Os motores turbo são adorados por quem gosta de alta potência na hora de dirigir. Porém, nem todas as pessoas conhecem bem os componentes que fazem parte de um motor “envenenado”, entre eles, o intercooler. Ele está presente tanto nos motores turbo de carros de passeio quanto em alguns motores diesel.
Preparamos, neste post, informações muito importantes para você entender a função desse componente e aprender a testá-lo com apenas alguns simples passos. Acompanhe!
O que é e qual a função do intercooler?
O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.
O funcionamento de um motor turbo baseia-se em fornecer uma quantidade maior de ar aos cilindros, resultando em maior potência e torque. Para que isso ocorra, o ar que sai da turbina precisa ser resfriado para que a mistura seja mais rica em oxigênio, de baixa densidade e não prejudique a queima de combustível.
Seu uso não é obrigatório, o que faz com que alguns modelos mais antigos com motor turbo não tenham esse componente. Contudo, todos modelos atuais já saem de fábrica com o intercooler instalado.
Quais as vantagens do intercooler?
Como já vimos, o ganho maior de potência e de torque são alguns dos benefícios para os motores turbo que utilizam o intercooler. Isso acontece porque esse componente aumenta o rendimento volumétrico e otimiza o funcionamento do motor.
Além disso, o intercooler também permite uma maior economia de combustível e maior durabilidade para as peças do seu veículo. Se você tem um motor turbo e não possui o intercooler instalado, essa é uma boa maneira de melhorar a performance do seu carro.
Como testar o intercooler em 3 passos
Os componentes de um motor turbo costumam trabalhar em altos níveis de temperatura e pressão — maiores do que um motor convencional. Por isso, é importante se atentar à sua manutenção preventiva para identificar possíveis problemas, como vazamentos.
Vamos aprender a testar o intercooler em 3 passos muito simples:
-
Desmonte o intercooler do veículo. Ele geralmente é equipado na parte frontal ou em outro local com o fluxo de ar necessário para o seu funcionamento;
-
Com o intercooler imerso em água, tampe uma das passagens e injete ar comprimido de baixa pressão pela outra;
-
Verifique se há formação de bolhas. O procedimento é semelhante ao feito em pneus para checar se existe vazamento.
Nos motores diesel com sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation) é necessário realizar uma depressão no coletor para que o sistema faça a recirculação corretamente. Portanto, verifique se a borboleta montada no coletor de admissão está funcionando corretamente. — problemas com essa válvula podem causar perda de potência do motor.
Seja em carros de passeio com motores turbo ou em motores diesel, é fundamental conhecer bem o funcionamento do intercooler e se atentar à sua manutenção preventiva.
O ideal é manter a sua oficina mecânica especializada nesse tipo de serviço. Aproveite e confira este nosso outro post e saiba o que deve haver em uma oficina de veículos pesados!
O que pode fazer um intercooler estourar , pois um nosso estouro uma coméia, motor SCANIA G500