Manter um rígido controle sobre os veículos é uma das principais preocupações de quem administra uma frota. E essa preocupação não se limita à gestão de grandes empresas, mas interessa também aos pequenos empreendedores do setor logístico.
Isso faz com que exista uma grande demanda por serviços de instalação e reparo de rastreador de caminhão, um dos principais equipamentos de controle do gestor. Se você já tem uma oficina e pretende expandir a atuação no mercado, investir na capacitação da sua equipe para atuar nessa área pode ser uma grande oportunidade.
Fizemos este artigo para mostrar qual é a importância do rastreador de caminhão, como ele funciona, como você deve se preparar para atender a essa demanda e outras coisas mais. Continue a leitura e confira!
Por que o rastreador de caminhão é tão importante?
Melhora a administração da frota
Acompanhar os deslocamentos dos caminhões de maneira remota é uma excelente maneira de aumentar a agilidade das entregas e o controle dos custos de operação. Esse recurso permite acompanhar o embarque de cargas, escolher os melhores trajetos e definir limites de velocidade de tráfego dos veículos.
Quando os carros da frota não estão bem-coordenados, pode ser que algumas entregas atrasem ou até mesmo que sejam esquecidas. Com o sistema de rastreamento você poderá agendar melhor cada entrega e minimizar o custo envolvido em cada atividade.
Dá mais segurança para os veículos e motoristas
Além do ganho operacional, o rastreador de caminhão é um grande aliado na proteção do patrimônio. Em caso de roubo, é possível utilizar as orientações do rastreador a fim de recuperar o veículo — com o auxílio das autoridades competentes, é claro. Muitas vezes, apenas a indicação visual de que o caminhão é rastreado é suficiente para frustrar as intenções dos bandidos, aumentando a segurança de quem trabalha nas estradas.
O mesmo vale em caso de acidentes. Quando o veículo é danificado e o motorista fica em situação de risco, o sistema de rastreamento pode sinalizar que algo está errado e acionar a empresa rapidamente. Dessa forma, o resgate pode ser acionado com mais agilidade e minimizar possíveis riscos.
Quais são as tecnologias de localização disponíveis?
Dependendo dos recursos disponíveis no rastreador, é possível monitorar ainda o nível de combustível, a temperatura do motor, o fechamento das portas e ainda bloquear o funcionamento do caminhão à distância. Isso tudo contribui bastante para a segurança do veículo e do motorista.
Para ter acesso a essas informações é importante que você conheça também as opções tecnológicas disponíveis. As principais delas são:
Sistema de Posicionamento Global (GPS)
O método mais comum para informar a exata localização do caminhão é o GPS. Um módulo instalado no veículo é responsável por captar os sinais de satélite com dados a respeito de localização, direção e velocidade. Essas indicações são enviadas para centrais de informações via satélite, rádio ou celular para que possam ser consultadas em tempo real por meio da internet.
Para calcular a posição do veículo corretamente são utilizados de 3 a 4 satélites, os quais podem medir a distância entre si e em relação ao aparelho que emite o sinal. Com base nesses valores e em alguns cálculos o sistema pode definir a posição de um veículo na superfície do planeta.
Essa é uma das opções mais práticas para utilizar o rastreamento de caminhão, pois é compatível com aparelhos comuns do dia a dia, como celulares e computadores domésticos. Com ele, o gestor pode monitorar sem dificuldade alguma todas as atividades do veículo de qualquer lugar que esteja.
Radiofrequência
Infelizmente não é toda estrada no mundo que recebe um bom sinal de internet. Especialmente se o veículo passa por locais com muita vegetação e outras coisas que podem bloquear o sinal de longo alcance. Nesses casos a localização por radiofrequência é a melhor alternativa.
Ela funciona com um método um pouco diferente do GPS. Em vez de usar um satélite como central de processamento, ele utiliza um conjunto de 3 antenas receptoras próximas. A partir da distância entre elas é possível calcular a posição correta do veículo no mapa.
Sua principal vantagem é que ele é mais durável, pois sofre menos interferência de outras fontes de sinal. Além disso, ele tende a funcionar bem mesmo quando o veículo está no subsolo ou áreas com mata densa. Uma opção muito segura em locais onde há alta voltagem ou por onde muitas ondas de sinalização precisam passar constantemente.
Qual é a melhor opção?
A escolha entre o rastreador de caminhão por GPS ou por radiofrequência depende bastante da necessidade do usuário. Para quem circula por território nacional, em que há bastante cobertura para as operadoras nacionais, o modelo de radiofrequência é mais recomendado e tem cobertura mais estável. Por outro lado, para quem precisa sair da área de cobertura do sistema de localização, o GPS é mais seguro, pois tem alcance global.
