Trocar periodicamente o óleo do motor da moto é fundamental para garantir o seu bom funcionamento. Ele lubrifica os componentes internos e diminui o atrito entre eles, evitando o desgaste prematuro.
Para que isso aconteça com maior efetividade, é preciso também saber escolher o tipo certo de óleo para moto.
Cada fabricante projeta seu motor para trabalhar com um tipo específico de óleo, e é crucial seguir essa recomendação. Por isso, preparamos este post para explicar as diferenças entre os tipos de óleo lubrificante e ajudá-lo a escolher o ideal para a sua moto. Confira:
Saiba a diferença entre óleo mineral, semissintético e sintético
Os tipos de óleo utilizados em motocicletas podem ter origem mineral, sintética ou ser uma mistura dos dois.
Extraído a partir de componentes do petróleo, o óleo mineral é a opção mais simples e barata. Ainda assim, pode ser utilizado na maioria dos motores mais comuns e deve ser trocado, em média, a cada 5 mil km.
As opções semissintéticas unem o óleo mineral a uma base sintética, proporcionando uma opção mais acessível para quem quer utilizar um produto de melhor qualidade no motor da sua moto. A recomendação é fazer a troca a cada 10 mil km.
Finalmente, o óleo sintético é inteiramente desenvolvido em laboratório e possui qualidade muito superior aos demais. Seu valor também pode ser maior, mas com certeza essa é a melhor opção para qualquer motor. O óleo para moto sintético dura 20 mil km, em média.
Entenda o que significam os indicadores
Os indicadores de qualidade são muito importantes na hora de escolher o óleo certo para sua moto. Consulte o manual do proprietário de sua motocicleta e utilize sempre o óleo recomendado pelo fabricante.
Indicador de viscosidade (SAE)
Essa informação é encontrada no rótulo das embalagens de óleo lubrificante na forma de dois números separados por um “w”.
O primeiro número indica a viscosidade quando frio e o segundo indica a viscosidade em temperaturas elevadas. Ou seja, quanto maiores os indicadores, mais grosso e viscoso será o óleo.
Indicador de desempenho (API)
Em temperaturas extremas, sejam altas ou baixas, a viscosidade do óleo tende a se alterar. O API indica qual é a capacidade do óleo manter essa propriedade nessas situações de pico.
Também é possível encontrar essa informação nos rótulos, procurando pela letra “S” seguido de uma outra letra. Quanto mais distante do início do alfabeto for a letra que acompanha, melhor o desempenho do óleo.
Saiba como escolher o tipo de óleo para moto
Como já dissemos, o ideal é seguir as recomendações do fabricante na hora de fazer a troca de óleo. Afinal, eles produziram o motor e sabem qual o melhor lubrificante para atender suas necessidades.
Os motores mais novos demandam óleos mais finos, de baixa viscosidade. Os que estão rodando há algum tempo podem necessitar de um óleo mais viscoso para compensar as folgas que aparecem com o uso prolongado.
É importante lembrar que você nunca deve escolher um tipo de óleo com viscosidade inferior à recomendada pelo seu manual. Quanto ao indicador de desempenho (API), você pode optar por opções de qualidade superior, jamais inferior!
Além de fazer a troca de óleo no prazo correto, existem outros cuidados preventivos que todo motociclista deve se atentar. Que tal aproveitar agora para aprender como evitar o desgaste da embreagem da moto?
o melhor óleo para os motores de 2 tempos ,exemplo Dt 125. será 20w40 ou 20w50 ?
O que vocês querem disser com “”motores mais novos”” ? 20015/2016……2022.???
isso … é considerável motos mais novas de 2015 em diante e mais antigas de 2014 para baixo …. claro que essa não é uma afirmação só é uma opção considerável
Adquiri uma Falcon 400i, 14/14, qual óleo devo usar ou qual o melhor custo beneficio
O ÓLEO, SEMI-SINTÉTICO, É PREJUDICIAL OU RECOMENDADO PARA 50cc ??
Olá Reginaldo, tudo bem? A escolha do óleo para motores de motocicletas de 50cc, especialmente para modelos menores e motores de baixo desempenho, é crucial para garantir a longevidade e o bom funcionamento do motor. O óleo semi-sintético pode ser uma opção adequada, mas é essencial entender suas características e se ele é realmente recomendado para o seu caso específico. Uma consulta com um profissional ou a revisão do manual do proprietário pode ajudar a garantir que você está usando o óleo mais adequado para o seu veículo.
Gratidão… Gabriel, desde já!!
Em resumo, diante de tantas relatividades…
No meu caso,(Traxx 50cc) teoricamente, qual seria a melhor opção de óleo,15w30 ou 20w50??
