Depois de um certo tempo de uso, o motor da moto já fica aquecido naturalmente. No entanto, para saber se sua moto está passando por um superaquecimento é preciso conhecer as principais causas e aprender como agir nesses momentos.
É muito prejudicial rodar por aí com uma moto com superaquecimento, por isso, a seguir, vamos apresentar maneiras práticas de lidar com esse problema. Vamos nessa?
Principais causas
Falta de óleo
Para motos de resfriamento a partir do radiador de óleo, se torna essencial sempre monitorar o nível de óleo do motor e a condição do radiador — observando se existe algum dano ou vazamento na estrutura.
A tampa do radiador conta com um sistema de válvulas calibradas que suportam a pressão da água quente.
Sendo assim, é aconselhável manter essa peça sempre em perfeito estado. Do contrário, o líquido pode evaporar e a água não se manter nos níveis normais recomendados para o resfriamento adequado do motor.
O baixo nível do óleo causa o próprio superaquecimento, pois todo o calor retirado do motor para o óleo vai ser mais do que o necessário para a quantia disponível.
Isso sem falar do prejuízo na lubrificação de vários sistemas, que ficam deficitários pelo baixo nível de óleo — causando um desgaste precoce das áreas afetadas.
Ou seja, estar sempre de olho no nível do óleo e realizar sua troca com frequência são atitudes muito prudentes para evitar uma moto com superaquecimento.
O ideal é orientar o seu cliente a sempre ler o manual ou consultá-lo sobre as recomendações de tempo de troca e o tipo mais indicado para a moto.
Problema na válvula termostática
No caso de motocicletas arrefecidas a líquido, é sempre importante estar atento à condição das mangueiras e o nível do líquido no reservatório. Nunca deixe secar, pois, na pior das hipóteses, o líquido quente se fundirá ao motor.
Se o motor tiver qualquer tipo de dano interno, vazamentos são muito prováveis de acontecer — e quando esse não for o caso, a causa pode ser um defeito na junta de cabeçote. Assim, a água pode desviar sua passagem, indo parar na câmara de combustão ou até mesmo no cárter da moto.
Uma condição menos provável, mas que acontece, é quando a válvula termostática trava e se fecha, impedindo completamente a passagem de água para dentro do motor, não realizando a troca de calor, aquecendo exageradamente a temperatura do motor.
A melhor forma de evitar os problemas desse trato é cuidar para que a água se mantenha junto ao fluido no sistema de refrigeração, resguardando a válvula de defeitos em longo prazo.
Uma dica importante é preencher o compartimento com água com o motor frio e desligado, evitando esguichos de água quente no choque térmico.
Mistura pobre na câmara de combustão
Basicamente, a mistura pobre acontece quando a quantidade de ar dentro da mistura entre ar e combustível é muito superior, desequilibrando a relação com o combustível.
Nesses casos, é preciso verificar o corpo de injeção da motocicleta, corrigindo um problema na entrada de ar.
Agentes causadores são falsas entradas de ar na injeção, ou mesmo um problema com o eletro injetor ou eletro injetores em motos com mais de um cilindro.
Uma moto com mistura pobre deixa sintomas à vista. Sua potência resultante será diminuída, causando problemas até mesmo na hora de dar a partida.
É muito comum ouvir ‘tiros’ saindo do escapamento e o motor esquentando muito mais rápido do que o normal, várias vezes evoluindo o problema até um superaquecimento.
A mistura pobre não é um problema secundário e pode até provocar a quebra do motor. É preciso checar todos os cilindros, circuitos de combustível e de ar, para, então, reequilibrar todo sistema no motor. Manter esse equilíbrio sempre em dia alonga o tempo de vida útil do seu motor.
Causas secundárias
Vazamento na bomba d’água
A bomba auxilia o sistema de arrefecimento do motor, evitando seu superaquecimento. Logo, desvios no seu funcionamento têm influência direta nesse problema — ela envia água para que o motor trabalhe sem problemas.
Barulhos ocasionais e vazamentos frequentes de água por baixo da moto podem apontar a causa para uma moto com superaquecimento. Oriente o seu cliente a sempre checar o funcionamento com um especialista e, se for necessário, trocar.
Troca de aditivos
Cada motocicleta sai de fábrica com prazos estipulados para a troca de aditivos. Ultrapassando a quilometragem recomendada, a moto está em risco.
Com inúmeras funções que garantem a eficiência do veículo, como a manutenção da temperatura ideal no sistema de resfriamento. Com o passar do tempo, os aditivos vão perdendo a efetividade — é hora de realizar a troca.
