A crise financeira pela qual estamos passando é inegável. Para contornar a alta nos preços e não acabar endividado, economizar tem sido a prioridade dos brasileiros. Por isso, comprar um veículo novo está fora de cogitação para a maioria da população.
O crédito reduzido e o desemprego crescente têm levado as pessoas a permanecerem com seus carros, o que está gerando um grande movimento para as oficinas mecânicas. O reparo de veículos tem sido a melhor opção para os motoristas que não querem gastar mais com uma revisão obrigatória em uma concessionária — o que tem trazido benefícios para as oficinas.
Quer aprender como aproveitar os tempos de crise para criar oportunidades e atrair mais clientes para a sua oficina? Então confira nosso artigo!
O que é criar oportunidades?
A maioria das pessoas apenas espera as oportunidades surgirem para fazer um investimento ou tomar alguma decisão, evitando lidar com as adversidades. Porém, uma dificuldade pode ser o pontapé que faltava para você desenvolver uma ideia ou fazer um investimento no seu negócio — e isso é criar oportunidades!
É preciso saber que os fatores externos, como uma crise financeira, realmente influenciam nos negócios, mas também dá para contorná-los com criatividade e pensamento empreendedor.
Como criar oportunidades na oficina?
Agora que você entende a importância de criar oportunidades, siga as nossas dicas para saber como criá-las da melhor forma.
Mantenha o foco
Quando você tem um empreendimento e o país passa por uma crise, é normal que amigos e familiares surjam com diversas ideias bem-intencionadas para o seu negócio, mas que não trazem muitos resultados práticos, afinal, eles não estão no seu ramo.
Especialmente quando a economia está estagnada, é importante ter estratégias bem delineadas e ser capaz de manter o foco do negócio nos seus objetivos. Tenha metas claras e foque em resultados práticos para a sua oficina — esse é o primeiro passo para tirar proveito da crise.
Seja criativo
Os momentos mais críticos também são momentos que despertam a criatividade dos empreendedores, que precisam atrair pessoas para o seu negócio. Busque construir um diferencial para a sua oficina que seja um ponto atrativo para os potenciais consumidores.
A dica para conseguir pensar fora da caixa é observar o que os clientes da sua oficina desejam. Em tempos de crise, a maior parte dos motoristas preferirá fazer a revisão obrigatória na oficina, onde costuma pagar 30% menos do que em uma concessionária. Que tal oferecer oportunidades especiais para os clientes que fizerem a revisão com você? Ou ainda promover sorteios ou dar brindes a esses clientes?
Observe qual a demanda dos seus consumidores e ofereça aquilo que eles esperam encontrar no seu negócio.
Antecipe-se aos concorrentes
Quando você está preparado para um acontecimento extraordinário, fica mais fácil não cometer erros e contornar a situação. Para não ser negativamente surpreendido no ramo dos negócios, é preciso ter planejamento e estar constantemente estudando o mercado.
Isso também te ajudará a superar sua concorrência. Se você é capaz de identificar mudanças no hábito de consumo dos seus clientes por causa da crise, fica mais fácil adaptar os serviços e o estoque de produtos da sua oficina, além de gerenciar melhor os preços e atendimentos. Com isso, você oferece exatamente o que o consumidor deseja ou necessita, passando à frente dos seus concorrentes.
Procure ajuda
O orgulho é um fator que pode comprometer o funcionamento do seu negócio. Se o momento é de dificuldade, buscar um mentor pode ser de grande ajuda para reverter a situação e voltar a crescer no seu ramo.
Buscar um processo de coaching é a estratégia perfeita para criar oportunidades para a sua oficina! O profissional da área te guiará, com perguntas objetivas, a tomar as melhores decisões para o seu negócio. Mas o seu mentor não tem necessariamente que ser um coach. Busque orientação com outros proprietários de oficinas e especialmente aqueles que já enfrentaram turbulências financeiras.
Agora você sabe como criar oportunidades em tempos de crise e não deixar a sua oficina estagnar por conta de recessão! Quer mais uma dica? Veja como fazer uma boa gestão de tempo na sua oficina!