Obs: Alterei o pistão para 75cc
Imagina meu amigo, estamos sempre a disposição! Mas em resumo, eu recomendo mesmo uma consulta com um profissional ou a revisão do manual do proprietário para uma escolha certa!
Segue minha experiência e algumas informações adquiridas no decorrer da vida sobre esse assunto. Com a Suzuki yes 125 2008 e uma KTM Duke 390 2017.
Com a Suzuki yes, uso pesado, trânsito, cidade e já com 105 mil km rodados. Desde de zero km até hoje com 105 mil km, as manutenções: óleo mineral 20w50 a cada mil e filtro a cada 2 trocas. Nesse período 5 trocas de velas e com 85 mil km foi feito um ajuste de abertura das válvulas, troca do retentor de óleo da haste de mudança de marcha e a troca da vedação da tampa de válvulas. Realmente um motor tanque de guerra. Impressionante a mecânica dessa motor. Se tratado com disciplina, dura para sempre.
A ktm, moto de garagem e até hoje só rodei 2100 km. Motor de alta performance e alta rotação para um monocilíndrico. Motor esquente bem. Uso um bom aditivo motul com troca a cada 1 ano e óleo motul 7100 100% sintético (ele alcança API até SN) até no máximo 4 mil km ou 10 a 12 meses . Estou adotando essa manutenção para Ktm. Pois rodo pouco. Até agora só fiz a troca dos mil km em um intervalo de 8 meses e depois 4 trocas de óleo por tempo. Eu rodo muito pouco mesmo com a KTM. Pois a yes uso para ir e voltar do trabalho. E a KTM nos finais de semanas quando não saio com a família toda, se não uso o carro. Acredito que se você possui uma moto de alta performance com rotações maiores e média para cima de cilindrada com motor de arrefecimento a água e mais modernos, você deve usar um óleo 100% sintético com API mínima SL, mas se o motor trabalha em alta temperatura (BMW – KTM) recomendo que utilize um óleo que a API alcance SM e SN. A viscosidade seguir a risca a do manual. Mesmo com o motor mais rodado não aconselho aumentar a viscosidade do óleo pois o mesmo foi dimensionado para bombear o óleo com uma viscosidade determinada para o projeto do motor. O motor foi projetado para suportar os desgastes gerando as folgas até um certo limite. Quando está perto de atingir esse limite o motor vai demonstrar mal funcionamento e peças precisarão ser substituídas. Sobre o intervalo de trocas do óleo, segue o seguinte: uso intenso (cidade) metade da km que o manual fala. Uso mais leve ( uso esporádico, mais viagens) em torno de 70% a 75% da km que o manual aconselha. Sempre que for usar a moto, aquela primeira ligada do dia, quando o motor tiver frio ou muito tempo parado. Aguarde no mínimo 3 minutos antes de sair com ela. Ideal e esperar esquentar um pouco. Esse pequeno detalhe pode fazer seu motor durar muito. Sobre tempo do óleo no carter da moto: mineral – máximo 6 meses;
Semi sintético – máximo 8 a 10 meses;
Sintético – máximo 12 meses. Eu adoto esses parâmetros. Mas assim, supondo que falta 3 meses para realizar troca do óleo 100% sintético por tempo e não Km e que nesse período de 9 meses eu rodei um pouco mais da metade de km que eu costumo trocar e vou fazer um uso mais intenso com a moto ou uma viagem, aí eu faço a troca do óleo. Então vai muito de você conhecer sua moto, o óleo e ter um bom senso. Espero ter ajudado com meu relato. Obrigado.
Tenho uma Bros 160 há pouco tempo, na minha cidade faz muito calor e percebo que depois de quente os engates ficam ásperos. Tô pensando em colocar um óleo mais grosso.
Bom dia, tenho uma Honda Biz Ex 125c, Ano 2012/2012 com 18.000km rodados,
moro no Rj, no manual esta 10w30 genuíno Honda, mais já ouvi falar que é um óleo muito fino para clima quente como o RJ, e uma hora vai começar a bater as válvula, será que é verdade ? hoje uso 20w50 mas tenho vontade de usar o 10w30 original da honda.
qual óleo vocês me indicam, para honda biz, 10w30 original Honda ou 20w50?
Tenho uma fan 150 ano 2012 só uso óleo 20w50 Gulf,rodei 100.000 km com a moto sem ter que retificar o motor,fui retificar o motor já estava com 115.000km, melhor óleo,que já vi ele é ótimo pra altas temperaturas,eu rodo 300 km por dia!
Tenho uma pop 110i qual o óleo melhor
Bom dia, quero colocar o óleo Motul na minha moto !!!
