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Home Segmentos Diesel

Entenda como funciona o sistema de injeção Common Rail

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
24 de outubro de 2023
in Diesel
35.5k
15
Entenda como funciona o sistema de injeção Common Rail

Common rail

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Sistema de injeção Common Rail, entenda seu funcionamento e vantagens.

A tecnologia utilizada no desenvolvimento de automóveis vem evoluindo bastante nas últimas décadas. E as fabricantes estão trazendo para todos os seus projetos a necessidade da eficiência do consumo de combustível, tanto pela preferência dos consumidores por modelos mais econômicos quanto pela preocupação com as emissões de gás.

Um dos recursos que vieram a favor dessas demandas é o sistema de injeção Common Rail. Traduzido para o português, o nome significa “tubo comum”, que define essa parte do motor.

Sua criação foi feita pela empresa Fiat, nos anos 90, sendo mais tarde patenteado pela Bosch. Ele é um dos sistemas mais eficazes em termos de performance e uso de combustível.

No post de hoje, vamos entender mais sobre o sistema de injeção Common Rail. Acompanhe!

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Como funciona o Common Rail?

Em um motor comum, a injeção de combustível para os cilindros ocorre por meio de vários tubos separados. Já no sistema de injeção Common Rail, a bomba de combustível envia todo o líquido constantemente para um único tubo, como diz o nome, gerando alta pressão.

Caso a pressão do tubo se torne muito alta, há uma válvula de escape que leva o gasóleo de volta ao tanque.

A partir desse tubo, o combustível é distribuído para todos os cilindros do motor. Como todos recebem a mesma pressão a partir de uma única bomba, o gasto de energia e combustível do motor é bem reduzido.

O sistema de injeção Common Rail é utilizado em motores eletrônicos, que possuem uma unidade de comando que monitora as condições do motor. A partir dos dados coletados, como temperatura, pressão do tubo e pressão do pedal, ele regula as válvulas que liberam combustível para cada pistão de forma independente, garantindo que não haja desperdício.

Em alguns casos, a unidade pode dividir o processo em fases menores, como pré ou pós-injeção, com o intuito de melhorar a combustão.

Quais são suas vantagens?

A primeira vantagem do sistema de injeção Common Rail é a performance. Como a unidade de comando pode regular a injeção de combustível de modo a maximizar o processo de combustão, é possível fazer arranques a frio e obter melhores resultados mesmo em baixa rotação.

Além disso, esse melhor funcionamento gera maior eficiência no consumo de combustível, já que será obtido o máximo de combustão com cada mililitro injetado. Assim, o motorista pode obter um carro com bom desempenho e dirigibilidade que também seja econômico no consumo de bateria e combustível.

E a menor queima indica redução de emissão de gases poluentes, tornando este um motor de combustão interna mais ecológico.

Que tipo de veículo usa o sistema de injeção Common Rail?

Esse tipo de injeção é um dos mais utilizados nos motores a diesel na Europa. Cada fabricante possui suas próprias especificações técnicas, com algumas variações no processamento eletrônico, mecânico e na regulagem da pressão.

Além disso, o sistema é aplicado em quase todo tipo de carro, desde os modelos populares compactos até veículos maiores voltados para o off road.

Gostou do nosso post sobre o sistema de injeção? Que tal saber mais sobre o assunto? Então, leia nosso post sobre o sistema de injeção eletrônica Scania HPI!

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Comments 15

  1. Elisabete Craveiro says:
    1 ano ago

    Boa tarde, tenho uma carrinha “reboque “Iveco 2001, 35/130
    O turbo não desenvolve, levou uma centralina anteriormente , ligamos a máquina onde não acusou nenhuma avaria, como os tubos do turbo ao acelerar fazem uma pressão tremenda foi resposta o mapa de origem na centralina, conclusão ficou pior mal anda…
    Podem me ajudar é um veículo de trabalho estou parado a 3 semanas e não consigo saber qual avaria o que fazer… Aguardo resposta obrigado

    Responder
    • Fabiano says:
      1 ano ago

      Olá, foi resolvido? também queria saber o que pode ser.

