível ou problemas com a lubrificação do motor.
Se, no entanto, houver apenas uma mancha de cor levemente amarronzada na base do isolador, não há motivos para se preocupar. Essa mancha é resultado natural da corrente elétrica junto aos vapores do motor e não prejudica seu funcionamento.
Além da troca necessária, se algum problema for encontrado, é preciso, também, substituir a vela de ignição preventivamente.
Quando substituir a vela de ignição
Os períodos de substituição preventiva variam conforme o modelo da peça, pois cada vela possui especificações e vida útil diferentes, a depender do motor e do tipo de uso para os quais ela foi projetada.
Assim, o melhor é conferir no manual do proprietário da motocicleta as recomendações para a troca das velas ou, se ele não estiver disponível, junto ao fabricante da peça. Esse período geralmente varia em torno de 10.000 a 12.000 km rodados.
A substituição preventiva da vela de ignição é importante para que o motor esteja sempre em bom funcionamento, antes que algum problema ocorra por conta do desgaste natural da peça.
Confira os principais problemas relacionados a uma vela danificada.
Principais problemas relacionados à vela de ignição
O problema mais comum é relacionado ao desgaste normal da peça, quando ela deixa de ser substituída e a corrosão natural do eletrodo faz com que a faísca não seja mais suficiente. Assim, a moto apresentará dificuldades na aceleração e para dar a partida.
Essas dificuldades são, inclusive, problemas corriqueiros relacionados a uma vela danificada, principalmente por uso de combustível de má qualidade. Mas falhas durante a marcha lenta e perda de potência do motor também indicam problemas e pedem uma revisão imediata com substituição da peça, pois podem levar a danos mais sérios no motor.
Como vimos, a vela de ignição é componente essencial para o funcionamento do motor de uma motocicleta. Nesses veículos, ela é utilizada em condições extremas e qualquer problema relacionado a ela pode levar a falhas e à parada total da moto.
Por isso, é preciso orientar os clientes quanto à manutenção periódica e à realização das revisões.
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