Segredos para reparar a válvula reguladora de pressão do diesel
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Válvula reguladora de pressão do diesel: segredos para não errar mais

27 de agosto de 2018
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Um dos grandes desafios para os reparadores de automóveis e oficinas está sendo o reparo no sistema Common Rail, proveniente de defeitos na válvula reguladora de pressão do diesel.

Esta peça de grande importância nos sistemas de injeção eletrônica diesel é conferida por um sensor de pressão e tem a função de regularizar a pressão do combustível dentro do rail, liberando a saída de combustível, caso a pressão se encontre muito elevada.

Uma vez que houver uma falha nesse sistema, o excesso ou a falta de pressão gerada pode causar uma redução da potência do motor e, em alguns casos, pode até prejudicar o seu funcionamento.

No post de hoje, confira alguns segredos para manter a válvula reguladora de pressão do diesel em pleno funcionamento.

Diagnóstico da Unidade de Controle do Motor (UCM)

O correto diagnóstico da UCM pode indicar possíveis defeitos nos sensores de pressão e o excesso ou falta de pressão dentro do rail. Para uma melhor análise do sensor de pressão e da válvula reguladora de pressão do diesel, é necessária a medição do duty cycle do sinal e a tensão enquanto o automóvel estiver em movimento.

Problemas com a mola calibrada

Quase 50% dos cortes de rotação e perda repentina do motor são causados por problemas da válvula reguladora.

Um dos defeitos pode estar na mola calibrada, que atua liberando o diesel pressurizado, e se encontra quando a pressão do combustível é excedida, no retorno do rail para o tanque de combustível. Esse fenômeno é comum durante o uso de primeiras marchas.

Com o tempo de uso, esse componente pode começar a apresentar falhas, fazendo com que ela ceda passagem para um combustível de menor pressão, causando a diminuição de potência do motor.

Sendo verificado o problema e feita a troca da mola, o sistema volta a funcionar normalmente.

Simulação da pressão

Alguns scanners apresentam a função de simulação da pressão que se passa pelos bicos injetores. É possível notar uma falha de desempenho se os cilindros não estão se movimentando de forma livre.

A simulação é feita baseando-se na quantidade em porcentagem que a pressão chega até os bicos injetores, o que a torna uma grande aliada para o diagnóstico do sistema.

Troca correta das peças

Apesar de existirem diversas marcas e modelos de válvulas reguladoras, deve-se prestar atenção para as suas corretas especificações, pois cada veículo possui um sistema diferente e com pressão de trabalho específica.

É possível adquirir tais componentes tanto de distribuidoras como Siemens e Delphi, assim como nas próprias concessionárias do automóvel, que estão cada vez mais proporcionando um melhor preço e menor tempo de entrega.

Capacitação e qualificação

Fazer cursos e especializações já passou a ser uma obrigação para quem quer ter uma experiência profissional completa no ramo automobilístico. O mercado está exigindo que cada vez mais o reparador esteja apto a resolver novos problemas e de forma mais dinâmica e moderna.

O ideal é contribuir para que a sua equipe esteja pronta e treinada para lidar com os mais diversos tipos de problemas nesse componente, para não ficar com o conhecimento defasado e, assim, conquistar cada vez mais clientes.

Agora que você já está por dentro dos segredos para não cometer erros com a válvula reguladora de pressão do diesel, leia o nosso post e entenda como ela diminui a emissão de poluentes!

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Tags: ChiptronicDiesel S-10injeção eletrônica Dieselmanutenção dieselmódulos dieselNotíciasOficina Dieseloficina mecânicaserviçossoluções dieselTecnologiaTreinamentoválvula reguladora de pressão do dieselveículos diesel
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Comments 50

  1. neri tavares says:
    4 anos ago

    Muito bom obter conhecimento de quem atua no mercado automotivo..

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Oi Neri, tudo certo?
      Obrigado pelo carinho, um abraço da Equipe Chiptronic!

