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Home Segmentos Autos

Você está colocando o preço certo nos serviços de sua oficina?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
14 de junho de 2021
in Autos, Dicas, Diesel, Motos
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Você está colocando o preço certo nos serviços de sua oficina?
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Estabelecer o preço certo é a dificuldade de muitos empreendedores que não sabem se estão cobrando o valor que realmente deveriam. Para vencer a concorrência, é preciso determinar um preço que esteja alinhado às necessidades e aos diferenciais da empresa. Nas oficinas isso também ocorre. Quando se pensa em peças de custo elevado e serviços mais demorados, a precificação pode ser o que vai fazer a oficina ter ou não sucesso.

A avaliação do preço praticado, portanto, é fundamental para garantir que todo o negócio possua uma proposta alinhada. E você, será que está colocando o preço certo nos serviços de sua oficina? Descubra como fazer essa avaliação e quais são os riscos de não fazê-la!

Como avaliar se a precificação está correta?

O preço errado pode fazer com que seu negócio perca rentabilidade. Você deixará de atrair clientes e também perderá dinheiro ao realizar serviços que possuem um valor muito baixo. Mesmo sem notar, você pode estar experimentando dificuldades graças à precificação. Para avaliar se você está colocando o preço certo nos serviços de sua oficina você deve seguir alguns passos. Vamos a eles:

Faça pesquisas de mercado

Primeiramente, você precisa entender se o seu preço está muito acima ou muito abaixo do mercado, já que ambas as situações irão trazer dificuldades para a oficina. Assim, fazer uma pesquisa de mercado é importante para entender o contexto e saber quais são os preços atuais praticados.

Essa pesquisa, inclusive, pode ser feita com um levantamento de preços de diferentes oficinas em relação ao mesmo serviço, permitindo que você tenha uma ideia de quanto cobrar.

Calcule os gastos efetuados

Mesmo que sua oficina pratique preços de mercado é preciso avaliar os seus custos, afinal, oficinas diferentes possuem gastos com pessoal e peças distintos. Por isso, avalie todos os seus gastos, como as despesas com peças, infraestrutura e pessoal em geral. É possível setorizar a oficina e descobrir onde estão os maiores custos.

Todos as despesas influenciam no preço final a ser cobrado, uma vez que é necessário que não apenas os ganhos cubram os custos, mas também garantam o lucro.

Avalie o lucro desejado

Também é importante fazer uma avaliação do lucro desejado, já que a precificação inicial pode ter sido baseada em uma expectativa bastante diferente da atual.

O preço final deverá ser a soma dos custos e do lucro desejado, mas se este for muito elevado, o valor repassado ao consumidor será igualmente alto. Um lucro muito baixo, entretanto, fará com que a oficina seja pouco rentável, apresentando problemas para se sustentar em médio e longo prazo. A precificação, portanto, deve estar alinhada de modo a unir custos e um lucro que seja suficientemente vantajoso.

Colha feedback

Outro fator que deve ser levado em consideração é o feedback de fornecedores e, principalmente, de clientes. Com os primeiros é possível estabelecer diálogos sobre preços e, possivelmente, conseguir condições mais facilitadas.

Em relação aos fregueses, é preciso conhecer qual o seu nível de satisfação, o que eles pensam dos serviços, quais os fatores que fazem com que eles decidam ir ou não a uma oficina e qual a faixa de preço ideal para eles. Muitas vezes, esse tipo de pesquisa pode revelar que a clientela está inclusive disposta a pagar mais do que a oficina realmente cobra, indicando uma possibilidade de aumentar os ganhos. Apesar disso, essa não é uma prática tão comum e precisa ser realizada da maneira correta para garantir resultados relevantes.

Leve em consideração a quantidade de clientes

Muitos donos de oficinas não consideram a quantidade de clientes na hora da precificação, esquecendo-se da mais básica lei de mercado: a da oferta e da procura. Caso sua oficina esteja com um baixo número de fregueses, pode ser necessário ajustar a precificação para garantir a atração da clientela.

Em caso de muitos clientes e um número crescente de contatos fechados e solicitações de orçamento, é possível aumentar um pouco o preço, até mesmo para garantir produtividade e qualidade do serviço. Tudo dependerá da quantidade de horas disponíveis na oficina. Lembre-se de que quanto maior for a procura pelos serviços, maiores poderão ser os preços.

Faça considerações periódicas

Você também precisa levar em consideração que a precificação estabelecida há três meses pode não ser a melhor opção para o momento atual. Por isso, é preciso fazer considerações periódicas para conferir se aquele é, realmente, o melhor valor a ser praticado.

Uma alta no preço das peças pode forçar um aumento no valor dos serviços, assim como maior concorrência é capaz de gerar diminuição no valor que você pratica, ainda que temporariamente. Oferecer um novo e diferencial serviço na oficina também pode impactar o preço.

Quais os riscos de não ter o preço certo?

A precificação equivocada pode trazer diferentes problemas para o seu negócio, prejudicando o futuro da sua oficina. Os principais riscos de não ter o preço certo incluem:

Desenvolvimento de visão errada do cliente

Um preço elevado fará com que o cliente enxergue a oficina como uma opção que não deve ser considerada já que existem alternativas mais em conta. Um valor muito baixo, entretanto, também poderá fazer com que o cliente desconfie e julgue que a qualidade dos serviços não é a que ele espera.

Prejuízos operacionais

Os prejuízos operacionais também são consequências de uma precificação errada. Quando o valor fica muito acima do que deveria ser cobrado, os clientes se afastam. Já um preço muito baixo não cobre os custos.

Essa hipótese, inclusive, pode fazer com que você tenha perdas quanto maior for a sua produção, já que você gastará mais para realizar os consertos do que efetivamente receberá por eles.

Perda de competitividade

Se sua oficina não gera lucro o bastante, você não terá o suficiente para investir em melhorias e, portanto, perderá competitividade. Contudo, se você cobrar caro demais, não atrairá clientes, também ocasionando redução do poder competitivo.

Encerramento das atividades

A consequência final e mais grave da precificação incorreta é o encerramento das atividades, porque sem clientes ou sem lucros você, eventualmente, não conseguirá se sustentar e precisará fechar as portas do seu negócio.

Para saber se você está colocando o preço certo nos serviços de sua oficina é preciso levar em consideração fatores como os preços de mercado, os seus custos, o lucro que você deseja, a demanda, a situação atual e a opinião dos clientes. Não investir em uma precificação correta pode causar desde prejuízos operacionais até o encerramento definitivo das atividades da oficina, concretizando o insucesso do empreendimento.

E você, está tendo problemas com a precificação? Ainda tem dúvidas de como fazê-la? Participe e deixe suas opiniões nos comentários!

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Tags: mecânico de carrosoficina automotivaoficina mecânicaprecificação corretaprecificar serviçospreço certovalor do serviçovalor real
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