Ao longo dos anos, os sistemas de injeção de combustível de caminhões já evoluíram consideravelmente. Seus componentes melhoram o desempenho do veículo e ainda facilitam o trabalho de manutenção.
E uma das inovações que tem seguido essa tendência é o Sistema Common Rail, traduzido livremente como “trilho comum”. Uma ferramenta muito útil para qualquer caminhão.
De forma simples, o common rail é um sistema de injeção de diesel de alta pressão que trabalha com um único tubo de distribuição. Daí vem seu nome. O sistema envia o combustível simultaneamente a todos os cilindros e regulado eletronicamente, aumentando a sincronia das combustões.
Ainda não está convencido das qualidades dessa ferramenta? Então veja aqui 4 vantagens que o Sistema Common Rail pode trazer para sua manutenção e para o motorista que levar o veículo para realizar o serviço em sua oficina:
Redução de ruído
Uma das principais fontes de barulho dentro do motor, mesmo quando não há nenhum defeito, é o ar de combustão passando entre os cilindros. A troca de pressão gera impactos, o que pode tornar alguns motores bem mais barulhentos e incômodos. Tanto para o motorista quanto para quem está por perto.
Porém, como o common rail coordena a quantidade de combustível enviada a cada peça e todas são alimentadas separadamente, isso não costuma ser um problema. A combustão é melhor direcionada e evita o impacto das mudanças de pressão.
Consumo eficiente de combustível
Além de produzir ruído, a transferência de energia entre os cilindros, quando dessincronizados, causa perda de energia. Afinal, haverá menos força para mover um veículo pesado como um caminhão. Mesmo que o diesel seja um combustível potente, ele ainda deve ser aproveitado ao máximo.
Com o uso do Sistema Common Rail, o motor terá uma coordenação melhor entre os cilindros e a saída de energia. E com a injeção regulada eletronicamente, a quantidade de combustível utilizada será apenas a necessária.
Menor emissão de gás
A quantidade de fumaça que sai pelo escapamento é uma questão cada vez mais importante. Ela contribui para a poluição do ar, danos à camada de ozônio, entre outros problemas. Se for possível reduzir a quantidade emitida, melhor.
Felizmente, com o menor consumo de diesel e aproveitamento da pressão, o common rail reduz a emissão de gás. Menos combustível é usado a cada viagem significa que menos fumaça precisa ser liberada do motor no mesmo período.
Captação de dados
Por fim, mas não menos importante, um sistema common rail, por ser ligado à injeção eletrônica, permite que você capte dados sobre o funcionamento do motor com muito mais facilidade.
Se você já utiliza um scanner diagnóstico para agilizar o processo de manutenção, então veículos com esse tipo de equipamento serão ainda mais fáceis de lidar para você e sua equipe. Dessa forma, será possível otimizar todos os procedimentos e aumentar a qualidade.
Entendeu as vantagens de um Sistema Common Rail? Então, certamente, poderá recomendá-lo com mais propriedade aos seus clientes.
E para acompanhar as nossas novidades, basta nos seguir no Facebook, Twitter, YouTube e ficar sempre por dentro de conteúdos atualizados da área!