Assim como muitos outros ambientes profissionais, a oficina é lugar de trabalho em equipe. Cada mecânico fica responsável por algumas tarefas, mas, em muitos casos, é a cooperação que faz a diferença na qualidade do serviço. Mas é claro que, apesar das máximas que dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma e que a união faz a força, é preciso que haja uma boa liderança para usar isso a favor dos resultados do negócio.
A presença de um líder na oficina é tão necessária quanto um técnico em um time de futebol ou um gestor em uma equipe de vendas. Veja algumas dicas para exercer uma liderança positiva na sua oficina e modificar a rotina de trabalho!
Seja mais que um chefe
A figura do chefe é muitas vezes assimilada à ordem, à hierarquia e à “bronca”. Tudo isso faz parte da rotina de um gestor, mas é possível (e benéfico) ir além. Um chefe que estimula a sua equipe e fornece auxílio para que ela obtenha bons resultados é uma presença muito mais positiva do que um chefe que apenas cobra e pressiona.
Ter um bom diálogo, conhecer as limitações e talentos de seus funcionários, ser uma pessoa proativa e preocupada com o bem-estar são algumas das características que distinguem um chefe de um líder.
Faça uma análise dos seus atos
Reflita sobre a sua atuação na oficina. Qual é o seu papel? Como é sua rotina e a relação com os funcionários? Tudo isso deve ser friamente analisado para que o gestor conheça suas fraquezas.
Chame os funcionários para uma conversa, pergunte quais são os aspectos da sua atuação como chefe que eles consideram positivos e quais são aqueles que se mostram um incômodo. Seja franco com seu time e saiba que ali estão seres humanos, com sentimentos, preferências e dificuldades. A conciliação dos problemas de relacionamento e a melhoria de algumas práticas é o primeiro passo para obter algo importantíssimo para o líder na oficina: o respeito dos demais.
Entenda como funciona a atuação da sua equipe
Ser um bom líder não significa aplicar suas ideias e esperar que todos o sigam. Um líder de equipe se preocupa em entender como seus pares trabalham e onde é possível ajudá-los a melhorar.
Tenha paciência e seja observador, é melhor sentar-se uma vez com o funcionário e ter uma conversa franca sobre sua atuação do que corrigi-lo diversas vezes a cada pequeno deslize.
Tenha humildade para ser um bom líder
Estar no alto da cadeia hierárquica da oficina não significa que você sabe tudo sobre o trabalho. É sempre possível aprender com os funcionários, afinal, muitas vezes os anos de prática deles fizeram surgir habilidades para resolver problemas com rapidez. Escute os funcionários e tenha a humildade de estar sempre aberto para o aprendizado. Esse tipo de relação de troca de inteligências é positiva para todos, principalmente para o desempenho geral da oficina!
Essas são algumas dicas para o gestor da oficina mecânica ser um bom líder junto ao seu time de profissionais. Nunca deixe de refletir sobre o seu papel, a sua atuação e lembre-se de que existe algo importantíssimo e que guia a relação profissional: o respeito.
Quer saber mais novidades e dicas para cuidar melhor do seu negócio? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores práticas para a sua oficina!
Bom dia Ruie
É dia muito obrigado me ajudou muito ,foi convidado e ser gestor de uma oficina
Muito Estimulante, Aqui Eu Encontrei o Necessário Em Relacinamento No Local De Trabalho Para Compartilha Com Minha Equipe.. Vocês Poderiam Ter As Opções De Baixar Ou Ter Alguma Apostila Para Treinamentos Em Equipe.. Parabéns a Toda Equipe Chiptronic.
Olá Darlan! Ficamos muito felizes pelo seu feedback 😀
Agradecemos muito pela crítica, vamos providenciar mais conteúdos e e-books sobre esse tema, Ok?
Abraços da Chiptronic!
GOSTEI MUITO
Olá Flavio,tudo bem? Agradecemos seu feedback, ficamos felizes que tenha gostado.
Grande abraço de toda equipe Chiptronic!
Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.
Espero ter ajudado
Artigo muito bom e informativo, gostei! Parabéns!
Obrigado Ana Luiza 🙂