Com o mercado de oficinas mecânicas cada vez mais competitivo, é preciso oferecer um “algo a mais” para conquistar clientes e manter seu negócio com os lucros em dia. Uma das alternativas é expandir os ramos de atuação, disponibilizando mais serviços relacionados a reparação automotiva
Devido à evolução da tecnologia, saber lidar com sistemas como a injeção eletrônica tem sido uma das opções mais procuradas por profissionais da área.
Por isso, mostraremos aqui os segmentos da reparação automotiva que você precisa conhecer para expandir os serviços oferecidos por sua oficina. Confira!
Reparo de módulos
A maioria dos veículos atuais contam com o funcionamento de uma injeção eletrônica. Apesar de substituir com muita eficácia o carburador, esse sistema possui um cérebro, a ECU, que precisa de eventuais reparos. Isso porque a ECU é como um computador que controla, por exemplo, a quantidade e pressão do combustível injetado.
Com o tempo, esse sistema tende a apresentar alguns problemas, podendo comprometer o desempenho do veículo. Isso faz com que seja necessário uma verificação periódica de seu funcionamento, além de um possível diagnóstico para ajustes ou troca de componentes.
Apesar da necessidade de investimento em alguns equipamentos e treinamento dos mecânicos, esse tipo de reparo é altamente rentável para as oficinas.
Faça uma pesquisa quanto aos equipamentos para análise de desempenho de módulos e conheça as vantagens de implementá-los em sua oficina!
Reprogramação eletrônica
Se sua oficina já tem capacidade para realizar diagnósticos em módulos de injeção eletrônica, seja para veículos utilitários ou mais pesados, movidos a diesel, você sabe que nem sempre a única alternativa é realizar a substituição de sensores ou peças danificadas.
Ao longo do tempo, o ECU tende a acumular informações e pode não estar mais oferecendo o melhor desempenho possível ao veículo. Ainda assim, todas as peças estão em bom estado. Nesse momento, um serviço de reprogramação pode ser a solução do problema.
Seja apagando todas as informações ou reprogramando as funções do módulo, você pode oferecer grandes melhorias para o desempenho do veículo. Os motoristas, cada vez mais ligados ao funcionamento do carro, tem buscado por essa solução, que pode trazer muita economia de combustível e até melhorar o torque em marcha mais lenta.
Por isso, estar capacitado para esse tipo de serviço pode ser uma ótima oportunidade de aumentar sua clientela e conquistar uma nova fatia do mercado.
Análise de performance diesel
Veículos a diesel costumam precisar de ajustes específicos periodicamente, principalmente se são utilizados para transporte de carga. A análise de performance diesel é ainda desconhecida por muitos profissionais da área, mas oferece um perfil do desempenho do veículo para que sejam feitos ajustes em busca de melhorias.
O módulo de injeção eletrônica Common Rail, presente nesses veículos, conta com algumas diferenças em relação aos outros. O combustível passa por um único tubo e é injetado sob alta pressão em cada cilindro.
A análise é buscada principalmente por motoristas de veículos pesados, tornando-se um ramo que vem crescendo bastante para oficinas que oferecem esses serviços.
Reparo em módulo diesel
A diferença entre este tipo de reparo e o anteriormente citado é que, para os módulos de sistema Common Rail, é preciso um tipo diferente de equipamento de leitura dos parâmetros. O módulo é muito exigido por esse tipo de veículo, tornando seu bom funcionamento algo fundamental para um bom desempenho.
A margem de lucro de reparos em módulo diesel é extremamente alta, surgindo como um diferencial para oficinas que buscam esse tipo de cliente.
Estes segmentos da reparação automotiva estão cada vez mais presentes no mercado. Faça uma pesquisa e invista para que sua oficina acompanhe a evolução tecnológica dos veículos e ofereça os serviços mais procurados!
Quer saber mais dicas sobre segmentos da reparação automotiva? Então, conheça 12 formas de aumentar seus lucros com a reparação em módulos!