O segredo para o sucesso de uma pequena empresa, muitas vezes, está na comunicação e na boa divulgação dos seus produtos e serviços. Quem ouve falar em marketing automaticamente pensa em empresas com grandes recursos e muito investimento em publicidade, mas o que poucas pessoas sabem é que mesmo os autônomos e empreendedores com um orçamento mais enxuto conseguem fazer ações com bons resultados, como é o caso do marketing boca a boca.
Clientes satisfeitos com um serviço de chaveiro são a principal e mais efetiva propaganda que um negócio como esse pode ter. O depoimento de um cliente satisfeito traz credibilidade e segurança para o negócio, pois não é você que está falando que seu serviço é bom, mas sim uma pessoa que efetivamente o contratou.
Além disso, para clientes felizes você não vai precisar nem pedir que eles divulguem! Estarão tão felizes com o resultado daquilo que contrataram que vão divulgar simplesmente porque querem contar para todos quão bom é o seu serviço. No fim das contas, o marketing boca a boca acaba sendo a opção mais barata (e eficiente) de divulgação: basta prestar um bom atendimento e o resto fica por conta do cliente.
Como criar um marketing boca a boca para um chaveiro?
Agora que nós já vimos que as opiniões das pessoas sobre a empresa têm muito mais valor e influência sobre outros potenciais consumidores, vamos compartilhar algumas dicas rápidas para você conseguir que os clientes falem bem do seu serviço.
Excelência no atendimento e no serviço
Como falamos, a base do marketing boca a boca está em um bom atendimento. O começo de tudo é a excelência no trato com o cliente para que ele fique muito feliz e satisfeito com o serviço, que deve seguir a mesma linha do atendimento e oferecer o máximo de qualidade possível. Se isso não acontecer, dificilmente ele vai indicar seu negócio para alguém que precisar de um chaveiro.
Conheça as opiniões dos clientes
Depois de prestar um serviço excelente, o próximo passo é manter uma proximidade com os clientes. Saber quem são eles, quais são seus problemas, seus negócios e por que eles precisaram do seu serviço de chaveiro é importante. Além das indicações, essa proximidade pode gerar também novas vendas para o mesmo cliente, que passará a confiar mais em você ao ver sua dedicação à construção desse relacionamento.
Nesse sentido, criar um programa de fidelidade pode fazer muito sentido. Algo simples, como um desconto especial para quem trouxer um determinado número de indicações, por exemplo, pode ser vantajoso para os dois lados.
Abuse da utilização das mídias digitais
As redes sociais são o marketing boca a boca maximizado e potencializado à décima potência. O funcionamento é basicamente o mesmo, com a diferença que a indicação do mesmo cliente pode atingir um número muito maior de pessoas.
Por isso, invista em uma página no Facebook para o seu negócio e mantenha postagens com regularidade. Ao mesmo tempo que você trabalha para atingir novos clientes com a rede social, é importante também contar para seus clientes atuais que seu negócio está no Facebook e que eles também podem curtir a página e acompanhar suas novidades por lá. Se você conseguir ter a proximidade que falamos acima, a chance de eles postarem para os amigos deles sobre seu chaveiro é muito maior.
Agora que você já sabe como usar o marketing boca a boca para aumentar o movimento no seu negócio, chegou a hora de conhecer uma nova tecnologia em chaves: o sistema keyless. Baixe nosso e-book e confira!