A restauração de caminhões antigos é completamente viável. Mesmo que às vezes demore um pouco mais, é um processo que vale a pena. Seja para usar no dia a dia ou por razões sentimentais, o resultado pode ser muito gratificante para o seu cliente.
Entretanto, é normal que o reparador tenha algumas dúvidas sobre como fazer isso. Afinal, quanto tempo demora? Por onde começar? Quais são as etapas do processo?
Para facilitar sua vida, mostraremos aqui um passo a passo que vai tirar todas as suas dúvidas. Confira!
Faça uma avaliação e um orçamento
O início do processo é fundamental para garantir sua qualidade. É preciso fazer um levantamento de todas as peças que serão necessárias, além de materiais para funilaria e pintura. Com isso no papel, é hora de fazer um orçamento e estipular o prazo de entrega.
Lembre-se de que a marca do caminhão interfere diretamente na restauração — tanto no tempo quanto no valor. Afinal, encontrar peças para um Ford não será um problema. Agora, se o veículo for um Hudson, por exemplo, você terá uma dificuldade maior com as peças.
O tempo estimado costuma ser de algumas semanas, ou mesmo meses — a não ser que a sua oficina conte com vários mecânicos e uma espécie de linha de produção. Nesse caso, em poucos dias após a entrega das peças o caminhão pode estar pronto para ser entregue ao cliente.
Desmonte a cabine e o chassi
Em geral, a restauração pode ser feita após desmontar a cabine e o chassi. Em raras situações, quando o caminhão está extremamente danificado, você pode optar por desmontar o veículo completamente. No entanto, trabalhando nessas duas partes, é possível dar vida ao caminhão sem dificuldade.
Tire sempre algumas fotos, desde o início do processo. Isso ajuda a mostrar ao cliente o andamento da restauração, assim como criar um “marketing” para seu serviço.
Realize todos os reparos
O reparo deve começar sempre pela parte mecânica. Afinal, qualquer problema nesse serviço deve tomar mais tempo, já que é onde podem surgir imprevistos. Identifique todas as peças retiradas para não ter problemas ao substituí-las ou recolocá-las.
Por último, faça os ajustes na funilaria. Mas não se esqueça de que em veículos pesados ela é tão importante quanto outras partes. No caso de colecionadores, ela mantém a estética perfeita que o proprietário espera.
Já em caminhões de uso diário, ela ajuda a proteger a carcaça e o chassi de riscos, como poeira, sol e chuva.
Acerte na pintura e montagem durante a restauração de caminhões
Acertar a cor original de caminhões antigos pode ser um desafio, já que é um trabalho que costuma ser feito por especialistas. Por isso, lembre-se de consultar junto ao proprietário qual é a cor desejada. No mais, o fundamental é pintar a cabine antes de remontá-la, para evitar falhas.
Do contrário, alguns encaixes podem ficar sem pintura e, assim, oxidarem rapidamente. O ideal é realizar a pintura separadamente, aguardar o tempo de secagem da tinta e, só então, remontar o veículo.
Todo cuidado é pouco na hora do acabamento, ainda mais quando o caminhão for de um colecionador. Desmonte completamente as peças e cubra as partes que não serão pintadas com fita adesiva e jornal ou papel.
Por fim, busque sempre trabalhar com materiais de qualidade e manter o cliente atualizado sobre seus avanços. A restauração de caminhões pode se mostrar um ramo muito agradável de se trabalhar, pois o resultado é sempre de encher os olhos!
Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como a restauração de caminhões antigos pode ser feita!
Bom dia, tudo bem?
Prazer, sou o Gabriel colaborador da Pacaembu Autopeças!
Estava realizando uma pesquisa no Google analisando as empresas que realizam reforma em carretas, me deparei com a Rodomarca como sendo uma das principais… Gostaria de apresentar os nossos preços de oferta de faixas refletivas 3M, como também cuícas de freios, cilindros entre outros itens que com certeza irá utilizar. Estamos com preços diferenciados e gostaria de pedir uma oportunidade de mostrar nossos preços.
Fique à vontade para entrar em contato no meu Whatsapp +55 (11) 9 7741-1302 ou neste e-mail mesmo.
Muito obrigado pela atenção
Um abraço e bons negócios.
Gostaria de saber como se restaura um caminhão se a polícia civil (deic) fala que não pode desmontar nem tirar as placas e plaquetas nem motor, isso pra eles é suprimir, suposto crime de receptação?
Peço para os policiais me mostrar como fazer na prática? Kkkkk
Cuidado com a polícia civil Deic de s.Paulo, segundo a delegada da 4 dep.deic, reformar caminhão é crime, estão prendendo todos dois de oficina, pois segundo ela e sua equipe não pode retirar as placas e plaquetas para restaurar ou pintar uma cabine, é crime! Kkkkk
As oficinas vão ter que fazer um curso de como reformar ou restaurar um veículo sinistrado ou antigo sem tirar ou pintar a cabine!
Quem reforma é receptador agora!
Boa noite, estou prestes a entrar numa aventura, estou negociando uma LK141 V8 1979.
O Caminhão aparentemente esta com mecânica e elétrica em boas condições.
a Cabine esta com bastante podres e peças de acabamento como farois a lanternas precisam ser substituidas quase que em sua totalidade.
Como me certificar que o motor , cambio e diferencial estão de fato em boas condições?
tenho experiencia em recuperar carros, antigos (restauração) e novos (batidos).
Mas caminhão será o primeiro e claro penso em vender com lucro.
Boa tarde, estou comprando peças para quando tiver tudo começar a refomar meu L2013 ano 1971. O problema maior que estou encontrando dificuldade é uma das 04 pontas do friso q faz o contorno da grade frontal foi perdida. São 03 peças superior faról a faról e 03 inferior. necessito apenas de uma das pontas que foi perdida. Se tiverem ou souberem quem pode me indicar q possua, claro q usada afinal isso não se encontra nova, agradeço imensamente.
boa noite.colega tenho um caminhao Fiat 190 H turbo para restaurar,voces restauram ou indicam alguem.
Gostaria de saber se vcs podem me ajudar a restaurar meu caminhão estou precisando e não tenho condições financeiras obrigado