Claro que muitos rastreadores disponíveis no mercado utilizam os dois tipos de tecnologia disponível, já que isso evita problemas quando não for possível utilizar um dos métodos. Sempre verifique a preferência do cliente e as condições específicas de instalação antes de fazer o processo.
Como é feita a instalação do rastreador?
A instalação de um rastreador de caminhão é um procedimento que envolve conhecimentos sobre a parte elétrica do veículo. Ela deve ser dominada pelo profissional reparador que deseja atrair mais esse serviço para sua oficina.
Para dispor de todas as funcionalidades do equipamento, é preciso realizar a instalação completa. Nesse método, todos os fios de comunicação devem ser conectados ao sistema elétrico do veículo. Se a intenção é tornar essa instalação mais fácil, o ideal é que ela seja feita próximo à ignição, onde é possível conectar o rastreador aos diversos recursos existentes no caminhão.
Também é possível optar pela instalação simplificada, que evita problemas com a garantia do sistema elétrico do veículo. Para isso, basta posicionar o equipamento sob o capô, conectando o fio preto no negativo e o vermelho no positivo da bateria.
Depois de instalado, lembre-se de realizar alguns testes para se certificar de que o rastreador está recebendo corretamente os sinais e enviando a posição exata do veículo. Dessa forma você garante um serviço bem-executado e a satisfação dos seus clientes.
O que você deve saber sobre o rastreador de caminhão?
Na hora de conversar com seus clientes sobre esse sistema e sua instalação, vale a pena entender alguns aspectos da ferramenta tanto para informar melhor seu público quanto para argumentar sobre sua importância. Veja aqui 3 características que podem ser convenientes nesse ponto.
As mensalidades são opcionais
Dependendo do tipo de rastreador que você escolhe e como o serviço é elaborado, pode ser que a empresa provedora cobre um valor mensal para manter o sistema de localização ativo. Isso é especialmente comum quando o serviço é prestado a grandes empresas de transporte, pois o volume de dados envolvido é bastante elevado.
Em geral, empresas que cobram mensalidade prestam esse serviço por completo, incluindo toda a estrutura tecnológica envolvida. Isso significa que você também terá acesso a outras formas de apoio, como uma central de monitoramento e uma equipe de suporte preparada para tirar qualquer dúvida e lidar com a maioria das situações.
Apesar disso, também é possível obter boas condições com um sistema sem mensalidade. Se o caminhão em questão for pessoal, então as opções sem mensalidade já terão a melhor relação entre custo e benefício.
O custo é baixo
Um ponto que leva muitos motoristas a não adotarem o rastreador de caminhão é acreditarem que ele terá um custo de aquisição e instalação muito alto. Porém, não é isso que costuma acontecer. Com os avanços na tecnologia de monitoramento e sua popularização, não é difícil encontrar uma opção de sistema que atenda às demandas do cliente e que não custe muito caro.
A maioria dos exemplares do mercado costuma estar dentro do orçamento de um motorista de caminhão, ficando em torno de R$300. Não é um valor negligenciável, mas também não é algo que esteja fora do alcance de um profissional da área de transporte, nem das opções de serviço para um mecânico.
O espaço ocupado é reduzido
As principais dificuldades envolvidas na instalação do rastreador de caminhão estão relacionadas ao conhecimento sobre o motor e como realizar o processo. Com relação ao próprio aparelho e sua compatibilidade com o veículo, isso não costuma ser um grande problema, já que a peça em si é bastante pequena.
Na verdade, o aparelho é compacto o suficiente para caber na palma da mão. Isso significa que provavelmente não haverá grandes dificuldades para conectá-lo à central de processamento e ao sistema elétrico do veículo e fazê-lo funcionar. Ou seja: a instalação será mais fácil e rápida do que muitos motoristas imaginam.
Entender melhor como o sistema de rastreamento para caminhão funciona é o primeiro passo para prestar o serviço de instalação com maior qualidade. Além de colocá-lo no veículo, também é importante informar seus clientes sobre suas vantagens e principais características.
Agora que você entende mais sobre esse sistema, já pode pensar em incluí-lo nos serviços da sua empresa. Quer fazer mais alguma pergunta? Então aproveite a área dos comentários para compartilhar com a gente as suas dúvidas ou algo relacionado ao rastreador de caminhão! Participe do debate!
Meu cartão