O controle da emissão de poluentes vem ditando os novos métodos e conceitos aplicados na reparação automotiva nos últimos anos. Nesse cenário, a análise de gases passou a ter grande importância nas oficinas e a exigir constante atualização dos mecânicos profissionais.
Preparamos este post para explicar quais são os principais gases emitidos pelos motores automotivos e como sua análise é fundamental para um diagnóstico e reparo bem executados. Acompanhe:
Conheça os gases emitidos pelo motor do carro
Reduzir as emissões de gases poluentes dos motores automotivos se tornou uma questão de saúde pública. Muitos dos elementos liberados no meio ambiente com a queima dos motores são responsáveis por diversas doenças, problemas respiratórios e queda na qualidade de vida das grandes cidades.
Entenda melhor sobre os principais gases poluentes:
Monóxido de carbono (CO)
Este é um dos gases mais prejudiciais à nossa saúde. Ele reduz a capacidade do sangue transportar oxigênio, o que pode causar tonturas, vertigens e asfixia. Em contato com a corrente sanguínea, se transforma em CO2 (Dióxido de carbono), podendo agravar problemas cardíacos e respiratórios.
Apesar de ser produzido por todos os veículos, os programas de redução de emissões, como o PROCONVE, reduziram a emissão de monóxido de carbono em 90% nos últimos anos.
Óxido de nitrogênio (NOx)
Emitido principalmente por motores diesel, esse gás provoca grande irritação e desconforto respiratório, como ardências no nariz, nos olhos e nas mucosas. Ele também agrava problemas cardíacos e afeta a imunidade do corpo. Seus níveis de redução também foram drasticamente reduzidos com os programas de controle.
Hidrocarbonetos (HC)
Além de provocarem irritações e dificuldade respiratória, esses gases também são potencialmente cancerígenos. Podem ser emitidos por motores a gasolina, álcool ou diesel.
Componentes que ajudam a controlar a emissão de gases
Existem dois componentes presentes nos veículos que são responsáveis por controlar a emissão de gases. O catalisador e o sensor de oxigênio (O2), também conhecido como sonda lambda.
O catalisador fica localizado na parte de baixo do carro, entre o motor e o silenciador. Sua função é converter os gases nocivos que sairiam pelo escapamento em substâncias inofensivas. Ele é obrigatório em todos os veículos no Brasil desde 1997.
Trabalhando em conjunto com o sistema de injeção eletrônica, o sensor de oxigênio também é fundamental para a redução na emissão de poluentes. Ele analisa os níveis de oxigênio presente nos gases produzidos pelo motor e envia essas informações para a Unidade de Controle Eletrônico (UCE) do sistema de injeção.
Por sua vez, a UCE otimiza a mistura entre ar e combustível, a fim de melhorar a relação entre consumo e emissão de gases.
A análise de gases na reparação automotiva
Lidar com análise de gases já é uma realidade no ramo de reparação automotiva. Detectar os níveis de emissão de CO2, por exemplo, é essencial para um diagnóstico preciso.
Um motor funcionando em condições próximas do ideal apresenta emissão de dióxido de carbono acima de 12%. Do mesmo modo, altos índices de oxigênio (O2) pode ser um indicativo de mistura pobre no motor.
Já a elevada presença de hidrocarbonetos indica que algumas partículas de combustível não foram queimadas na câmara de combustão, traduzindo-se em alto consumo.
A análise de gases é fundamental para o mecânico profissional que trabalha com motores à combustão, por isso, é preciso manter-se atualizado para oferecer um bom trabalho e se destacar da concorrência.
Contudo, essa realidade pode mudar dentro de alguns anos, com a expectativa de popularização do carro elétrico, que não emite poluentes. Para entender melhor o assunto, leia o nosso post e conheça mais sobre as diferenças e vantagens do motor elétrico!