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Por que a moto não funciona mesmo virando a manopla aceleradora?

12 de junho de 2020
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Por-que-a-moto-não-funciona-mesmo-virando-a-manopla-aceleradora

manopla aceleradora

Quando a moto não funciona, as causas podem ir muito além da falta de carga na bateria e mesmo ao virar a manopla aceleradora, ela pode não pegar. Uma das causas mais recorrentes para que este problema aconteça na motocicleta é o encaixe errôneo da unidade de sensores híbrida.

A unidade de sensores híbrida é formada a partir da união de três sensores. Cada um deles possui uma função dentro do sistema da motocicleta.

Sensor TPS – mede o ângulo de abertura da borboleta aceleradora, fazendo com que a ECU interprete o quanto a manopla aceleradora foi rotacionada. Isso faz com que a ECU mande um comando para o eletroinjetor para que este possa permanecer aberto ou não, de acordo com a quantidade de combustível necessária a ser enviada.

Sensor MAP – é o responsável por medir a pressão do ar atmosférico quando a moto se encontra parada ou em movimento. É ele quem faz uma leitura da pressão quando a moto se encontra em altas ou baixas altitudes e faz com que a mesma trabalhe da melhor maneira para aquele determinado local.

Sensor IAT – responsável pela conversão da temperatura do ar em sinal elétrico na motocicleta.

Cada um desses sensores que formam a unidade de sensores híbrida tem um papel importante para o funcionamento da motocicleta. Quando a unidade não está conectada corretamente na moto, consequentemente o conjunto de sensores não será capaz de desempenhar sua função e a motocicleta poderá não funcionar. A principal razão para isso é a não conexão com o sensor TPS, pois é ele o responsável por identificar quando a manopla foi acelerada e enviar o sinal para a ECU. Se a unidade de sensores ou apenas o sensor TPS não estiver conectada corretamente, a ECU não receberá o sinal de que a manopla aceleradora foi rotada e não funcionará ou se manterá em marcha lenta. Outro causador da falta de aceleração pode ser o rompimento do cabo acelerador. Com isso, nem a borboleta da motocicleta irá se movimentar, sendo necessária a troca do cabo para que o problema seja resolvido.

Gostou da dica desta semana? Se souber de mais algum motivo que faça a moto não funcionar mesmo quando a manopla aceleradora é girada, deixe nos comentários!

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Tags: Injeção EletrônicaInjeção eletrônica de Motocicletasmanopla aceleradoraMecânico de motosMotocicletasMotosoficina de motocicletasOficina de MotosReparo de motos
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