As motos com injeção eletrônica contam com um mecanismo para auxiliar os proprietários e mecânicos a identificar possíveis falhas e defeitos no sistema de injeção. Como muitos outros sinais, esse é composto por uma luz que fica localizada no painel da motocicleta e que merece atenção de todo motorista.
Para saber o que significa a luz de injeção piscando, não deixe de ler a postagem de hoje. Assim você conhece os problemas de forma mais profunda e garante um reparo mais consistente. Vamos lá?
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O que significa a luz de injeção piscando, afinal?
Quando a moto está em funcionamento, sempre que há algum problema detectado pela Unidade de Eletrônica Controle (ECU), ela adota um “plano de emergência” e continua funcionando. Entretanto, não é de qualquer maneira que isso acontece.
Ela emite um sinal de alerta por meio da luz espia para que o motorista leve a motocicleta o quanto antes em seu mecânico de confiança para solucionar o problema — ou seja, é muito importante que você esteja preparado para lidar com esse tipo de situação.
E quando ela pisca sete vezes?
Cada problema presente no sistema de injeção eletrônica é identificado por um código de piscada diferente. Hoje vamos descobrir as causas da lâmpada piscando sete vezes no painel.
Essas piscadas da luz de anomalia da motocicleta estão relacionadas à falha no sensor EOT — que está localizado no cabeçote do motor da moto e é responsável por medir a temperatura do óleo.
Algumas vezes, as piscadas da luz podem ocorrer devido a um simples mau posicionamento ou encaixe do conector, sendo um problema pequeno e facilmente resolvido. Nesse caso, o melhor a se fazer é verificar se eles estão corretamente conectados ou se não estão com o chicote rompido.
A falha no sensor EOT pode ocasionar outros problemas, como dificuldades na partida a frio. Isso acontece porque, na falta do sinal do sensor, a central da motocicleta deve adotar um plano emergencial.
Quando isso acontece, a tarefa envolve o reconhecimento de uma temperatura de 150Cº e diminui ao máximo o tempo de injeção para não ocasionar danos ao motor. Portanto, se a moto começar a apresentar dificuldades para pegar, é bom observar as piscadas na lâmpada e, então, verificar o sensor de temperatura do óleo do motor.
Quais outros pontos devem ser analisados?
Se a motocicleta chegou até a sua oficina, você pode (e deve) aproveitar para fazer uma checagem completa, concorda? Assim, será capaz de identificar outras possíveis falhas e consertá-las, garantindo assim uma locomoção com mais segurança.
Pneus
Os pneus merecem uma atenção especial e é sempre bom dar aquela averiguada para confirmar se estão em um bom estado. Se eles têm um perfil mais desgastado, é bom ficar de olho, pois isso representa muito perigo para qualquer motociclista.
Além disso, dê uma olhada na questão da calibragem. Elas devem seguir as especificações do manual do proprietário — pois, assim, fica mais fácil transitar sem grandes preocupações.
Óleo
Aproveite para dar uma checada no nível do óleo lubrificante, pois ele também tem um papel relevante. Se estiver abaixo do recomendado, aproveite para completar com o mesmo produto que já foi utilizado anteriormente.
E não é só isso: veja também o estado do filtro do óleo, pois ele faz com que o trabalho seja completo. Ele tem o papel de reter as impurezas do ar e garantir uma performance ainda melhor da motocicleta. Por essas e outras, ele deve estar em um bom estado e ser trocado com regularidade.
Freio
Quem se movimenta de moto precisa garantir que os freios estejam funcionando bem. Esse é um ponto crucial para garantir que todo deslocamento seja feito com segurança.
Teste se o funcionamento normalizado e garanta que está regulado e lubrificado. Se perceber algum sinal de problema ou anormalidade, aproveite para já dar aquela conferida completa.
Iluminação
Para sinalizar com responsabilidade toda mudança que um motociclista faz na estrada é imprescindível que as luzes da moto estejam em pleno funcionamento.
Cheque o sistema elétrico — um pacote que envolve as luzes do painel, do freio, farol e lanterna. Lembre o seu cliente que além de colocar a vida dele em risco, rodar sem esses equipamentos funcionando é considerado infração média (e pode até resultar em multa).