      Responder
      • Johny says:
        1 ano ago

        Tenho uma Ducato 2.8 2009 to com problema que ela perder força na subida e acabo tendo q reduzir a marcha e não axo o problema já troquei todos filtros do diesel msm assim continua fraca alguém consegue me ajudar

        Responder
        • Thiago Ribeiro says:
          1 ano ago

          Eu com mesmo problema, vc conseguiu resolver, me ajuda aí

          Responder
    • Jose Roberto says:
      1 ano ago

      Boa noite tenho um vol are w9 que não esta pegando de jeito nenhum já foi examinado chicote e ate o modulo esta tudo perfeito é o carro não pega desconfio que seja esse sensor pois o defeito apareceu quando uma Nelsinho de Borracha que vai em cima da base do filtro de combustível se rompeu ,anel foi trocado mas o carro dai então não funciona já estou uma se mana parado é o mecânico não acha o defeito

      Responder
    • Jonas Souza says:
      10 meses ago

      Estou com Volkswagen 24250 que quando liga a tomada da valvula reguladora de pressão o caminhão não pega o qie devo fazer

      Responder
      • silas says:
        6 meses ago

        conseguiu descobrir? estou com o mesmo problema!

        Responder
  2. marcos says:
    3 anos ago

    Boa noite minha Van ficou parada, e nao pega mais os bicos nao abre ela so pega no esplei anti ferrugem ok faço?

    Responder
    • sergio says:
      2 anos ago

      minha van multijet 2016 esta fraca o que pode ser . esta ruim de arrancar e pede marcha na subida.alquem me ajuda; [22] 999391059

      Responder
      • Gilvanildo says:
        2 anos ago

        Tô com uma Ducato com o mesmo problema, você conseguiu resolver?

        Responder
  3. Joao anselmo says:
    3 anos ago

    Ola bom dia, to com um problema desse e nao acho o regulador de pressao da kia mohave, onde fica localizada a mola

    Grato
    Anselmo

    Responder
  4. rui bonfim says:
    3 anos ago

    boa noite ,tenho um vw 24280 ano 2012
    esse veiculo possui a valvula reguladora de pressão.
    meu veiculo esta com pouca força,porem as vezes ele desempenha bem melhor e de repente
    ele fica fraco novamente.
    obrigado

    Responder
  5. ednei says:
    3 anos ago

    BOM DIA AMIGO VC SABE ONDE POSSO ENCONTRAR ESSAS VALVULAS DE PRESSAO SIEMENS
    BQ2Q 9358A E 6CIQ 9358AB-fico no aguardo obrigado

    Responder
  6. Wagner says:
    3 anos ago

    Boa noite, eu tenho s10 2008 a diesel quando eu vou andando principalmente nas marchas pesadas ela fica cortando o combustível, a bomba joga bem até o filtro mais do filtro pros bicos não tá chegando bem e o carro tá com a zoada meio quadrada não tá rodando redondo não, obrigado no seu aguardo. Wagner

    Responder
  7. Higor says:
    3 anos ago

    Tenho uma duvida referente a minha frontier que demora a pegar mas quando pega desenvolve bem e nao tem falhas o que pode estar acontecendo pode ser valvula

    Responder
    • Jairo says:
      2 anos ago

      Hugo minha hiluxa tá desse jeito às vezes pega e não pega. Qual foi o problema da sua

      Responder
  8. Celio Donizete Pereira Ribeiro says:
    2 anos ago

    Fiz uma reforma da bomba injetora da minha Hilux 3.0 2002, fizemos a o instalação e o carro não pegou. Agora é a valvula solenoide que queimou. Só que esta peça custa mais de 2000, sabe se é possível consetar esta peça?

    Responder
    • Augusto valerio says:
      1 ano ago

      Ola boa noite tenho uma Scania 124/420/ ano 2000 ela pega mas n funciona bem fica falhando e n passar de mil rpm fiz as unidades troquei a válvula de retorno fiz
      os cabeçotes levei o módulo pra bancada e não acusar nada alguém pode me ajudar faz uma ano que eu. Estou parado cinco oficina e nada de resolver

      Responder
      • Miguel says:
        10 meses ago

        Amigo , conseguiu resolver o problema ?

        Me chamando zap tou com o mesmo problema

        81 989927211

        Responder
  9. paulo says:
    2 anos ago

    Ola amigo! Estou com Delivere 8.150 ano 2008; Fonciona e enseguida morre, ja troquei a bomba de baixa pressaõ troquei o filtro racor e o filtro que sai para bomba de alta, pressaõ,medi a pressaõ da linha de baixa e esta ok; Mais o defeito continua. Alguem pode me ajudar?