      Responder
  2. Manuel Marques says:
    3 anos ago

    Boa tarde eu tenho uma viatura Ford EcoSport XLS a diesel, o carro foi abaixo e até hoje faz 2 anos o carro não pega porque o no painel quando virá a chave não aparece o sinal do check engine com isso não tem corrente nos injetores e na bomba de alta pressão…
    Preciso de ajuda

    Responder
  3. Rafael says:
    4 anos ago

    Bom dia,
    Estou em uma novela com 24280 ele está demorando para pegar, quando fica parado demora para pegar…. Troquei todos os bicos filtros… está dando no raster pressão no rail….

    Responder
    • SS Diesel says:
      3 anos ago

      Já conferiu a válvula de retorno do rail? Se não for olhe o sensor do rail? E por último a válvula mprop.

      Responder
  4. Miguel sousa says:
    5 anos ago

    Boa tarde amigos tenho uma sw4 2013 ,tá com excesso no quarto cilindro,o que pode ser

    Responder
    • Leandro says:
      5 anos ago

      Tem como instalar esse sistema Commom Rail em um motor diesel convencional da kia sportage 2.2 tdi?

      Responder
  5. Jmartins says:
    5 anos ago

    Bom dia amigos
    Tenho um mercedes 220TDI clase c
    Este perdeu potência em todas as mudanças especislmente as mais baixas.
    Quando aceleras a fundo nao tem forca e sofica.
    Em alta velocidade nao passa dos 160 klimetros por hora. O que será? Presumo ser do sistema de injecção commom-raeil… sei la talves sugidade na bomba de alta pressao ou nos injectores?
    Ja pensei no turbo mas ???? Quem me pode respo der? Agradeço

    Responder
  6. EDILSONM. DE FREITAS says:
    6 anos ago

    bom dia trabalho com caminhaõ scania linha ( xpi ) injeção eletronica potencia 450cv o que devo fazer para aumentar a potencia ? da para mexer na parte de injeção a diesel e melhorar essa potencia ? no sistema de combustivel injeção (PDE ) TEM UM MECANICO AQUI EM RIBEIRAO PRETO QUE CONSEGUIU MELHORAR .
    AGUARDO RESPOSTA

    Responder
    • Lorran says:
      5 anos ago

      Mais pressão no turbo talvez, ou um turbo maior, a reprogramação deve mexer na pressão do turbo

      Responder
    • kaique says:
      5 anos ago

      Edilson o problema de fazer tal mudança e o calculo de taxa de combustão, pra mais ar, mais massa dentro da camará, e por sua vez exercer mais compressão. common rail e uma junção de todos atuadores e receptores que dão ao carro a medida necessária pra funcionamento correto. alterar qual quer escala sem calculo prévio
      pode fundir ou gripar 1 ou mais cilindros. tem que mudar escalas no modulo não recomendo tal pratica. e cuidado com esse tipo de trabalho sem equipamentos adequados.

      Responder
  7. FERNANDO HENRIQUE says:
    6 anos ago

    TENHO UMA NISSAN SE V6 AUTOMÁTICA 4×4, GASOLINA 1993, FUNDIU MOTOR!
    NO ENSEJO, QUERO MIGRAR PARA DIESEL, A PERGUNTA É:
    O MOTOR “Y287DTC” DA S10, SERVE? DEVO MODIFICAR O CÂMBIOVIA FLANGE, TROCAR A CARCAÇA, OU TROCAR O CÂMBIO TODO?
    HENRIQUEDYMMY@GMAIL.COM.

    Responder
    • Eu says:
      6 anos ago

      Vende as peças e compre uma pickup nova

      Responder
  8. Willians Dias says:
    7 anos ago

    Olá meu caminhão está gastando muito e o cumputado está marcando a média totalmente errada faz 3 ele marca 4,5 no painel depois q sofri um acidente ele está marcando errado e tbm está com mais pressão sobe mais anda mais só q a vezes ele tbm perde mais não falha bom de partida bateu pegou. O q pode ser? Meu caminhão e um VW 19320 ano 2007/08. Grato Willians Dias.

    Responder
    • IVANILDO GAUDÊNCIO ALVES says:
      6 anos ago

      Bom dia! amigo se o tacógrafo não foi aferido depois do acidente seria bom vê se ele está marcando certo faça o mesmo trajeto com outro veículo e veja o km se confere.

      Responder

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