Buzina
Esse é outro item indispensável e que deve ser checado nesse “pacote”. Teste se está funcionando, pois ela pode ser um excelente alerta em casos de imprudência ou alerta no trânsito.
Se perceber algum desgaste ou que ela está acabando, aproveite para alinhar o momento da troca.
Alinhamento e balanceamento
Cheque também as condições da moto no que diz respeito ao alinhamento e balanceamento. Essa é uma forma de evitar trepidações e mudanças involuntárias de direção, preservando vidas.
E aí, gostou das dicas que compartilhamos nessa postagem? Consegue perceber como a luz de injeção piscando pode ser reveladora em vários sentidos? Portanto, procure sempre orientar os seus clientes da melhor forma, de modo que eles procurem o seu auxílio assim que esse problema aparecer.
Para ajudar a todos os seus clientes que são motociclistas, que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Assim eles ficam alertas para esse tipo de situação também!
Curso de reparos de painel de moto
Boas pessoal preciso de uma ajuda tenho uma honda nc 700x de 2012 e às vezes quando acelero mais a fundo a luz de motor acende e depois fica a piscar eu desligo a mota e torno a ligar e a luz apaga mas quando torno acelerar a fundo ela acende sabem dizer qual é o problema?Obrigado
Tenho uma Dafra next 250 2014, ela começou a acender a luz da injeção no painel . Jampiando o conector de diagnóstico ela pisca lento 6 vezes e rápido 3 ou seja seria código 63 porém não consigo em lugar nenhum saber que código e esse e já tentei resetar a injeção porém não apaga . Alguém poderia me ajudar?
Minha fan 150 2012, ela pisca a luz 7 vezes, ai quando começo a acelerar ela, ela fica com a luz da injeção acesa, ai eu paro e ela volta a piscar as 7 vezes. Não sei oque fazer, ja troquei o Eot, limpei o bico, lambida, e nada resolvido. Vou botar fogo nessa poha.
Minha bros 150 do ano de 2012 está piscando a luz da bomba 5 vezes dessas 5 vezes duas são longas e três curtas o que será que é?
Olá minha moto 150 fãn 2012 em movimento ela falha falha tem vez q até apaga de vez enqando já troquei filtro de gasolina Sanda Lander bomba de combustível sensor e nada do problema ser resolvido mim ajuda aí já gastei mais de 800
Minha cbr500r ano 2015 acende luz injecao e nao apaga oq pode ser
Eu tirei o filtro de ar i dei umas aceleradas agora acendeu no lado esquedo do painel da moto uma luz amarela cera que deu no sistema alguma anomalidade
Já resetei já troquei a sonda lambida o sensor eot já limpei o bico e ainda dá o poblema a luz ALC volta a acender mesmo só com gasolina desligo o sensor eot a biz fica uma belezinha só que fica acusando no painel o que poderia ser e uma biz 2015
A minha fan 150 ta piscando código 29 vez qual será o problema
A luz da injeção eletrônica da minha moto cg titan150 ex ela não pisca más permanece acesa oque pode ser?
Pq a minha pop 110 ta falhado e piscando 7 vezes. Quando ela tá piscando ela pegar bem mais quando não ela ficar falhando
A minha está piscando 7 vezes e o mecânico me informou que é a sonda lambida. E aí confio nele ou busco uma segunda opinião. Pois ele desativou a sonda r disser pra b mim amar normal Até chegar a nova. E disser que só a moto ia fazer uma média ruim.
Olá, bom dia!
Coloquei o jumper no conector DSL da minha FAN 150 2013 Flex, e a luz ALC pisca rapido 3 vezes. Ela está abastecida somente com etanol, mesmo assim o correto na hora que “jampeio” não seria a Luz ALC ficar acessa constante? Fora que já andei mais de 40km só com o novo combustível e nada da luz acender. obg.
*Estou testando a mesma pois ela anda fraca, e depois de descartar tudo só me restou bomba ou regulador de pressão, troquei o regulador e a moto voltou a ficar “forte” porém a luz ALC não ficou acessa constante e deveria já que retirei tudo e só coloquei o etanol de proposito para ver se a luz acendia com ela andando.