    Responder
  10. Regynart says:
    2 anos ago

    Minha ranger Power Strokes tá fraca e só liga no cheiro, e já troquei a válvula de pressão, o que pode ser???

    Responder
    • Rona gorgen says:
      7 meses ago

      Ola tenho um tracker 2004 diesel com pouca potencia nao passa dos 2.700 giros nas subidas so baoxando marcha ele nao desenvolve ja troquei as 3 valvulas solenoides troquei a turbina nada de funcionar certo.

      Responder
  11. paulo roberto correa leite says:
    2 anos ago

    olá tenho uma ranger 3.2 ano 2013 ela afoga só na lenta, o que será

    Responder
  12. paulo roberto correa leite says:
    2 anos ago

    a ranger foi colocado 5 bicos novos

    Responder
  13. jonathan maia says:
    2 anos ago

    olá bom dia! tenho aki um caminhão ford cargo 815 e, ele queimou o módulo, achamos o defeito e não foi possivel o reparo do mesmo. tivemos que fazer a troca do módulo, colocamos no caminhão montamos tudo e o caminhão pega mas não acelera fizemos varios testes e foi condenado 2 bicos injetores, mandamos os bicos ao rio em uma ótima empresa de restauração quando vieram os instalamos novamente e regulamos os balancins ligamos tudo novamente e o motor não funciona, liga trabalha e morre

    Responder
    • Jhones says:
      7 meses ago

      Foi o senhor de rotação?

      Responder
  14. Giulliano carlos frinhani says:
    1 ano ago

    Bom dia…eu peguei um 24-250 ja com 20% a mas da sua capacidade e fiz 4 viajens ate no momento, eu reparei que o carro ta trabanhando forcado meio preso e so uma vez que ele trabalhou aliviado parecia um avião e nem precisava quase pisar muito no acelerador para o carro desenvolver,ja regulei valvula,intercooler,freio motor e escapamento e ainda ele ta preso e com um consumo fora do normal,sera que a valvula reguladora pode ser a causadora ou não,alguem me de ajuda ele ta consumindo muito diesel eu não aguento mas…

    Responder
  15. Vanderci f lima says:
    1 ano ago

    Boa noite tenho um caminhão wolksvagem motor nem 370 vc está gastando de mais está fazendo 1km por litro de diesel já troquei o sensor de regulagem de pressão todos os filtros não resolveu o problema pega bem ,,não da fumaça alguém pode me dar ajuda nessa parte

    Responder
    • Miguel says:
      10 meses ago

      Conseguiu resolver o problema ? Estou com o mesmo problema , me chama no zap : 81 989927211

      Responder
  16. Fernando Borges says:
    1 ano ago

    Boa noite, tenho uma S10 Executive 2009 acendendo a luz da injeção eletrônica no painel e perdendo força desligo e ligo novamente ela apaga, já troquei turbina, filtro de ar e todos os sensores relacionados ao turbo,mas infelizmente o problema persiste.
    Conseguem me auxiliar na descoberta da causa fundamental deste problema ?

    Att,
    Fernando Borges

    Responder
    • Soel says:
      7 meses ago

      Opa consegui resolver o problema .. tô com uma aqui com os mesmo sintomas

      Responder
  17. GILSON ESTEVAO RAFAEL says:
    12 meses ago

    BOA NOITE GALERA EU TENHO UM FORD CARGO 1317e 2008 que na marcha lenta ele fica castanhandoo que pode serja gastei muito mais nao resolvi o problema

    Responder
    • Oldair Guilherme says:
      2 meses ago

      Boa tarde amigo ! Estou com o mesmo problema, tenho uma fiat ducato e quando em movimento fica castanhando, mais quando acelera parado motor normal ….

      Responder
  18. Alisson diogo says:
    11 meses ago

    Boa tarde estou com uma Nissan 2012 frontier, motor novo, bico novo no raster3 vc abaixa a pressão dela ela não castanha mais depois vc acelera ela com 2.000 de rotação pra cima ele castanha e muito queria saber se alguém sabe oq pode ser já tirei a bomba dela é esta Boa bateu dos os teste se alguém souber me avisa (35)991512729

    Responder
  19. Torão mecânico says:
    11 meses ago

    Estou com uma reno master 2.3 2018 a bomba não joga diesel nós bicos e os bicos não tem alimentação nem positivo e negativo

    Responder
  20. Miguel says:
    10 meses ago

    Tenho um Scania 124 P420 e fiz o serviço do motor , ele tá consumindo muito e tá sem
    Força na subida . Fiz o motor completo , caixa , troquei caixa de marcha .
    Obs : só não fiz embuchamento de comando .