Ventoinha inerte
Responsável por auxiliar o arrefecimento do motor em situações de falha ou alta temperatura, a ventoinha é primordial para evitar um superaquecimento.
Geralmente em situações que a moto fica engarrafada ou parada muito tempo com o motor ligado, o eletroventilador entra em ação. Seu mau funcionamento é facilmente identificado por conta da emissão do seu barulho característico.
Sem sinal, sem ventoinha. Deixe claro para o dono do veículo que rodar com um defeito desses é uma das causas do superaquecimento.
Agora sim, por dentro das causas e em como agir, já está preparado para evitar uma moto com superaquecimento. Por que não aproveita para ler o nosso post e saber qual o tipo certo de óleo para moto?
Boa Tarde Pessoal,
Tenho uma V-strom DL 650 2010, ela começou a aquecer de mais o escapamento, a ponto de derreter as partes plástica, o aquecimento anormal se localiza após a sonda lambda. Alguém sabe o que pode ser?
Olá Mauro, como vai? O superaquecimento do escapamento da sua V-strom DL 650 2010 pode ser causado por vários fatores. A localização do superaquecimento após a sonda lambda sugere que o problema pode estar relacionado com a mistura ar/combustível. Algumas possíveis causas desse problema são: mistura ar/combustível desequilibrada (verifique se não há vazamentos de ar no sistema de admissão); problemas com a própria sonda lambda; problemas de ignição; restrição no escapamento; problemas no sistema de resfriamento; e falha no sensor de temperatura do motor. Recomendo levar a moto a um mecânico ou concessionária autorizada para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso, pois o superaquecimento do escapamento pode ser causado por uma combinação de fatores.
Tenho cbr1000rr2007 estou com problema de super aquecimento ela aciona a ventoinha com 103 permanece liga e não cai a temperatura que se deixar irar queimar junta do cabeçote já foi revisada bomba de água ,válvula termostática,radiador alguém pode me ajudar a solucionar este problema
Olá Fábio, como vai? Se você já revisou a bomba de água, válvula termostática e radiador, existem algumas outras possibilidades para o seu problema de superaquecimento, como obstrução na circulação do liquido de arrefecimento, problemas com a ventoinha ou cabeçote. Mas não podemos te dar o diagnóstico sem os testes e análises na motocicleta, então recomendamos que procure um mecânico especializado, de preferência que possui equipamentos com tecnologia automotiva que atenda essa demanda, e assim você terá uma avaliação mais detalhada do sistema de arrefecimento da sua moto. Um grande abraço da equipe Chiptronic.
Boa noite tenho uma BMW g650 gs ano 2011 está aquecendo já foi trocado oleo, bateria, fluido do radiador, a bomba de agua foi testada está boa mais o prblema de aquecimento perciste o que pode ser?
Qual o dano pode causar de a moto lead Honda estiver sem aditivo
tenho uma trimph speed triple 1050 ano 2013 ela esquenta tanto que chega a derreter a pintura do motor aquece demais,exageradamente:alguém tem problemas com a msm moto.
Tenho uma xt660R 2015 ela demora pra esquentar mais quando esquenta a ventoinha liga só que ela joga um pouco do líquido de arrefecimento pelo respiro do reservatório já troquei o sensor de temperatura troquei o radiador só não troquei ainda a válvula termostatica já troquei também o líquido de arrefecimento e nada resolveu será que pode ser a válvula termostatica???
Boa tarde pessoal,
Tenho uma Falcon NX 400i ano 2013, ela está super aquecendo, será é ideal instalar um radiador a óleo nela, para diminuir o aquecimento da moto?
Boa noite
Pessoal tenho uma CRF 250 L, na baixa velocidade na cidade, ela esquenta demais, até mesmo na rodovia ou quando a gente liga ela na garagem só para funcionar o motor um pouco ela esquenta, o nível do óleo, líquido de arrefecimento está tudo ok, o que pode ser ? O antigo dono dele fala que isso é normal, ei discordo, comprei ela não tem 3 dias .
Caso alguém saiba meu Whatsapp é 32 99819 3238.
Desde já agradeço a atenção, obrigado
Amigo Tenho Uma moto Yamaha 1000 Cilindrada. Ela esquenta Muito E Quando Eu DesligoEla Não Pega Ma8a. Qual Será OProblema.
