Quando pensa no público externo, normalmente o gestor se lembra dos investidores e dos clientes. Então, desenvolve ações para estimular a participação desses agentes, por meio de estratégias de marketing, divulgação e, é claro, com o próprio desenvolvimento da empresa. No entanto, é importante lembrarmos de que ainda existe um grande personagem que pode nos ajudar — e muito — no crescimento do negócio. Estamos falando dos fornecedores.
Muitos empresários ainda enxergam os fornecedores como meros prestadores de serviços ou produtores de mercadorias e, por esse motivo, não investem em um relacionamento de longo prazo. Acontece que é justamente por causa dessa relação que é possível trabalhar em uma precificação melhor dos produtos, reduzir custos com os estoques ou, simplesmente, garantir o abastecimento das mercadorias no momento em que você mais precisa.
Neste post vamos mostrar como o relacionamento com os fornecedores pode trazer vantagens competitivas significativas para a sua empresa. Confira!
Redução dos custos com a manutenção de estoques
Muitos gestores gastam muito mais do que devem com o estoque de segurança, e embora seja fundamental, a verdade permanece a mesma: estoque parados não são um bom negócio para a empresa. Em primeiro lugar, porque os custos com a manutenção acabam aumentando, mas não para por aí. Temos também a questão dos estoques inativos, abandonados pela falta de procura, e até perdas, como no caso dos alimentos perecíveis.
O fornecedor pode desempenhar um papel fundamental nesse sentido. Isso porque é ele o responsável pela reposição desses itens, então, se ele for um verdadeiro parceiro e suprir de maneira rápida e eficiente, é possível trabalhar em uma linha just in time, e não nos velhos modelos de estocagem desmedida.
Negociações mais vantajosas e duradouras
Outro ponto importante, também relacionado aos custos, é o fato de que, quando o fornecedor é parceiro da empresa, é possível trabalhar em negociações realmente vantajosas para as duas partes, permitindo que ambos os lados possam gerar maiores lucros com a relação.
Quando o gestor ignora esse fato e escolhe adotar uma abordagem de negociação mais incisiva, dificilmente consegue manter a margem dos preços de compra em uma média aceitável. Isso porque, em momento de desesperado, é claro que o fornecedor pode ofertar produtos abaixo do preço, mas logo que sentir um bom momento do mercado não vai mais negociar. A abordagem ideal, portanto, é aquela que visa o relacionamento no longo prazo.
Precificação é o principal motivo para investir
É claro que, com a redução nos custos que vimos anteriormente e as negociações mais atrativas, o gestor vai ganhar uma vantagem extremamente competitiva no mercado por causa da precificação. Ele pode desonerar o produto para o consumidor final e oferecer condições muito melhores do que a concorrência.
É claro que esse é um grande passo para ver a sua empresa crescer, afinal, aumentar as vendas por unidade sem reduzir a lucratividade é o sonho de qualquer gestor de negócios. Por isso, é fundamental sempre ter em mente que o fornecedor, no final das contas, é uma parte integrante e fundamental da sua empresa.
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