Em busca de diferenciais competitivos e de atrair e manter clientes, surgem práticas de marketing com o objetivo de satisfazer o público-alvo. O overdelivering é uma dessas estratégias que vêm se tornando cada vez mais comuns e que podem ajudar sua oficina a se tornar mais lucrativa. Não sabe o que é overdelivering? Então descubra agora o que é essa prática, como implementá-la e quais são as suas vantagens!
Definição
Overdelivering é o termo que designa o conjunto de ações realizado por uma empresa e que corresponde a oferecer mais do que foi estabelecido em contrato. Isso significa que uma empresa que faz overdelivering é aquela que entrega mais do que o cliente espera ou mais do que o serviço pelo qual ele pagou.
Essa estratégia é usada para se obter a satisfação do cliente. Além disso, pode ser utilizada em uma grande variedade de empreendimentos que se relacionam com vendas ou prestação de serviços como um todo.
Overdelivering para oficinas
Todo o processo de prestação de serviços de uma oficina começa, naturalmente, no atendimento, que deve ser cordial e de qualidade. Apesar de sua importância, ele não precisa ser apenas o único ponto otimizado. O overdelivering é uma opção bastante viável para oficinas em geral. Veja quais práticas você pode adotar:
Entrega antes do prazo
Quando um cliente deixa o seu carro na oficina, ele precisa do veículo o mais rápido possível, já que normalmente o automóvel é o seu principal meio de locomoção. Entregá-lo antes do prazo não apenas impressiona o cliente, como também abre espaço para outros carros na sua oficina.
Troca gratuita de óleo
Muitas vezes o motorista está com algum problema maior, como um dano no filtro ou na injeção eletrônica, mas não se dá conta que outros elementos podem afetar o desempenho do carro, como é o caso do óleo.
A diferença entre uma oficina comum e uma oficina que faz overdelivering é que esta fará a troca de óleo gratuitamente. Feito isso, é importante avisar ao cliente para que ele note os impactos positivos na dirigibilidade e se convença da importância de fazer isso com frequência.
Calibragem dos pneus
Muitas oficinas também oferecem o serviço de calibragem de pneus por preços módicos ou razoavelmente pequenos. Se a sua oficina fizer o overdelivering calibrando os pneus gratuitamente, o cliente se sentirá muito mais satisfeito e também estará muito mais seguro.
A calibragem de pneus, inclusive, é uma das vantagens extras mais baratas e simples de serem oferecidas, gerando impactos positivos com os consumidores.
Cupons de desconto
Normalmente os clientes já ficarão plenamente satisfeitos se receberem seu veículo devidamente consertado e dentro do prazo de entrega. Essa satisfação aumentará ainda mais se eles receberem algum cupom de desconto, fazendo com que o pagamento pelos serviços seja ainda mais benéfico.
O cupom pode ser para um serviço futuro, como alinhamento ou balanceamento, ou então para a aquisição de peças ou itens automotivos que você possua em sua oficina.
Limpeza do carro
É bem verdade que a limpeza do carro é um processo que, muitas vezes, não sai tão barato, mas se essa for a primeira vez do cliente, por exemplo, oferecer uma limpeza gratuita é um bom jeito de conquistá-lo.
Caso o consumidor tenha contratado serviços muito mais caros, oferecer algo de mais valor também gerará impactos positivos. Nesse caso, a limpeza é uma boa opção. O importante, entretanto, é balancear entre quanto o cliente pagou e quanto o processo custará para que não haja prejuízos.
Vantagens do overdelivering para oficinas
O overdelivering é uma poderosa ferramenta de marketing que vem sendo cada vez mais utilizada por empresas de variados segmentos em todo o mundo. Caso seja incorporada na sua oficina, essa prática trará vantagens consideráveis ao seu negócio. Veja abaixo quais são elas:
Vantagem competitiva
Embora muitas empresas de e-commerce já utilizem essa prática, o número de oficinas fazendo isso ainda não é tão grande. Por isso, ao tomar consciência da importância dessa prática e estabelecê-la em sua oficina você ganha uma vantagem competitiva, já que provavelmente seus concorrentes ainda não adotaram essa prática.
Com isso, sua oficina se diferencia das demais e os clientes passam a enxergá-la como a melhor opção.
Fortalecimento da relação com o cliente
Ao receber mais do que ele contratou, o freguês imediatamente sente que sua oficina está preocupada com ele e sua segurança. Ele sentirá que não é apenas uma forma de lucro para sua oficina. O relacionamento entre as partes será fortalecido.
Como os clientes tendem a comprar ou contratar empresas nas quais eles confiam, maiores serão as chances de que sua oficina se torne a primeira opção.
Fidelização dos clientes
O overdelivering também vai fazer com que seu consumidor se torne fiel ao seu negócio, especialmente graças ao relacionamento criado. Isso significa que, por mais que outras oficinas façam promoções ou pratiquem preços relativamente mais baratos, o seu cliente confiará na sua oficina para cuidar do carro –— afinal, ele gosta dos seus serviços e sabe que pode esperar por algo a mais que, talvez, não encontre em outro lugar.
Indicações para outros clientes
Não existe melhor forma de propaganda do que um cliente satisfeito e fidelizado. Por isso, maiores são as chances de seus fregueses indicarem sua oficina para amigos, colegas e outras pessoas que eles saibam que precisam de um serviço justo e de qualidade elevada.
Mais lucros
De maneira geral, uma base de clientes maior e mais fiel gera mais serviços contratados e, portanto, mais lucros. Com isso, ao entregar mais do que o cliente espera, sua oficina se tornará mais rentável e isso gerará um impacto positivo nos resultados do seu negócio.
O overdelivering é uma prática muito positiva para sua oficina e pode ser feito de diferentes maneiras, como uma entrega antes do prazo, uma troca grátis de óleo, um cupom de desconto, entre outras. As vantagens incluem o fato de que sua oficina se tornará mais competitiva e com mais clientes satisfeitos e fidelizados. Além disso, você terá mais lucro. Ainda tem dúvidas sobre a importância dessa prática? Comente e deixe sua opinião!