Tenho uma Honda Biz Ex 125c, Ano: 2012/2012 com 18.000km rodados,
moro no Rio de janeiro, qual óleo você me indica, que atenda a especificação do motor Honda ?
Qual melhor oleo pra ybr 125k em estado de São Paulo
Na minha biz uso semi sintético 10w30 posso coloca um sintético 10w30 na mesma
Olá tudo bem
Tenho uma today 94
Que óleo é melhor
Recomendado
Nao tenho nenhuma experiencia de motos e nem de motores mas, uma coisa tenho a minima certeza. Com o andar de tempo as componentes internas de qualquer motor desgastam se, usando o oleo recomendado assim como nao recomendado, porem com o passar de tempo ja o motor tendo alta kilomentragem andada acho que e’ melhor usar o oleo com mais viscosidade para compensar as folgas que foram criadas no motor com o andar de tempo. Outro sim, as especificacos do oleo devem estar em consonancia coma temperatura da regiao, pois a temperatura ambiente joga um papel muito importante durante o funcionamento de qualquer motor principalmente das motorizadas que muitas vezes arefecem com ar. Entretanto os das regioes com temperaturas altas EU ACHO QUE deviam usar oleos com maior viscosidade comparativamente aos que vivem em rigioes com baixas temperaturas embora os fabricantes fazem muitos ensaios ha que considerar a temperatura das regioes onde nos encontramos. (MOZAMBIQUE)
Olá Xihangalassa! Seu conhecimento é muito interessante, amigo.
Esse comentário é muito importante para nós. Abraços para vocês de Moçambique!
Tenho três motos Burgman 400 óleo semissintético. Cb 450 e ybr125 só troco o óleo das três com 5.000 . A minha ybr fiz a retica com 300 mil km ja rodei mais 100 km depois da retífica trocando o óleo da mesma maneira.
na cgzinha, qualquer mecanico afirma que é a cada 1.000 km….depois de muito gastar em óleo, pesquisei e achei artigos como esse, parabéns.
Olá, tenho uma ninja 300 e preciso completar um pouco de óleo. Estou usando 10w40(sou do RS).Ainda tenho 1000km até os 3000km e quero completar com o 20w50 que pretendo colocar na próxima troca. Tem problema??
Não devemos tirar as próprias conclusões
porque temos que seguir o manual do proprietário que indica o óleo correto para cada moto e modelo
Na Honda CB300r 2012, qual o melhor custo-benefício? 10w30 ou 20w50?
Abrçs! Cleyton Silva
Ola acabei de adquirir uma Hornet 2009 com 50.000mkm qual óleo devo usar pois a loja nao sabe qual foi ?
Eu posso usar sae 40 no motor da minha pop 110??
Olá,bom dia
Tenho uma dúvida e se possível gostaria sua opinião…o manual da minha moto recomenda usar óleo 10w40 ou 20w50, porém gostaria de saber se posso utilizar o 10w50,desde já agradeço a atenção.
Olá boa noite pessoal! Tenho uma tvs lx star 100cc 2014 qual é o óleo que devo usar? Ajudem-me por favor agradeceria muito.
Tenho uma fazer 250cc ano 2006, qual o melhor óleo a se usar ? Que não seja muito caro mais que traga bom desempenho.
Uma fan 2008
E uma bros 150 ? Qual óleo seria melhor ?
Boa noite!
Tenho uma dnepr k750 de 1960 qual é o óleo que aconselham?
Com os meus melhores cumprimentos
João Tristão
Amigos boa noite
Tenho uma moto web Sundown 2008
Minha região é de clima mais quente do que frio
Pergunto a vcs
Qual o melhor óleo lubrificante pra minha moto??
Me ajude aí
Aguardo resposta no meu email: trindaderubronegro@hotmail.com
Obrigado
Sebastião Trindade da Silva
qualquer um que fique na casa dos 50W (5W50, 15W50, 20W50….)
Só não cai na besteira de usar esses 10W30 achando que é melhor simplesmente por ser semissintético. É MUITO fino pras nossas temperaturas, e acaba trazendo desgaste prematuro pro motor.
Esse tipo de óleo só justifica o uso em regiões bem frias (tipo na região sul do Brasil, mas no período do inverno, com temperaturas realmente muito baixas).
No mais, não tem novidade, é usar um óleo com no mínimo API SL e JASO de preferência MA2 (ver especificações no rótulo). sobre as marcas, é só dar uma pesquisada rápida, mas praticamente todas as do mercado atendem bem (Lubrax, Mobil, Motul, Ipiranga, Petronas, Repsol….)
Minha moto recomenda o manual 20w50 ou superior, qual seria o superior
Oi minha moto é uma fan 160 ano 2019 no manual tá indicando usar 10w-30 devo usar ele ???
