O desgaste das peças de veículos a diesel é algo que deve ser sempre analisado pelo reparador. Geralmente pesados e submetidos a serviços puxados, é natural que esses veículos exijam mais dos seus componentes, o que torna as verificações periódicas indispensáveis.
E uma das peças que merecem atenção especial na hora da manutenção são os amortecedores, que fazem parte do sistema de suspensão. Sua função é minimizar os efeitos das irregularidades das estradas, garantindo conforto e estabilidade na direção.
Apesar de seu desgaste ser inevitável, existem algumas medidas que podem ser adotadas para manter a conservação dos amortecedores de veículos pesados por mas tempo. Continue lendo este post para descobrir quais são elas!
Cuidados na conservação dos amortecedores
1. Garantir a conservação dos pneus
Os amortecedores aumentam a aderência dos pneus ao solo, o que garante mais estabilidade em trechos irregulares e acidentados. Por isso, esses componentes certamente serão mais exigidos se os pneus estiverem em mau estado.
2. Alinhar a direção
Manter o veículo com o alinhamento em dia faz com que o contato com o solo seja igual em todos os pneus. Por isso, esse procedimento deve ser feito sempre que o condutor notar que a direção precisa de ajustes para reduzir o desgaste dos pneus e dos amortecedores.
3. Calibrar os pneus regularmente
Calibrar os pneus é um dos cuidados mais simples que devem ser tomados na hora da manutenção de veículos diesel. No entanto, esse é também um dos que mais causa problemas se for desconsiderado.
Pneus descalibrados, além de aumentarem o consumo de combustível, contribuem também para que seja maior o trabalho que deve ser realizado pelos amortecedores. Isso porque os pneus se desgastam de maneira mais rápida dessa forma, reduzindo consideravelmente sua vida útil.
4. Evitar o excesso de carga
Para aumentar a conservação dos amortecedores, é muito importante evitar o excesso de carga no caminhão. Também é preciso prestar atenção na organização da carga, procurando distribuí-la de maneira uniforme para não sobrecarregar os amortecedores.
5. Tomar cuidado com buracos e lombadas
A irregularidade das estradas é uma das maiores vilãs dos amortecedores. O condutor deve ter especial atenção na hora de passar por esses trechos, reduzindo a velocidade para evitar danificar os componentes do sistema de suspensão.
Identifique a hora da troca
Os cuidados que vimos ajudam na conservação dos amortecedores de veículos diesel. No entanto, é inevitável que esse componente tenha de ser substituído em algum momento.
Os principais sinais de que essa hora chegou são ruídos saindo do sistema de suspensão, vazamento de óleo e balanços excessivos na hora de frear e arrancar. Também será possível notar a falta de estabilidade do veículo, já que o contato entre pneu e solo será menor em algumas situações.
O sistema de freios também é diretamente afetado pelos amortecedores desgastados. Nesses casos, a eficiência da frenagem fica comprometida, colocando em risco a segurança do motorista e dos demais envolvidos no trânsito.
Dar atenção à conservação dos amortecedores é dever de todo reparador de veículos diesel. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, aproveite e deixe o seu comentário abaixo! E também não deixe de nos seguir no Instagram.