Quem é dono do próprio negócio sabe que fazer a administração da empresa é um dos desafios que mais exigem preparo e seriedade. Existem diversos problemas de fazer a sua empresa desandar, mas alguns cuidados são fundamentais para não deixar que isso ocorra com facilidade.
Confira agora 7 dicas de administração que se provam essenciais para o bom funcionamento de um negócio.
Planejamento é fundamental
O planejamento estratégico para uma empresa funciona como um plano de ações, algo que guiará os processos adotados internamente e também a relação com os clientes. Fazer o planejamento do trabalho é um primeiro passo para alcançar seus objetivos (lembre-se que toda empresa deve ter um objetivo, uma missão, algo que motiva o trabalho e para qual os resultados são orientados).
Feito o plano estratégico, é hora de realizar um plano de ação, que nada mais é do que a aplicação de tudo aquilo que já foi pensado.
Informatização
Atualmente, as empresas estão cada vez menos analógicas e mais digitais. Ao longo dos últimos anos, foram surgindo diversas soluções tecnológicas para a administração das empresas. Não deixe de investir em sistemas de gestão integrada e sistemas de relacionamento com o cliente. Esses programas são capazes de concentrar todos os dados captados durante o funcionamento da empresa (como cadastro de clientes, histórico de compras e vendas, média de tempo para as entregas, etc.) e auxiliar os gestores na administração do negócio.
Controle e metas
Para conseguir mensurar se suas ações estão sendo proveitosas para a empresa, é preciso fazer um controle do rendimento e estabelecer algumas metas. Essas formas de acompanhamento de resultados vão fazer com que os administradores fiquem frente a frente com o histórico de rendimento da empresa, algo que pode ajudar no momento de avaliar o que deve ser melhorado e o que está dando certo.
Não misture finanças
Esse é um erro fatal cometido por gestores-proprietários de um negócio: a mistura das finanças da empresa com as finanças pessoais. Abandone velhos hábitos de completar seu caixa para as necessidades do cotidiano com o dinheiro da empresa — e vice-versa.
Separe seus rendimentos — se preciso, estipule um salário para você — e não permita que essas intromissões nas finanças empresariais fiquem fora de controle e prejudiquem a gestão do seu negócio.
Invista em comunicação
A comunicação empresarial, o marketing e a publicidade foram criados visando ampliar a abrangência de marcas e empresas junto ao seu público-alvo. Não deixe de investir numa maneira eficiente de divulgar seu negócio e não se esqueça de que é preciso ter presença online, o que significa que é importante ter meios de comunicação nas redes sociais, fóruns e sites.
Mapeie a concorrência
Para entender o fluxo de clientes e ampliar o faturamento, é fundamental que o gestor conheça seus concorrentes. Não deixe de buscar informações comparativas e fique de olho aberto para novas ideias e processos que funcionam bem. Não encare a concorrência como um inimigo, mas sim como um colega, assim é possível trocar experiências!
Ouça seu cliente
Como dissemos, a comunicação é fundamental, mas não se trata de uma via de mão única na qual você apenas divulga seu produto ou serviço. Ouça seus clientes, faça pesquisas de qualidade e satisfação e entenda onde seu consumidor vê falhas em seu negócio. Esse exercício pode ajudar muito a reparar erros e gerar novas ideias.
Essas são algumas dicas de administração que podem ser úteis para a gestão do seu negócio. Quer saber mais? Confira também nossas 5 dicas financeiras empresarias para um chaveiro!
Gostei das dicas
eu abri meu negócio agora
Olá Moises,
Desenhamos boa sorte em seus negócios, e se precisar de ajuda conte conosco!
Abraço.
Empreendedor ? Descubra o Simples Assim! Dicas de administração para pequenos empreendedores.