A moto é um dos meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros, no entanto, nem sempre os donos cuidam dela como deveriam. Alguns erros simples do cotidiano de muitos motociclistas podem prejudicá-la e, normalmente, o problema aparece quando menos se espera.
Pilotar com segurança e aumentar a durabilidade do veículo é o que todo piloto deseja. Mas você sabe quais erros mais comuns pode cometer para prejudicar a mecânica e o funcionamento?
Fique atento a algumas dicas importantes para evitar prejudicar a moto e para que você pilote com segurança. Confira:
1 – Pilotar com a mão sobre a embreagem
Vários motociclistas têm o hábito de pilotar com a mão sobre a embreagem durante todo o trajeto. Isso aumenta muito o desgaste e pode fazer com que você precise trocá-la antes do esperado. É importante saber usá-la de acordo com o funcionamento do motor e deixá-la livre quando não precisar trocar a marcha.
2 – Andar com pneus vazios
Andar com pneus vazios pode ser ainda mais prejudicial para a motocicleta do que para os carros. Quando ficam murchos, eles podem furar com muito mais facilidade.
Além disso, por conta de buracos que podem aparecer na estrada, a carcaça do pneu pode ficar muito prejudicada, fazendo com que seja necessário adquirir um novo por conta de um simples descuido. Portanto, sempre faça a calibragem e evite dor de cabeça.
3 – Não checar o nível de óleo
Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.
4 – Carregar peso em excesso
Os amortecedores são produzidos para suportarem um peso específico. Dessa forma, não é indicado forçar sua motocicleta com muito peso de bagagem. Se precisar levar uma carga muito grande faça várias viagens e evite transtornos e gastos futuros.
5 – Deixar de verificar os freios
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não se lembram de verificar os freios da motocicleta. Nunca espere eles darem sinais de defeito para trocá-los. Além de perigoso, ignorar os freios pode custar caro e prejudicar a moto.
6 – Não conferir as velas
As velas precisam ser substituídas a cada 5 mil quilômetros, mas elas costumam ficar bem esquecidas pelos donos de motocicletas. Fique atento para mantê-las novas e garantir o bom funcionamento do motor.
7 – Esquecer a manutenção das correntes
O cuidado com a corrente é de grande importância para manter a transmissão com bom funcionamento — a boa manutenção dessa peça consta em mantê-la limpa e aplicar um lubrificante de qualidade. É importante também verificar uma possível folga, principalmente em caso de troca da roda traseira.
No manual da motocicleta deve constar com qual frequência é necessário lubrificar a corrente, porém, fatores como clima, uso constante e local em que a moto fica guardada podem influenciar na necessidade de troca. A dica, neste caso, é: sempre parar e observar cada detalhe com atenção.
Esses são alguns exemplos dos erros do dia a dia que podem prejudicar a moto. É sempre importante manter a manutenção da sua motocicleta em dia e buscar mecânicos qualificados para mantê-la em ordem. Mantenha-se atualizado para melhorar cada vez mais seu atendimento e manter a confiança de seus clientes.
Compartilhe nos comentários dúvidas que você tenha sobre manutenção de motocicletas e os cuidados básicos necessários!