A ascensão de uma empresa, nos dias de hoje, é algo que exige uma série de decisões importantes por parte do dono de um negócio. Desenvolver estratégias inteligentes que levem a empresa a um alto nível de qualidade em seus serviços e produtos é fundamental para que o gestor tenha controle dos rumos do empreendimento.
Porém, ainda que o responsável por essa gestão tenha um bom conhecimento técnico sobre o serviço que oferece, todo o esforço pode ir por água abaixo se não houver uma boa relação com sua equipe. Na área de serviços automotivos, por exemplo, são muitos os cuidados necessários para manter os mecânicos motivados e eficientes durante o trabalho.
Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre liderança e motivação em oficinas mecânicas, continue a leitura para garantir o sucesso da seu negócio!
Promova um ambiente agradável
É importantíssimo que haja uma boa relação entre os funcionários da sua empresa. Lembre-se de que ninguém é obrigado a tornar-se o melhor amigo dos colegas de trabalho, mas respeito mútuo e empatia são obrigatórios para uma convivência tranquila.
Como dono do negócio e pessoa responsável pelo gerenciamento, você deve saber que assume um papel de exemplo para os demais. Saiba tratar a todos com respeito e, sempre que possível, de forma amigável. Não é preciso exagerar na formalidade para conquistar respeito pela posição de chefia que você ocupa, apenas saiba passar instruções com clareza e bom senso.
Uma estratégia interessante é promover eventos de confraternização. Neles, os funcionários terão a oportunidade de conhecer melhor você e os outros colegas de trabalho, garantindo um ambiente amigável.
Ofereça feedbacks individuais e coletivos
A ligação entre as relações pessoais dentro da oficina e o desempenho dos funcionários passa pelo feedback. Conquistando a confiança dos membros da sua equipe, você poderá oferecer feedbacks para guiar cada um deles na busca pela melhoria no desempenho individual.
Além disso, mostrar os resultados e análises do time como um todo fará com que eles passem a reparar em pequenas ações que colaboram para um melhor desempenho de todas as atividades.
Saiba ouvir
Ser um bom ouvinte fará com que os funcionários percebam que a opinião deles é relevante para você e para o seu negócio. Além disso, eles podem oferecer informações que só possui quem está na posição deles.
Estimule sua equipe a se comunicar com você quando houver uma dica de melhoria de processos ou mesmo para dizerem o que pensam do trabalho que realizam. Esteja aberto a críticas, até mesmo sobre seu trabalho, pois elas são o caminho mais rápido para que você saiba o que precisa ser melhorado.
Seja maleável
Não se esqueça de que cada profissional é diferente do outro e possui suas próprias características de personalidade. Tenha sensibilidade para identificar a forma de lidar com cada funcionário. Alguns sentem-se mais a vontade com um gerente mais presente, com relação amigável e feedbacks constantes.
Em outros casos, pode ser mais eficaz dar espaço e autonomia para ele. Um mecânico experiente, por exemplo, costuma ter confiança no próprio trabalho e não lidar bem com alguém observando o que ele faz o tempo todo.
Identifique o perfil individual de cada funcionário e se adapte a cada caso para que sua equipe valorize a confiança que você deposita em cada um deles, sabendo ainda que você estará presente para dar suporte quando necessário.
Colocando em prática essas dicas, você estará desenvolvendo bons hábitos de liderança e motivação que se tornarão um diferencial na gestão da sua equipe.
Esses são hábitos que não envolvem grandes gastos mas que podem trazer retorno financeiro rapidamente. Seja a inovação que sua equipe precisa!
Gostou das dicas de liderança e motivação em oficinas? Então, deixe seu comentário no post e conte-nos sobre suas experiências com a gestão de uma oficina mecânica! Não deixe de nos seguir também no Facebook e ficar por dentro de mais novidades, sobre o mundo da tecnologia automotiva.
Bom dia adorei as dicas ! parabéns
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