A conversão de veículos do sistema tradicional de abastecimento — com gasolina e álcool, principalmente — para o gás natural veicular vem se popularizando no Brasil. Mas será que há diferenças na manutenção de veículos a gás?
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre esse combustível, quais modelos de carros se beneficiam mais de seus atributos — como a economia e o menor impacto ambiental — e, ainda, como fazer a manutenção correta de um automóvel convertido.
Agora, chegou a hora de ajustar o retrovisor, colocar o cinto de segurança e acelerar para saber mais sobre o assunto. Venha com a gente!
O que é gás natural veicular (GNV)?
O gás natural veicular, também conhecido como GNV, é o gás utilizado como combustível em automóveis em substituição a outros produtos mais tradicionais, como a gasolina, o álcool e o etanol, por exemplo. Além de ser potencialmente mais barato para os proprietários dos veículos adaptados com cilindros de GNV, o combustível também é conhecido por trazer menos prejuízos para o meio ambiente.
Esse gás é encontrado em rochas porosas, calcárias ou arenitos localizados no subsolo, e sua utilização reduz em 65% a emissão de poluentes, principalmente o monóxido de carbono. Além disso, enquanto é possível percorrer 13 km com 1 m³ de GNV, só é viável rodar 7 km com 1 litro de álcool, se formos fazer a comparação.
Quais carros podem ser convertidos para GNV?
A primeira coisa que muitos motoristas se perguntam é: “será que o meu carro pode ser convertido para GNV?” A resposta é “sim”! Todo veículo movido a combustão pode ser convertido para o modelo de abastecimento por gás natural veicular.
Ainda assim, diversos pontos devem ser levados em consideração antes da tomada de decisão. O primeiro deles é verificar o porte do automóvel. Veículos maiores, com mais espaço para a instalação dos cilindros onde fica armazenado o GNV, tendem a ser mais beneficiados pela troca.
Geralmente, os cilindros são instalados no porta-malas, então também é preciso levar em conta o espaço disponível. Se o automóvel costuma ser usado com frequência para viagens em família, é necessário considerar que haverá menos espaço para bagagens.
Quais os motores mais indicados para GNV?
Outro ponto importante antes de fazer a conversão é avaliar as verdadeiras vantagens que ela trará em termos de economia. Aqui, mais uma vez, os veículos de maior porte — e que, portanto, costumam consumir mais gasolina — são potencialmente mais beneficiados pela conversão para o GNV. Entenda por quê:
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quanto mais potente o motor, menor será o impacto no desempenho do carro e maior será a economia;
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por rodarem em rotações mais baixas, especialmente em vias urbanas, o consumo de combustível nesses veículos é menor;
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se o motor for turbo, melhor ainda. Por permitir maior variação da mistura de ar/combustível, o desempenho do motor é otimizado, consumindo menos gás.
Por outro lado, donos de veículos menos potentes vão perceber menor impacto no bolso ao fazerem a conversão para GNV. Por que isso acontece? Justamente pelo fato de serem menos potentes, esses motores precisam trabalhar sempre no nível máximo para se manterem no ritmo do trânsito, o que gera a necessidade de consumir mais combustível.
GNV não estraga o motor
Aliás, enquanto estamos falando de motor, é importante acabar com um mito: embora muitas pessoas afirmem que a conversão para gás natural veicular estraga os automóveis, isso não acontece na prática.
Na verdade, o contrário é bem mais provável de ocorrer — por ser um combustível mais limpo, o GNV tem uma ação corrosiva bem menor do que a gasolina, álcool ou etanol, por exemplo, o que ajuda a preservar o motor.
Além disso, as peças e componentes que entram em contato direto com o gás tendem a acumular menos impurezas, diminuindo o risco de estragar.
Qual o impacto do ar-condicionado no desempenho?
Hoje em dia, grande parte dos carros conta com sistema de climatização para enfrentar o calor em cada trajeto de carro. No entanto, quem pensa em fazer a conversão para GNV precisa estar atento a um detalhe importante: a correia do ar-condicionado, quando em uso, causa uma perda de desempenho do carro movido a gás.
Como fazer a manutenção de veículos a gás?
Você já sabe que usar gás veicular natural no automóvel não estraga o motor. Ainda assim, quem opta por esse tipo de combustível deve ficar de olho em outros detalhes na manutenção do seu veículo. Confira os principais itens!
Instalação
A conversão do modelo tradicional para o GNV deve ser feita somente por profissionais qualificados e devidamente homologados pelo Inmetro. Sempre consulte se a oficina está habilitada para realizar esse serviço.
Ignição
O sistema de ignição, composto por cabos e velas, e também o filtro de ar devem trocados mais frequentemente por quem usa GNV. Isso ocorre pelo fato de o combustível provocar maior desgaste nesses componentes.
A recomendação é para que a troca do filtro de ar seja feita a cada 10 mil km rodados. Já as velas devem ser substituídas a cada 15 mil km ou, no máximo, 20 mil km rodados — um carro com sistema de combustão por gasolina, por exemplo, deve fazer essas trocas a cada 30 mil km.
No caso das velas, uma limpeza a cada 5 mil km garante que o desempenho do automóvel não seja afetado.
Tubulação
O kit GNV tem uma tubulação localizada do cilindro até o redutor. É necessário muito cuidado para que essa tubulação não esteja exposta a choques com quebra-molas, rampas e outras elevações da pista. É provável que o componente seja danificado caso isso ocorra.
Válvula de segurança
Em caso de vazamento de gás, é fundamental que a válvula de segurança esteja em boas condições de uso. Todo motorista deve usá-la sempre que um vazamento ocorrer. A válvula ajuda a estancá-lo por tempo limitado, até que seja possível levar o automóvel a um profissional qualificado para resolver o problema de forma definitiva.
Agora que você já sabe mais a respeito da manutenção de veículos a gás, que tal seguir a gente nas redes sociais para continuar acompanhando nossos conteúdos a cada dia? Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube.
Tenho um Nissan tiida sedan 1.8 flex 2011, com kit gás da marca Landirenzo quinta geração e instalei um variador de avanço da marca A.E.B SPIDER mas o resultado não agradou. Creio que este variador não é compatível com a injeção eletrônica do Nissan tiida sedan 1.8, alguém sabe confirmar se há compatibilidade neste caso?
Vocês não mostram o endereço porque ?
Converti meu carro ao GNV e me falaram que tem que fazer uma troca de filtro do gnv a cada 3 mil km. Isso é verdade???
Mentira. Troca do filtro GNV só acima de 15 mil Km rodados. Filtro de ar do motor a cada 10 mil Km rodados.
Conteúdo excelente, parabéns!
Agradecemos pelo comentário, amigo! 😉
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Carros turbo não podem usar gás
Mande meu caro na oficina
Agr como vou saber se meu carro está realmente funcionando no GNV e não na gasolina ?
Meu veículo a gás quando foi convertido ficou com a luz da igniçao eletronica acessa. O kit é geraçao 5. Ja pesquisei na internet é achei que pode ser os conectores. Tem a possibilidade de trocando os conectores o problema da luz acesa apagar?
Accreditation refers to a process through which schools, colleges, universities, and other higher education bodies are validated. There are standards
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