Superar a crise é o desafio de todo empresário diante do atual momento que o país enfrenta. Segundo dados do IBGE, o país está passando pela pior crise dos últimos 25 anos e a consequência é o aumento do desemprego e redução do consumo, o que afeta praticamente todas as áreas de negócio.
Uma das áreas que tem se sobressaído à crise é a de mecânica. Como as pessoas estão inseguras quanto a realizar investimentos de longo prazo, estão optando por cuidar melhor dos carros ou motos que possuem.
Quer saber como tirar proveito desse mercado e aproveitar para vender mais? Continue a leitura do artigo e veja 6 dicas matadoras.
Não fique apenas culpando a crise
Embora a economia não esteja ajudando, ficar apenas culpando a crise, o ministro da economia ou o governo não resolverá o problema. A crise também é um celeiro de oportunidades. Enquanto alguns estão chorando por causa dela, por que você não aproveita para vender lenços?
Elimine despesas desnecessárias
Quando a situação está favorável, é natural haver um certo nível de relaxamento nas contas. Esse é o momento para fazer uma análise profunda e eliminar despesas que não agregam valor ao negócio. Dessa forma, reduz o ponto de equilíbrio e torna a empresa mais competitiva.
Fidelize a sua base de clientes
As empresas costumam realizar grandes investimentos para adquirir novos clientes. No entanto, o custo para manter ou fidelizar os clientes que já estão na base é muito menor e são esses clientes que lhe manterão a salvo em todos os períodos. Portanto, mais do que nunca, cuide bem dos seus clientes e fidelize-os.
Melhore a administração e supere a crise
A organização administrativa é importante para identificar oportunidades de melhorias. Comece pelo setor de RH, atualizando a ficha de funcionários de sua oficina, com todos os detalhes de formação e cursos dos colaboradores. Caso precise reduzir o quadro, é importante ter funcionários que sejam multitarefas.
Junte os setores financeiro e jurídico para analisar e ajustar o contrato com alguns fornecedores, reavaliar os impostos e verificar se existe algum incentivo por parte do município e verificar outros meios para reduzir custos.
Verifique meios mais baratos para divulgar o seu negócio, como o marketing digital. Esse meio possibilita uma ótima segmentação e baixo custo em comparação com os meios tradicionais.
Invista em treinamentos
Após a atualização dos dados dos funcionários, você identificará quais áreas mais necessitam serem desenvolvidas. Alinhe essas necessidades com os serviços que você quer incrementar na sua oficina ou que quer prestar um serviço melhor do que você oferece.
Revise os serviços e produtos oferecidos
Ter uma grande variedade de produtos significa ter que ter muito espaço e alto investimento em estoque. Como alternativa, não deixe faltar os produtos básicos, mas invista em produtos de maior valor agregado, que possibilita uma maior margem.
Outra boa alternativa é oferecer descontos progressivos por pacotes de serviços ou criar algum meio de receita recorrente, como uma assinatura que oferece direito a uma série de benefícios.
Aplique essas dicas e, com certeza, terá sucesso em superar a crise e aumentar as suas vendas.
Quais dessas dicas você achou mais interessante? Quais delas já aplica na sua oficina? Deixe abaixo o seu comentário!
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