Olá pessoal, meu nome é João e a pouco tempo comprei um dtr, e andei prai uns 3 fins de semana com ela e agora neste último fim de semana que andei comecou a verter um liquido branco por baixo alguém sabe o que poderá ser? visto que eu não sou muito entendido nas motas é primeira que tenho
Olá pessoal! Meu nome é Alessandra! Tenho uma START 160 há 3 anos e já chegou a esquentar de uma vez com menos de 10km rodados dentro da cidade. Na rodovia, com trajeto de uns 300km de distância, tenho que ficar parando no máximo a cada 100km rodados, pq a temperatura chega a incomodar no acento. Levo nas revisões programadas e o problema continua! O que pode ser??? Obrigada pela atenção desde já!
Tanho nsr 50 das mais antigas e sai bastante vapor ró reservatório trazeiro e assim evapora e a água quase toda do radiador será que faz mal anular esse respiro gostava muito que me ajudasse obrigado
Caso o n vel de gua esteja baixo, o motorista deve completar a gua com o motor ligado, em marcha lenta, para evitar a ocorr ncia de um choque t rmico. Mesmo que o dono do ve culo complete o radiador e n o perceba mais sinais de vazamento, preciso procurar uma oficina o mais r pido poss vel para desvendar o problema. Depois, a gua do sistema dever ser substitu da com o l quido adequado, que ajuda a evitar o superaquecimento.
Boa noite tenho uma bmw gs 650 ano 2012, ela está com problema de aquecimento e o mecânico condenou o defeito como a ausência da válvula termostatica, porém estou com medo de comprar a peça é a moto continuar aquecendo, li um pouco sobre o assunto e vi que quando a válvula é retirada os defeitos são outros e não o aquecimento, procede?
Opa, boa tarde pessoal, sofri um acidente com minha Cb 650f, amassou bem pouco o radiador, como vou saber se ainda dá pra usar ou não?
Bom dia a todos
Pessoal tenho uma Honda PCX 150 2015 esta moto esta com 40 KM e foi trocado :
Aditivo Radiador verde/rosa
Sensor de temperatura água PCX150 14-19
E mesmo assim a luz da temperatura não apaga
Alguém ja teve este problema
Se puderem me ajudar agradeço
Desde ja agradeço
Estou com mesmo problema !!
Já troquei tudo da olx 2015 e a luz de temperatura continua acendendo!
Já conseguiu resolver?
Qual era o problema
Boa tarde eu tenho uma ninja 250 então ela esqenta de mais quasi chegando no vermelho . Já troquei junta de cabesoto plainei ele e examinei bomba da água e válvula tudo ok . Na rotação baicha não esqenta VC da acelerador ela esqenta . Se VC puder me ajudar ficaria agradecido
TAMBEM TENHO O MESMO PROBLEMA, CONSEGUIU RESOLVER ?
A mistura como está ? O sistema está cheio de líquido? Responda depois de conferir.
Acabo escapando gasolina em cima do motor quente da alguma coisa?
Amigo boa noite,minha moto ta com um problema q n consigo saber onde é,sempre q estou em alta velocidade ela começa a engasgar,parecendo falta de combustível,sendo que tem bastante combustível no tanque.isso ja ocorreu 2x,vc pode me ajudar
Resolveu?
Amigo, boa noite! Tenho uma xj6 2013 e ela esta esquentando demais , ja troquei a valvula termostatica mais nada resolveu , o mecânico nao esta sabendo identificar o problema , vc pode me ajudar ?
Oi tudo bem , tenho uma Xj com o mesmo problema ,
Não sei se vc vai ver essa mensagem mais também não sei oque fazer , caso possa responder esse é meu WhatsApp 15 99646-5248
Esse modelo de motocicleta tem incidência de radiador entupido!
Tenho uma FAZER 600 S2 depois de aquecer custa a pegar só deixando resfriar um pouco e lá pega !!!
Conseguiu resolver
Olá a minha XJ6N 2015 esquenta muito em Baixa (na cidade) em dias quentes após andar mais de 20 km a temperatura passa dos 103 graus e ai chega um ponto que vai aos 117 graus e em alta (acima de 110 km/h) a mesma coisa, conseguiu solucionar ?
Resolveu o seu problema ??
A minha moto está igual.
tem que verifica tudo bom conjunto !
sensor de temperatura
válvula termostática
qualidade do fluido do radiador
verifica o radiador se está entupido ou ameaçado as galerias
ventoinha
rele da ventoinha
nível de óleo do motor
limpeza completa do sistema
tenho uma pcx . a ventoinha não tá desparando . a luz de temperatura tá acendendo. o q fazer?