Sim! Só não esquece de verificar o nível, pois ele baixa. Caso vc não tenha em casa quando for trocar compre mais um para usar na hora de completar, vc vai conseguir usar ele por duas trocas ou 8000km, caso não der verifique se ela não está fumando
Tenho uma fan 2014 , e no manual recomenda o 10w30 SJ ou superior, isso significa que posso usar Mobil 20W50? Esse10w30 que eles recomenda eh sintético ou semissintetico?
Recomendar óleo sintético para qualquer tipo de moto é um crime. Motocicletas com embreagem banhada a óleo não rodam com óleo sintético.
Não sei de onde tirou essa conclusão…. Os óleos para moto, qualquer tipo que seja (mineral, semi ou sintético) são feitos para lubrificar motor e embreagem ao mesmo tempo (é justamente a diferença dos óleos para carro). O óleo sintético realmente lubrifica muito melhor, e falo por experiência própria, rodando 100.000 km com uma Teneré 250 só com óleo sintético. Abri para trocar a corrente de comando, só por prevenção, e o motor estava zerado.
PORÉM, dizer que o óleo sintético pode ser trocado a cada 20.000 km, isso concordo que é um crime!!! De fato o óleo sintético tem essa durabilidade na lubrificação do motor, mas SÓ DO MOTOR. Como também tem que lubrificar a embreagem, o óleo acaba perdendo a propriedade de lubrificação por volta dos 5.000km. A partir daí, a embreagem começa a ficar dura de passar marcha, do mesmo modo que os óleos minerais depois dos 1.000, 1500 km… dá pra usar mais? dá… mas sem lubrificar corretamente, o que é péssimo pro motor.
Nas motos com lubrificação independente entre motor e câmbio, pode usar sem medo pra lá dos 15.000 km, mas nas nossas motos do dia a dia, sem chance.
Mas, resumindo, com certeza o óleo sintético é muito superior e dura bem mais do que o mineral, o problema é apenas o preço bem acima também.
Não acho que seja bem essa a questão, mas que algumas motos, como as HD pelo menos ate 2015 por ai, tem parte do motor que o oleo mineral funciona melhor, é o ideal e vem sendo assim por décadas.. oleo simi ou 100% sinteticos, creio que sejam ideais para motos “novas” media alta performance e se seu bolso comportar, em motos pequenas tambem, porque não…
Hoje tenho moto de alta cc e uso 100% sintetico, Mobil 1 Racing 4t 10w40. Mas tive uma intrudre 125 e uma xtz 125 e em ambas usei mineral.. juntando as duas, rodei mais de 39mil km, trocando o oleo entre 2mil e 3mil km, conforme o uso ou a cada 6 meses… ja vendi as duas tem muiiiiitos anos, e conheço o dono, dona, a intruder foi para uma amiga do trabalho que tem ela ate hoje, vendi em 2009… a XTZ perdi o conto com o dono, mas ate 2016 estava firme e forte, e usando oleo mineral no mesmo esquema, cada 2 a 3mil km
Mas o ponto de partida e que na duvida sempre deve ser seguido é o manual.
Qual o óleo recomendado para biz 125 comkm 87.000, começando baixar óleo?
Boas amigo, não sou especialista, mas em primeiro lugar, sempre consulte o manual, se não tiver, muito provavelmente vc encontra na internet, ou vá numa autorizada e pergunta na parte de mecânica…
Um bom mecânico de confiança pode ajudar também. Entrar em grupos da sua moto, ver o que donos estão usando e comprovando a eficácia é uma ótima opção também.
Cuidado com recomendações de quem não tem sua moto e fala por ouvir dizer… quem vem com marcas e tais, em geral, não entende nada das especificações e das diferenças entre motos, cilindradas e o uso de cada condutor.. tudo isso influência, principalmente no período de troca.
A minha moto a autorizada recomenda trocar oleo a cada 6mil km, eu troco a cada 5 mil e se o uso for mais forte, ou seja, se rodar muito dentro da cidade, em baixa velocidade, anda para, arranca, troca marcha muitas vezes, isso é considerado uso intenso, muito diferente de um estrada onde se coloca uma marcha e vai nela numa velocidade constante por vários km… enfim, se uso muito na cidade, exijo muito da moto, eu baixo a troca para 3mil km… e no meu caso,eu troco nessas kilometragens ou a cada 8 meses, eu uso oleo 100% sintético, atualmente uso o Mobil 1 Racing 4t 10w40, ja fiz duas trocas com ele e estou gostando.Minha moto é de alta cc.
ABs
O óleo 20w50 é mais viscoso e lubrifica melhor o cambio, já o óleo 10w30 menos viscoso, lubrifica melhor as engrenagem do cambio e embreagem.
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