Fazer uma boa propaganda é parte fundamental do processo de conquistar novos clientes. E quando falamos de um mercado competitivo como o de chaveiros, é preciso encontrar estratégias para oferecer um diferencial e consolidar sua marca. Afinal, só assim as pessoas voltarão a procurar por seus serviços em vez de escolher qualquer um.
Entretanto, nem todo mundo sabe como aplicar um merchandising no ponto de venda de forma eficiente. Pensando nisso, mostraremos aqui 4 dicas para que você saiba como fazer do PDV um grande aliado em sua gestão de negócios. Confira!
1. Apresente os produtos e serviços
A visibilidade dos seus produtos e serviços é algo que deve ser clara. Uma vez que foram até seu ponto de venda, é preciso que eles tenham acesso às informações básicas de seu negócio: quais os tipos de chave, que trabalhos você realiza etc. Tudo isso deve estar visível e bem cuidado.
Isso significa que você deve garantir a qualidade e organização dos itens expostos. Se sua ideia é manter uma variedade de chaves ao alcance, é importante que elas estejam novas, limpas e sem arranhões.
Dessa forma, seus clientes terão mais noção da forma cuidadosa com que você trata os produtos que oferece.
2. Sinalize preços e promoções
Uma questão que nem todo mundo percebe é que, assim que o cliente bate o olho em um produto, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é o preço. Algumas pessoas não se sentem confortáveis em ficar perguntando o preço de tudo. Por isso, é fundamental sinalizar essas informações, assim como eventuais promoções e ofertas.
A experiência tida pelo cliente em seu ponto de venda pode ser o diferencial que fará com que ele volte. Tendo isso em mente, facilitar a identificação dos preços faz com que ele já saiba o quanto vai pagar e agiliza o atendimento.
3. Aposte em ações sensoriais
O merchandising é uma ferramenta que lida diretamente com as sensações que um cliente em potencial tem com seu produto e sua marca. Isso significa que é preciso não só garantir um atendimento eficiente e agradável como atrair as pessoas por meio de seus sentidos.
A forma de exposição dos produtos, por exemplo, deve ser planejada com cuidado. Uma boa iluminação com cores agradáveis e um ambiente limpo são fatores importantíssimos para atrair os olhares dos clientes.
É preciso considerar, também, outras formas de agir sobre esses sentidos. A criação de um mascote ou mesmo uma temática específica, por exemplo, pode cativar o cliente de forma que ele crie uma empatia com sua marca.
4. Fique atento aos Hot Points
O termo se refere aos pontos quentes da loja, ou seja, aqueles em que os clientes costumam ficar mais tempo. Mesmo no caso de espaços pequenos, há sempre um local onde o cliente aguarda o atendimento ou a realização de um serviço.
Repensar esses locais, expondo a marca, os produtos, serviços e demais itens citados acima são formas interessantes de planejar a experiência que o cliente terá em seu ponto de venda.
Se há bancos de espera, até mesmo um filtro de água e uma garrafa de café podem ser posicionados próximos a cartazes e produtos expostos.
Se o cliente tem uma experiência agradável ligada às informações de seus produtos, ele rapidamente fará uma conexão entre as coisas e lembrará de procurá-lo em uma necessidade futura.
Mantenha essas dicas em mente e veja como elas podem ajudá-lo a fazer seu próprio merchandising no ponto de venda!
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