    Alguém aí estava com o msm problema e conseguiu solucionar ? Me ajudem pfvr Fala cmg no Zap : 081989927211

    Responder
  21. Ademar TEIXEIRA CAVALCANTE says:
    10 meses ago

    Estou com um IVECO Daylle 2010 a bomba de baixa para quando o motor funciona, como tirar esse defeito ?

    Responder
    • Gabriel says:
      7 meses ago

      Boa noite amigo!!
      Resolveu o problema??
      Estou com uma 2011 parando de acelerar de vez enquando.

      Responder
  22. Amarildo says:
    10 meses ago

    Boa noite galera precisa tirar a bomba de alta pressao para trocar a valvula vw 2420 2011

    Responder
  23. Jose Hilario Paes says:
    9 meses ago

    Bom bia, tenho uma mercdes ml 350 diesel, segundo o mecanico ela esta com problema na valvula reguladora da pressa da pressao do diesel. O carro quando atinge 3 mil giros , ela entra em modulo de seguranca, acende a luz de ignição no painel. Só passando o rastreador para o carro volta ao normal. Até 3 mil girus. Tem como regular esta valvula? Obrigado

    Responder
  24. abdurramane lambate says:
    8 meses ago

    Boa tarde tenho uma van toyota 5L o motor foi calibrado a bomba e os injetores agira esta sem forca e esta a estremecer

    Responder
  25. Sousa says:
    7 meses ago

    Olá boa noite, tenho uma autocaravana com motor Ford e. Noto um relantim aos soluços depois de aquecer fica a trabalhar e a puxar normal já me disseram que pode ser a bomba diesel alguem pode ajudar? Obrigado

    Responder
  26. Aderildo says:
    6 meses ago

    Muito boa as informações

    Responder
  27. anderson says:
    6 meses ago

    estou com problema valvula pressao da hilux 2.8 2016 alguem pode me ajudar

    Responder
  28. LEONIR LUIZ DE CRISTO TEIXEIRA says:
    6 meses ago

    boa tarde tenho 1620 eletrônico quando eu tento liga ele não pega já troquei bobam do racou mais não funcionou dai diro a entrada de ar dos bico pega de boa desligo não pega mais oque ponde ser …

    Responder
  29. Daniel says:
    5 meses ago

    Tenho uma flilander 2 e o motor derrepente parou desempenho dela Pisa no acelerador mais ela não dispara o que seria?

    Responder
  30. Francisco Banze says:
    4 meses ago

    Tenho um carro toyota regiusace motor 1kd levei a vários mecânicos, uns indicaram que eram injetores outros diziam que eram bomba de alta pressão e por fim consegui um mecânico que identificou o problema do defeito da válvula de pressão, trocamos e o carro voltou a trabalhar normalmente

    Responder
  31. Oldair Guilherme says:
    2 meses ago

    Boa tarde amigo ! Estou com o mesmo problema, tenho uma fiat ducato e quando em movimento fica castanhando, mais quando acelera parado motor normal ….

    Responder
  32. nilsonmartinsdasilva silva says:
    4 semanas ago

    diaaa pessoal tenho dodge ram mexo muita coisa nela ja tinha esta desconfiança desta valvula reguladora entao pedi uma no ebay compra direta, aqui no nosso pais custa 2.400 paguei la muito barrato nao vo nem fala preço pois muitos nao acreditariam no valor que paguei, vcs todos tem que aprender a comprar no exterior nem tudo o problema sao bicos de injetor pois sao fabricados para durar por isto se vc nao mexe em nada em seu caminhao , vans ou camionetes procurem seus mecanicos de confiança pois eles ainda existem eu nunca desisto kkkkkkk fiquem com Deus em nome de jesus cristo Amem

    Responder
  33. orlando porto porto says:
    3 semanas ago

    estou com uma ssang kyron que roda e depois corta o mator disel 2.0 de 141, hp o mecanico que linpa os bico ingetor e nao a setei

    Responder

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